terça-feira, 5 de outubro de 2010

Comida típica: Empanada argentina

Cada país tem seu quitutes gastronômicos bem característicos. No Brasil, por exemplo, a coisa mais comum de se encontrar em qualquer lugar do território nacional é o pão-de-queijo. É uma tradição mineira e que por ser saborosíssimo se disseminou pelo Brasil. Eu sou viciada em pão-de-queijo, quando eu fico muitos dias fora do Brasil eu já sinto falta desse suculento pãozinho, principalmente quando sai do forno com aquele cheirinho de manteiga!

Na Argentina o quitute mais popular é a empanada que também é assada assim como o nosso pão-de-queijo. Diferentemente do nosso pão-de-queijo, a empanada é recheada com carne, frango, queijo e outros tantos sabores.
Em São Paulo eu já conhecia a empanada antes mesmo de ir pela primeira vez a Argentina porque eu tenho umas amigas que amam de paixão um lugar chamado o bar Empanadas, já perdi as contas de quantas vezes já estive nesse lugar.
Mas nada se compara quando em solo argentino comi uma típica empanada em Buenos Aires quando fui pela primeira vez em 2007. Eu provei uma empanada de queijo roquefort com nozes na Casa Vecchia da praça de alimentação da Galeria Pacífico, o sabor dessa empanada foi inesquecível pra mim, deu aquela sensação que eu estava comendo e era mesmo a melhor coisa do mundo. Por incrível que possa parecer essa saborosa empanada ficou registrada na minha memória gastronômica.
Nas minhas férias de julho, no meu tour pela América do Sul, eu ia ficar umas 6 horas em Buenos Aires até dar o horário de pegar meu barco em direção a Montevideo. Nessas 6 horas em Buenos Aires eu teria que almoçar, eu não sabia se eu almoçava no Siga la Vaca ou se ia na Galeria Pacífico na famosa calle Florida, essa indecisão é típica de geminiana. Como eu queria também comprar meu chocolates argentinos favoritos eu não tive dúvidas e fui atrás do meu chocolate e das empanadas e relembrar a empanada de queijo roquefort com nozes que me marcou em 2007.

Gente, a promoção de 3 empanadas e 1 refrigerante era a mesma e sim a empanada de queijo roquefort com nozes estava lá!!! Que maravilha, mais uma vez aquela sensação de estar comendo a melhor coisa do mundo bateu novamente em mim.

Tem momentos na vida que nos dão aquela sensação única e indescritível, às vezes a segunda vez pode ser até frustrante. Mas as empanadas argentinas valem muito a pena repetir muito mais vezes! hehehe
Quando eu cheguei em São Paulo eu contei para o meu instrutor de gastronomia (sim, pode parecer engraçado mas tem pessoas que tem instrutor de automóvel, instrutor de natação, instrutor de mergulho...eu tenho um instrutor de gastronomia...hehehe).

Por incrível que pareça, meu instrutor me disse que tem empanada de queijo roquefort aqui em São Paulo. Faz umas 2 semanas que eu pude provar a em solo brasileiro uma típica empanada argentina. Mais do isso, está constatado: há empanada argentina de queijo roquefort com nozes aqui em São Paulo!!!! Na primeira mordida eu pensei por um instante que estava em Buenos Aires novamente!
O nome do lugar se chama Casa Rosada e fica na Rua Miami, 21 na zona sul de Sampa, no lugar conhecido como a "Manhattan Paulistana". Acho a região lindíssima, aqueles prédios enormes espelhados e com um estabelecimento pequenino bem escondido que ainda por cima faz delivery dessas autênticas empanadas argentinas.

Se você quiser provar uma típica e saborosa empanada argentina, você tem duas opções: Ou vai de avião até Buenos Aires ou vai até o Brooklin aqui mesmo em São Paulo!

Viva dos quitutes saborosos que existem no mundo! Pão-de-queijo e empanadas aregntinas são os meus favoritos, não sei se deu pra perceber...hehehe Essa linha de pensamendo, a geografia gastronômica é bem interessante! hehehe
PS.: Mário, pára de graça e cria logo seu blog com dicas gastronômicas!

2 comentários:

  1. e isto é apenas o começo..... qual será o próximo desafio do instrutor de gastronomia.... espere e aguarde... bjuus gurmenauta...e o blog um dia vai sair....

    ResponderExcluir
  2. Perto do meu bairrio tenho loja que fazem empanadas de todos sabores: caprese,gallega, frango e queijo, roquefort ,nueces, presunto, bórbora e queijo, doce de membrillo e queijo, baicon com queijo e ciruela !!

    ResponderExcluir