quinta-feira, 21 de janeiro de 2010

Experiência na Cidade do México, a terceira maior do mundo!

O México tem aproximadamente 110 milhões de habitantes, 80 milhões menos que o Brasil, 77% da população mora em áreas urbanas e aqui são 86%. O IDH do México é o,854 posição 53, melhor que o Brasil que é 0,813 posição 75. Na classificação do IDH entre muito elevado (acima de 0,900), elevado (0,800 a 0,899), médio (0,500 a 0,799)e baixo (abaixo de 0,500) tanto o Brasil quanto o México são considerados países com IDH elevado (0,800 a 0,899).
Outra comparação interessante é que o México está numa área tectonicamente mais propícia a sofrer terremotos já que está na placa da América do Norte, próxima da placa das Antilhas e colada a placa de Cocos. Não a tôa, há vários avisos dando instruções sobre como proceder em caso de terremoto nos prédios. Achei muito legal porque nunca vamos encontrar esse tipo de aviso no Brasil, estamos bem longe de um terremoto ou tsunami, mais um ponto positivo para o Brasil....hehehe

A Cidade do México é interessantíssima, maior em população e mais caótica que São Paulo. São 22,4 milhões de habitantes na Cidade do México e 20,6 milhões em São Paulo segundo meu novo almanaque snapshot. Ao lado uma linda menininha comendo paloma com um penteado típico, todas prendem o cabelo assim e eu adotei a moda chilanga no parque Chapultepec, lindo parque! A diferença é que o cabelo da meninha já é super liso...o meu às vezes eu pareço um leão. O melhor é meu sincero amigo Mário dizendo: acho melhor você amarrar seu cabelo....hahahaha Amigos assim, nem precisamos de inimigos....hahahaha

Encontrar ambulantes dentro do metrô na Cidade do México é normalíssimo, coisa que raramente se encontra em São Paulo, proibidíssimo no metrô daqui. Além dos ambulantes, vi 2 vezes um jovem que joga um monte de cacos de vidro num pano no chão e ele se joga com as costas pra dizer que os cacos não machucam ele, ou que ele é forte...sei lá, muito bizarro. No trem da CPTM de Osasco ainda tem ambulantes, faz tempo que não pego esse trem mas seria o equivalente ou até mesmo mais forte em toda a linha metroviária na Cidade do México.

Achei as pessoas de lá muito simpáticas e prestativas em todos os cantos da cidade, a música é muito forte para os chilangos, nos metrôs se vende muito cd pirata com mais de 50 músicas por 10 pesos, o equivalente a 1 real e pouco. Em todo vagão que entrei encontrei alguém vendendo cds, toca até Roberto Carlos no metrô da Cidade do México! Os vendedores vem com sua mochilinha com caixas de som potentes e sempre tem comprador, eu inclusive adquiri uma coletânea com o melhor da música romântica em castelhano. Eu vi que a música é muito presente no cotidiano deles, amei isso! Talvez por isso eles sejam muito simpáticos...sei lá!

Se dentro do metrô os vendedores ambulantes estão super presentes, na cidade a coisa é pior ainda. Muitos ambulantes por todos os cantos, impossível não se deparar com uma barraquinha, seria o equivalente ao Largo da Concórdia no Brás anos atrás...quem conhece sabe o que era aquilo, pois então, a Cidade do México tem vários Largo da Concórdia pela cidade toda. Na minha opinião isso reflete uma grande pobreza...aqui em Sampa a coisa já melhorou muito. Mesmo a rua 25 de março daqui de São Paulo é light perto do que são os ambulantes na Cidade do México. Não é fácil tirar eles das ruas, mas aqui eu vejo direto a polícia fiscalizando e os ambulantes correndo com os produtos para não serem apreendidos, no México os ambulantes parecem até que eles tem apoio do governo. Mesmo na Basílica de Guadalupe é um mar de camelôs, a visão se perde no infinito de tanto camelô! Nesse quesito São Paulo está melhor que a Cidade do México.

