sexta-feira, 16 de julho de 2010

Conhecendo as famosas Cataratas do Iguaçu

Catarata por definição é uma queda de água no leito de um rio com declividade. Geologicamente falando, toda catarata é um tipo de falha geológica, diga-se de passagem é uma linda falha esculpida pela própria natureza.

Um das cataratas mais famosas é conhecida como Cataratas do Iguaçu, uma falha geológica no rio Iguaçu que divide o Brasil e a Argentina, foto ao lado.

Foi uma das maiores emoções da minha vida conhecer as Cataratas do Iguaçu, é impressionante como essa falha é perfeita e linda. Eu definitivamente recomendo muitíssimo conhecer as Cataratas do Iguaçu. Não é necessário entender de geologia para ficar impressionado com as cataratas, todos no parque ficam em estado de puro encantamento durante todo o trajeto com desse espetáculo da natureza.


Antes de conhecer as cataratas eu pesquisei sobre os dois parques e li muitas opiniões interessantes. Eu conheci primeiro o Parque Nacional do Iguaçu no lado brasileiro e digo com todas as letras que é uma das melhores infra-estruturas que já vi e que não deve absolutamente nada para o Parque Nacional do Grand Canyon por exemplo.
O parque nacional brasileiro está de parabéns, fiquei encantadíssima com toda a estrutura do parque. Em uma manhã ou uma tarde é possível conhecer todo o parque do lado brasileiro, tem ônibus do terminal de Foz que passa pelo aeroporto e vai ao parque. Muitos brasileiros e estrangeiros vão de ônibus mesmo, é bem fácil e tranquilíssimo. Vi que é possível desembarcar do aeroporto e conhecer o parque e voltar ao aeroporto, é bem fácil e perto também.

Pude perceber na imagem de satélite (foto acima) que o Parque Nacional do Iguaçu em área é maior que o Parque nacional do Iguazu da Argentina.

O parque argentino é maravilhoso também e apesar de ser menor que o brasileiro oferece mais opções de passeios e já na entrada eles oferecem a possibilidade de revalidar o ingresso para voltar no dia seguinte pagando menos. Sem contar que para visitantes de origem dos países do Mercosul pagam a metade, viva o Mercosul! hehehe

Quanto aos passeios de barco, há o macuco safari do lado brasileiro que dura 2 horas e meia e vai até a garganta do diabo, porém há muito mais opções de barco do lado argentino. Eu fiz o Grand Aventura do lado argentino que pelas recomendações da internet era o melhor, é muito bom mesmo. Antes do passeio de barco tem uma trilha num caminhão pela floresta guiada, para quem não conhece a vegetação da região é excelente. Eu particularmente não gostei desta parte porque eu entendo razoavelmente bem de vegetação...as explicações foram bem básicas e eu não vi nenhum animal no caminho!
Enfim, se prepare para tomar um banho nas cataratas, o barco praticamente entra embaixo da cachoeira....eu nem acreditei, é maravilhoso! Quem for, vá com capa de chuva e chinelos, é um banho de cachoeira mesmo fazer os passeios de barco. Vi as cataratas de todos os ângulos literalmente!

Enfim, recomendo muitíssimo conhecer as Cataratas do Iguaçu e pra mim é difícil dizer se o lado brasileiro ou argentino é melhor. Fico com a definição de uma jovem colombiana que eu conheci que disse: "Os dois lados tem o seu encanto!" Eu concordo com ela! Cheveri! (é a expressão que os colombianos e equatorianos falam para as coisas muito legais)
PS.:
1- A jovem colombiana que eu conheci disse que eu falo espanhol com o sotaque da Espanha...essa foi muito boa! hahahaha Eu sempre senti que meu espanhol está mais para o portunhol!
2- Entre um passeio e outro eu relaxo escrevendo os posts!
3- Ainda estou de vacaciones! Ainda tenho mais 10 dias pela frente.
4- Como é bom renovar as energias viajando!

Nenhum comentário:

Postar um comentário