segunda-feira, 25 de janeiro de 2010

Parabéns Sampaaaaaa!

É sempre lindo andar na cidade de São Paulo...o clima engana, a vida é grana em São Paulo...
É com esse trechinho de música, que resume muito bem o que é São Paulo, que inicio minha homenagem a minha querida cidade que completa hoje, 25 de janeiro, 456 aninhos!

São Paulo é a maior cidade do Brasil e da América do Sul, é conhecida também como a locomotiva do Brasil e não a tôa representa 12% do PIB brasileiro. É o principal centro financeiro da América Latina. Foto ao lado a lindíssima Avenida Paulista, a mais paulista das avenidas!

São Paulo é a décima cidade mais rica do mundo e em 2025 Sampa passará por cima de Filadélfia, Cidade do México, Osaka e Paris para chegar em sexto lugar! Além disso, 63% das multinacionais no Brasil estão em São Paulo. Sampa tem a sexta maior bolsa de valores do mundo e a segunda maior frota de helicópteros do mundo. Números singelos, não....hehehehe

Mais do que comparar países eu prefiro comparar cidades, nessa escala as coisas ficam mais claras, faz mais sentido. Embora algumas pessoas acabam tendo sempre uma visão mais forte sobre país, eu gosto mais da visão de cidades.

São Paulo é conhecida pela diversidade gastronômica principalmente porque esta cidade foi composta por imigrantes de várias partes do mundo e por migrantes de todas as partes do Brasil. Imigrantes portugueses, italianos, espanhois, japoneses, chineses, sul coreanos, libaneses, argentinos, uruguaios, lituanos, armênios e mais recentemente a presença forte de bolivianos, paraguaios e africanos. Recebemos migrantes de todas as cinco regiões do Brasil. Uma cidade que se construiu nessa diversidade cultural, isso é o que caracteriza São Paulo!

Outro dia eu estava caminhando no Brás indo comer a melhor esfiha de São Paulo de origem armênia quando me deparei com uma mesquita numa rua com vários restaurantes libaneses. Eu vi várias mulheres e suas filhas passando com burka, blusa de manga comprida e calça indo em direção a mesquita num dia de sol quentíssimo, eu estava com as minhas havaianas, short e camiseta regata. Percebi que eu não estava adequada para entrar na mesquita...ficará para uma próxima.. talvez no inverno...hehehe Foto acima, mulheres paulistanas típicas, obviamente lindas, simpáticas e inteligentes...hehehe Eu, Fe e Patty na nossa querida avenida paulista!

Outra coisa interessante, as comidas estrangeiras que existem aqui costumam na maioria das vezes ser melhor que o originário do país. Costumamos dizer que São Paulo adapta e faz melhor, pizza por exemplo é melhor em São Paulo que na Itália....italianos já falaram isso! O hot dog é americano mas na minha opinião não se compara aos hot dogs de Sampa, aqui é mil vezes melhor e por aí vai!

Tenho a impressão que os paulistanos são muito exigentes. Se um estabelecimento não tratar bem os fregueses aqui em São Paulo, a chance de fracassar é enorme. Parece óbvio, mas fora de São Paulo e diversas vezes fora do Brasil o tratamento é bem mais relaxado, demorado e ruim que aqui. Eu queria entender porque o único restaurante basco em São Paulo fechou recentemente...a melhor gastronomia da Espanha aqui na minha cidade e eles fecharam! Como vou conhecer o bacalhau ao pil pil.... :-( Mas parece que em breve outro restaurante basco abrirá...em Sampa é assim, não deu certo um... outro melhor aparecerá! :-) Enfim, é sempre uma alegria muito grande poder diversificar a comida aqui em São Paulo, não é em qualquer cidade que se encontra isso.

Os principais defeitos dessa cidade pra mim é o fato de não ter praia e o trânsito ser terrível. Embora, depois de conhecer o trânsito da Cidade do México eu fiquei até feliz com o trânsito de São Paulo! Mas como típicos paulistanos sempre que possível pegamos uma praia em Santos, São Vicente, Guarujá ou Praia Grande fazendo um bate-volta clássico! hehehe


Outro problema que eu vejo é o clima, imprevisível ou em outras palavras...maluco! É muito típico dizer que em São Paulo as 4 estações do ano acontecem em um único dia. Como não estamos longe do mar a cidade sofre muito a influência da brisa marítima principalmente no final da tarde, quando não cai uma garoa típica vem aquelas chuvas com uma ventania terrível, não há guarda-chuva que aguente! Fico até feliz quando vou pra Manaus e vejo que em 99% das vezes é quente ou na europa que é fria....aqui o quente e frio alterna muito ao longo do dia e ao longo das estações do ano. É possível ter um dia típico de verão em pleno inverno em São Paulo e vice-versa.

Apesar disso, uma alegria que me dá sempre em Sampa é quando eu entro numa padaria, em nenhum lugar do mundo tem as padarias paulistanas, muitas funcionam 24 horas por dia. Hoje mesmo passei a virada do aniversário de Sampa numa padaria nova no Ipiranga 1 hora da madrugada tomando meu capuccino como só nessa cidade se faz, junto com meus amigos. Maria louca casa de pães no Ipiranga, bairro onde o Brasil começou a ser Brasil, está recomendadíssimo.
É a minha homenagem a minha cidade que faz aniversário hoje! Parabéns São Paulo!

2 comentários:

  1. Gostei do seu post mana!
    SP é demais mesmo!
    Curto muito a minha cidade! Apesar de todos os seus problemas (e não são poucos) tudo aqui me fascina! Os restaurantes, as padarias, os cinemas, teatros, parques. lojas, etc etc etc.
    Parabéns SAMPA!!!
    Cada vez que eu saio daqui a minha maior alegria é pisar de novo nessas terras!
    Beijos

    ResponderExcluir
  2. Eu também Fe, cada vez que eu saio eu vejo que são paulo é mais completa, inclusive com os problemas....hahahaha Voltar pra Sampa é sempre uma alegria, me emociona até!
    Tem muitas cidades legais pelo mundo mas sampa é o nosso vício, já impregnou!
    Loucura total aqui!
    hahahahahahahahaha

    ResponderExcluir