domingo, 10 de janeiro de 2010

Diferenças entre pessoas cosmopolitas e provincianas

Há diferenças significativas entre pessoas e isso não é nenhuma novidade. Mas uma característica geral que eu particularmente gosto de ver nas pessoas é o cosmopolismo e provincianismo. Deixo bem claro que são apenas impressões minhas e não tem a menor pretensão de ser a verdade absoluta.
Uma pessoa cosmopolita não é necessariamente aquele ser que vive em grandes metrópoles assim como um provinciano não é aquele que vive na sua pequenina cidade. É possível encontrar cosmopolitas em pequenas cidades e provincianos em grandes metrópoles, eu conheço muitos de ambos os lados. Assim como é possível encontrar pessoas na transição do cosmopolismo para o provincianismo e vice-versa. A idade também não importa muito, não quer dizer que é mais fácil ser cosmopolita quando é jovem e pronvinciano quando mais velho, não é verdade. Eu conheço muitos cosmopolitas com mais de 60 anos e provincianos com 20 anos de idade. Vamos ver se eu consigo ser mais clara com exemplos:
1) Gostar de grandes metrópoles é um indicativo fortíssimo de cosmopolismo. Um provinciano prefere muito mais a hiper mega tranquilidade de uma cidade, pequena obviamente.


2) Ter paciência é também um indício forte de cosmopolismo pois é necessário ter em grandes metrópoles. Um provinciano se estressa muito mais fácil por qualquer coisa, até com a situação mais boba possível. Não quero dizer aqui que o cosmopolita não se estressa, mas estressa menos e busca sempre um jeito de driblar o caos.

3) Aprender mais que o seu próprio idioma é ser cosmopolita, para um provinciano basta a sua lingua mãe.
4) Um cosmopolita viaja tranquilamente sozinho pra qualquer lugar do mundo. Para um provinciano isso é mais difícil, ele prefere sempre ir com amigos ou encontrar alguém local que possa guiá-lo em algum lugar novo. Um cosmopolita não tem medo de colocar uma mochila nas costas e com um guia na mão cair no mundo.
4) Um cosmopolita gosta do que é mais difícil, se for impossível então é melhor ainda! Para um provinciano o importante é ser mais fácil e sem requerer muito esforço.

6) Um cosmopolita em geral costuma ter altos níveis de empatia, ou seja, consegue se colocar no lugar do outro com muita facilidade e dessa maneira costuma ser bem tratado pelo mundo. Quando não é bem tratado é porque muito provavelmente se deparou com um provinciano. Para um provinciano é mais difícil se colocar no lugar do outro, normalmente só conseguem ver o seu próprio ponto de vista e desse modo costumam ser mais egoístas.

7) Um cosmopolita se adapta fácil e rapidamente em qualquer tipo de ambiente, se troca de emprego, de cidade ou de país...as mudanças são sempre bem vindas para um cosmopolita. Já para um provinciano as mudanças são sempre mais difíceis e estressantes porque costumam ter mais medo delas, por não saber o que está por vir.
8) Um cosmopolita é muito mais flexível que um provinciano, já percebi isso em diversas situações. Um cosmopolita sempre cede em relação a um provinciano!
9) Um cosmopolita gosta de ir até o fim de qualquer assunto, um provinciano desiste mais fácil.
10) Um cosmopolita não costuma ter resistência ao novo, já um provinciano tem uma super resistência ao novo e prefere a tradição ou aquilo que não muda.

11) Um cosmopolita gosta de viver intensamente o presente, já um provinciano vive pensando no passado e fazendo planos para um futuro muito distante achando que tem total controle sobre eles, sendo o que efetivamente temos controle é sobre o presente. Por essa razão, os provincianos arriscam menos e às vezes se frustram muito mais.