Quando chegamos na Cidade do México eu quis pegar metrô e quando chegamos na plataforma exatamente aquele dia não tinha metrô porque houve um problema técnico e cancelaram essa linha. São problemas de uma grande metrópole, eu entendo, uma pena... tivemos que pegar um taxi...mas baratíssimo também quando comparado com Sampa. O taxista pra variar ficou dando voltas achando que eu sou tonta, eu estava com uma mapa e por acaso eu sou geógrafa. Mulheres têm dificuldades de localização, mas uma mulher geógrafa não, perguntei quando ele tinha chegado na Cidade do México, ele me disse que morava fazia 50 anos...hahaha Não saber onde era a Praça da Contituição, o cartão postal da cidade, e a terceira maior praça do mundo foi demais pra mim, é o mesmo que um taxista de Sampa não saber chegar na avenida paulista. Como diz meu amigo Marcelo, país latino americano não pode fazer essas coisas, isso é caboclo, é o termo que damos às coisas desse tipo...sem cabimento. Mas tudo bem, segundo o Mário nossa viagem ao México foi uma política de redistribuição de renda e nos EUA fizemos uma política de estímulo a economia americana! hehehehe

A malha metroviária da Cidade do México é enorme, atende a cidade toda e está conectada ao aeroporto e o custo é baixíssimo. Cada passagem era 2 pesos (0,28 centavos de real), no dia 1 de janeiro aumentou para 3 pesos o equivalente a 42 centavos de real. Acho que foi o metrô mais barato que já peguei na vida, fiquei impressionada. Em São Paulo o metrô custa 2,70 reais para uma malha minúscula que mal liga a cidade. Ponto negativo para São Paulo. Mas como o metrô da Cidade do México é muito antigo, criada pelos franceses e lembra muito o metrô de Paris, tem um problema: Não tem escada rolante na maioria das estações. O problema é que aqui em Sampa demoraram demais para expandir o metrô mas pelo menos terá escada rolante em todas as saídas e nas conexões. Os metrôs muito antigos não tem escada rolante....na europa é muito comum. Mesmo assim, dou ponto positivo para o metrô da Cidade do México...não tem beleza, não tem escada rolante, não tem banquinho para sentar e esperar o metrô mas conecta a cidade toda e é super barato, isso é o mais importante. Nesse ponto Sampa precisa aprender com a Cidade do México.
Há muitas semelhanças entre as duas cidades e problemas em ambas mas achei a Cidade do México mais caótica e estressante. Eu não gostei da baixa umidade relativa do ar, senti demais isso na Cidade do México, tive a impressão que a poluição do ar lá é pior que aqui...meu nariz e meus olhos foram meus indicadores...hehehe As pessoas usam algodão no nariz nas ruas...engraçadíssimo isso!
Enfim, acho que está bom por aqui, escrevi demais..hahaha Mas tem mais um post sobre a cidade do México, a parte da comida mexicana que quase me matou....hehehe

4 comentários:

  1. o metrô de sp ainda é 2,55. o ônibus q está 2,70.... mas concordo com vc q msm assim é hiper caro....
    23/08/2010

    ResponderExcluir
  2. Si el taxista no te supo llevar a la plaza de la constitucion es por que muy poca gente sabe que se llama así, aquí la conocemos como "el zócalo".

    ResponderExcluir
  3. Tanta coisa bacana na cidade tais com os bairros de Polanco, Condesa, Lomas e você só escreveu coisas negativas ou sem muito valor. Esse é o problema da maioria dos brasileiros que vão ao México: conhecem o lado povão da cidade e voltam falando mal. A diferença é que se você comparar o bairro do Polanco com bairros paulistas de mesmo porte, a diferença é EXTREMA quanto a arquitetura e organização.

    ResponderExcluir
  4. Sem dúvida há lugares interessantíssimos na cidade que infelizmente por falta de tempo não deu para apreciar! Isso não quer dizer que eu falo mal e essa é a verdade absoluta!

    ResponderExcluir