terça-feira, 3 de novembro de 2009

Mais filmes iranianos na Mostra!!!

Frontier Blues, do diretor Babak Jalali, produção do Irã, Itália e Inglaterra é indicado para as pessoas que querem a passividade a mil! A paisagem é interessante, mas as quatro histórias que se desenrolam concomitantemente são bem pacatas! Não recomendável para quem está com sono (confesso: dormi!).

Mas, gosto de filmes exóticos, não me arrependo! O que me chamou a atenção para assistir foi o cenário, fronteira do Irã com o Turcomenistão! Pensei: "Meu Deus! Quando assitirei um filme com o cenário deste país!".
O outro filme (A pé) foi muito bom! Claro, produção estritamente iraniana, pelo diretor Fereydoun Hasanpour. Jafar, 35 anos, HOMEM e solteiro! Para os padrões culturais dessa região isso é no mínimo uma desonra! Esse rapaz, bonito, super dedicado à família se vê no dilema "Passei dos 30, e agora? Com quem casarei?". O filme se passa em uma "vila" muito charmosa e uma professora chega para animar o coraçãozinho de Jafar, porém o final é inacreditável! Aquilo que ninguém espera que aconteça! É! Filmes iranianos são realmente fabulosos! E a questão de relacionamentos amorosos é um problema universal, sem barreiras religiosas, étnicas ou culturais, todos os corações batem, em todos os lugares do mundo!

By Fernanda Na MOSTRA

Um comentário:

  1. Filme iraniano bom é aquele que é 100% iraniano...quando tem parceria com europeus parece que estraga....hahaha
    Fê, vamos conhecer o Irã....
    O filme a pé foi muito bom mesmo, pelo menos um Irã mais verde, aquele rio que o protagonista tomava banho era tudo de máximo! É verdade, relacionamento amorosos é um problema universal, está além de qualquer coisa simplesmente porque é difícil entender a imprevisibilidade do ser humano!
    hehehehe

    ResponderExcluir