12) Um cosmopolita sabe que não existe um único padrão no mundo, para um pronvinciano tudo tem que ser friamente calculado como se fosse uma equação perfeita para a vida e dessa forma arriscam-se menos. São os que mais apanham e depois de muito tempo vão perceber que não existem fórmulas mágicas para a vida.
13) Um cosmopolita vai direto ao assunto sem rodeios e sem medo de uma resposta positiva ou negativa, um provinciano não consegue ser claro e muito menos direto.
14) Um cosmopolita sempre responde a qualquer solicitação ou convite, um provinciano normalmente opta pelo silêncio como uma forma de resposta se não for do seu agrado, essa característica é bem típica. Eu particularmente odeio o silêncio dos provincianos.
15) Um cosmopolita sabe receber e aceitar críticas numa boa, já para um provinciano a crítica nunca é bem vista porque normalmente pensam como se fossem os donos da verdade.
16) Um cosmopolita consegue ficar sozinho numa boa, sem grandes traumas. Um provinciano precisa estar sempre com alguém mesmo que use a outra pessoa só para não se sentir só.
17) Um cosmopolita entende e lida muito bem com a diversidade e complexidade do mundo e não se preocupa em viver no meio disso, para um provinciano isso é super difícil, normalmente eles buscam um padrão mais fácil e simples obviamente.
18) Um cosmopolita tem menos medo do mundo que um provinciano.
19) Um cosmopolita passa mais tempo fora de casa, ao passo que um provinciano opta mais vezes por programas mais caseiros.
20) Um cosmopolita não se importa em fazer julgamentos porque pensa que cada um é cada um e respeita isso, já um provinciano adora comentar o que o vizinho faz ou deixa de fazer e costumam ser mais moralistas. Esse traço é bem típico das pequenas províncias, todo mundo sabe tudo de todos..isso acontece com menos frequencia nas grandes metrópoles.

Enfim, espero ter coseguido ser mais clara agora com os exemplos acima. Eu me divirto sempre chamando alguns amigos meus de provincianos...hehehe Mas eu tenho muitos amigos cosmopolitas também com quem sempre aprendo. Mas depende da criação também, pais cosmopolitas costuma educar seus filhos a serem cosmopolitas....pais provincianos educam seu filhos a serem provincianos. Às vezes a mãe tem mais sinais cosmopolita que o pai ou o contrário, depende muito das circunstâncias que viveram.
Já conheci um provinciano que descobriu um novo mundo além da pequenina cidade e pensa que é cosmopolita mas conserva atitudes tipicamente provincianas. Um cosmopolita não se impressiona com um novo mundo porque normalmente já nasceu mais adaptado às mudanças.
Enfim, um cosmopolita se adapta muito mais fácil ao mundo e um provinciano espera que o mundo se adapte ao seu jeito provinciano de ser.
Espero que tenham se divertido com esses exemplos!

6 comentários:

  1. Geoiarinha, o texto ficou bem claro e específico, de fácil compreenção e com argumentos do nosso dia-a-dia, o que facilita a aprendizagem. Ficou ótimo!

    Att: Hilberto Emmanuel.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Hilberto,
      Eu adorei escrever esse post, ficou claro até pra mim. Um belo dia resolvi escrever tudo o que estava na minha cabeça sobre esse assunto. Ficou bem o que eu penso mesmo, precisa escrever mais um desse com a versão 2. Esse post é bastante acessado!
      Obrigada pelo comentário!
      Geoiarinha

      Excluir
  2. Olá,
    Gostei do texto, mas me parece que você coloca os provincianos como "maus" e os cosmopolitas como "bons" (não seria isso uma visão provinciana do mundo?). Muita gente se encaixaria nesse perfil "provinciano" simplesmente porque não consegue ser cosmopolita, soaria falso. Assim como muita gente tem esse perfil de cosmopolita que vc descreve, mas parecem andróides, agindo apenas segundo "padrões" sociais ou técnicas de "coaching". Acho que essa divisão torna as coisas muito preto e branco. Fica faltando uma ponte para conectar as pessoas. Fica muito na área do julgamento, da análise (provincianismo?). De todo modo, o texto me ajudou a esclarecer a diferença semântica dos dois termos. Abraço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada pelo seu comentário Pedro. Realmente pode ter várias interpretações meu texto, uma opinião pessoal mesmo sobre o tema num contexto da minha vida X. Você sabe que eu tenho vontade de escrever um post dizendo que na verdade mesmo o mundo é provinciano. Não acho isso ruim, de maneira alguma, a bem da verdade o mundo de fato é provinciano, tenho essa impressão.
      Obrigada

      Excluir
  3. Muito legal conhecer seu blog. Obrigada pelo post, eu diria que ele ficou cool.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada, que bom que tenha gostado, visite sempre!
      Um abraço

      Excluir