sábado, 23 de janeiro de 2010

A Terra em movimento!

Como tem se falado muitos do terremotos eu não resisti em escrever um post sobre o assunto. Terremoto por definição é um abalo ou trepidação da superfície terrestre, com origem em um foco subterrâneo e que se propaga como ondas em todas as direções e no interior da crosta terrestre. O lugar onde se dá a fratura é chamado de hipocentro; o ponto imediatamente acima dele na superfície da Terra é o epicentro; e as ondas de choque que se irradiam a partir da fratura são chamadas de ondas sísmicas.



Essas ondas sísmicas são medidas por sismógrafos e a escala mais utilizada é a escala Richter. Charles Francis Richter junto com Beno Gutemberg criaram essa escala em 1935 para medir os sismos na Califôrnia mas é a mais usada no mundo todo. A magnitude de um terremoto vai de 0 a 10 graus na escala Richter com nove divisões em grau. Magnitude de 9 graus na escala Richter é raro, só aconteceu em 1960 no Chile.

Até 2,9 na escala richter não se sente o tremor e olha que acontece 9.000 desses tremores por dia na Terra.
Na escala de 3 a 3,9 acontecem aproximadamente 49.000 por ano na Terra, não chega a causar dano mas se sente. No Japão é super comum esse tipo, já me disseram que o metrô às vezes pára...ocorre um tremorzinho e depois o metrô volta a andar. Me disseram também que às vezes no mercado os ítens caem da prateleira mas todos agem com muita tranquilidade. Imagina! Meu melhor amigo que morou no Japão disse que andando na rua ou em movimento você dificilmente percebe o tremor e que ele percebia mais quando estava dormindo. Meu sonho é sentir um tremor desse tipo...até 3,9 na escala richter hahahaha Devo ser louca, mas é normal no Japão. Fiquei frustrada por não ter sentido o tremor de 6,5 que deu em São Francisco bem no dia que eu estava lá, mas no Japão eu sei que é super comum..me disseram que não tem como não sentir! Toquio me aguarda daqui um ano!

Coloquei uma figura com os principais terremotos que mataram mais de 100 mil pessoas desde 1138. Houve outros tantos terremotos famosos como o de Kobe no Japão que matou 6.430 pessoas em 20 segundos e deixou 300.000 sem moradia em 1995 e outro em Sichuan na China em 2008 que matou 70.000 pessoas mas acho que já dá pra ter uma idéia dos efeitos devastadores de um terremoto. Além dos mortos tem as consequências para quem sobreviveu mas perderam suas casas.

Morar nas áreas próximas às placas tectônicas é sempre um risco por mais tecnologia que exista. A Golden Gate foi construída para suportar terremotos de alta magnitude mas não é garantia que está totalmente protegida. O homem não consegue controlar os fenômenos que ocorrem na Terra e impedir a manifestação, simplesmente pode acontecer a qualquer momento nessas áreas de risco, não dá pra saber qual o quarteirão sofrerá mais ou menos.

Enfim, segundo a figura acima 4 milhões já morreram em 872 anos com os principais terremotos de alta magnitude na Terra. O Haiti, um país com aproximadamente 8,9 milhões de habitantes perdeu 100 mil habitantes, 1% da população do país, em alguns segundos com 7 graus na escala richter. Outros 600 mil habitantes, 7% da população, estão desabrigados. Chocante!

A América Central estava em alerta com atenção a possível Tsunami apesar da falha ter ocorrido em grande profundidade. Minha amiga Fê que estava na Isla Margarita me disse que recebeu aviso de possível tsunami na praia que ela estava. Na figura acima apenas 2 casos em que houve terremoto e tsunami juntos.

Infelizmente outros terremotos acontecerão, afinal de contas a Terra tem 4,6 bilhões de anos e as placas tectônicas sempre se movimentaram e continuarão a se movimentar, por isso temos a atual configuração dos continentes. Nós homens somos meros mortais....nada mais!

Nenhum comentário:

Postar um comentário