Particularmente eu amo países de grande extensão territorial, mas os países pequeninos tem os seus encantos também. Conheci o Uruguai, um país com 3,3 milhões de habitantes. Para ser ter uma idéia a zona leste de São Paulo tem 4 milhões de habitantes. O Uruguai é bem pequeno mesmo! Sua capital tem 1,8 milhões de habitantes e vejam como um guia descreve Montevideo:
"Uma cidade tranquila, segura e, apesar da modernidade, com hábitos e ares provincianos. Por sua posição geográfica, tornou-se a capital administrativa do Mercosul" (Pg. 804 do O Viajante)
Ou seja, a capital administrativa do Mercosul é uma província o que me fez lembrar que a capital administrativa da União Européia, Bruxelas, também é uma província. Embora eu não conheça Bruxelas ainda, eu imagino que seja mesmo. Aliás a Europa em geral tem um ar mais provinciano...hehehe
Eu percebi que Montevideo era provinciana quando eu cheguei à noite e fui comer na grande rede uruguaia de restaurante chamada La Pasiva. Era 21h30 e o lugar já estava fechado! hehehe Quando isso acontece numa cidade pode ter certeza que se trata de uma cidade provinciana...hehehe No dia seguinte eu percorri por muitas horas toda a cidade e me deparei com algo muito provinciano, os catadores de lixo usam uma charrete guiado por cavalos em pleo centro comercial de Montevideo! Que engraçado, o guia estava certo mesmo!
O Uruguai é o país mais carnívoro do mundo, mais que a Argentina e nada como um mercado tipicamente uruguaio para provar uma autêntica comida uruguaia.
Para quem for ao Uruguai não pode deixar de conhecer o mercado del puerto, é divino!Foi um dos melhores lugares que já comi na vida.Eu cheguei bem na hora do almoço, e procurei algum restaurante que fizesse porção individual porque meu instrutor de gastronomia disse que era difícil achar algo individual e que era bom ir em mais pessoas para dividir o prato. Mas como eu viajava sozinha, o jeito foi ir de restaurante em restaurante perguntar até que eu decidi comer no "Estancia del Puerto", foto acima.
Eu não poderia ter escolhido restaurante melhor, o parrillero foi muito simpático comigo, me convidou para entrar no balcão para tirar uma foto com ele e todos olhando pra mim! Eu morri de vergonha mas tudo bem, faz parte! hehehe
Enfim, apesar de ser uma cidade provinciana, fiquei com uma carinhosa lembrança do povo uruguaio. Mas acabei descobrindo outra coisa interessante quando me lembrei que a primeira vez que comi comida uruguaia foi em Vigo na Galícia na Espanha. No final do dia em Montevideo eu me deparei com um Centro Cultural Espanhol e entrei para conhecer.
Nenhum comentário:
Postar um comentário