segunda-feira, 12 de julho de 2010

A maior usina hidrelétrica do mundo!

A maior usina hidrelétrica do mundo se chama Itaipu e pertecente a dois países, Paraguai e Brasil! É uma usina binacional! Muito se fala que a maior usina será a de Três Gargantas na China, sim a barragem deles será maior que Itaipu, mas a geração de energia nossa ainda será maior que a chinesa, a vazão do rio Paraná é maior.
Itaipu tem uma estrutura absurdamente perfeita para receber visitantes. Entre 1977 a 2009 já recebeu 15.327.520 provenientes de 188 países, mais que o população da cidade de São Paulo.

Há vários tipos de passeios desde o mais comum para ver a barragem até o que leva para conhecer as operações internas da usina. Eu obviamente queria conhecer tudo em detalhes.
Eu achei que seria difícil conseguir vaga para fazer o circuito especial, é possível ligar e reservar o dia e hora, o passeio mais completo dura 2h30 , vale muitíssimo a pena conhecer a usina com mais detalhes, eu particulamente adorei.
Essa foto do rio Paraná foi tirada a partir da barragem, do lado esquerdo é o lado brasileiro e ao fundo é a cidade de Foz do Iguaçu. A direita do rio é o lado paraguaio e ao fundo a Cidade do Leste. O tempo todo dentro da usina tem a divisa entre os dois países, é muito legal essa delimitação de fronteira dentro da usina. Há 3 mil funcionários na usina, 1500 brasileiros e 1500 paraguaios, tudo é 50% para cada lado.
Aproximadamente 20% da energia produzida no Brasil vem de Itaipu, o Brasil consome 95% da energia da usina e o Paraguay consome 5%. Mesmo com o 5% do Paraguay já supre 90% da energia no país e o restante vende ao Brasil.

O nome Itaipu significa: "A pedra que canta". Uma vez meu professor de recursos naturais me chamou a atenção na sala quando eu descrevia como era constituída a Calçada do Lorena na Serra do Mar (Ele disse: Geógrafa! pedra nããããão, rocha!) porque eu chamei uma rocha de pedra...por isso entendo que o certo da definição de Itaipu é: "A rocha que canta" hehehe Mas isso só geógrafos e geólogos entendem...como foram engenheiros que construíram eles falam errado mesmo...hehehe


Por falar em engenharia, Itaipu é uma das 7 maravilhas da engenharia moderna eleita em 1995 pela sociedade americana de engenheiros. As outras 6 maravilhas do mundo moderno segundo a engenharia são:
- Canal do Panamá
- Ponte Golden Gate em São Francisco
- Empire State
- Torre CN en Toronto no Canadá
- Eurotunel entre França e Inglaterra
- Diques de Maré na Holanda
Sinto que não será difícil conhecer todos os 7, eu já conheço 3 por enquanto...hehehe
Eu já havia conhecido a Usina Nuclear de Angra 2, a maior Mineradora de cobre no Chile e agora Itaipu. Itaipu foi o melhor que já conheci até agora, uma estrutura fenomenal e impressionante. Claro que a Golden Gate é impressionante também, adorei essa ponte!
Eu ainda quero conhecer a Vale do Rio Doce na Serra dos Carajás e uma Plataforma de Petróleo da Petrobras....hehehe! A Vale eu sei que dá pra conhecer...mas uma plataforma de petróleo acho que não até o momento.... :(
Enfim, seguirei aqui com mais posts nessa região fronteiriça entre 3 países, interessante esses limites geográficos na realidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário