domingo, 8 de novembro de 2009

O mundo mudou!

Aproveitando que dia 09 de novembro de 2009 se comemora os 20 anos da queda do muro de Berlim, vou falar um pouco sobre a cidade e outras cositas mas.


Eu e meus amigos MaMa (Mário e Marcelo) chegamos em Berlim vindos de Praga, República Tcheca de ônibus. São 6 horas de ônibus e fomos de madrugada, a estrada era super tensa, cheia de curvas e com muitas camadas de gelo durante todo o trajeto. Achei muito legal quando na fronteira entrou o pessoal da imigração analisando o passaporte de cada um dos passageiros com uma lanterna. Alguns eles só olhavam e outros ele retiam para uma análise minuciosa do passaporte. O meu obviamente eles só olharam...hahaha o dos meus amigos eles analisaram com mais calma, fiquei brincando que eles iam ficar alí naquela fronteira fria cheia de gelo...hehehe Tinha um grupo de americanos também cujos passaportes foram vistos com mais detalhe. Me senti num filme!

Como vocês podem ver na foto, sou eu em Berlim em janeiro de 2008 com um pedaço do que sobrou do muro de Berlim. Foi muito interessante e emocionante conhecer lá, tocar no muro, ver as marcas no chão, nos hospedamos no que foi o lado comunista. Andar por alí é sentir-se como parte dessa história. Em Berlim tem uma antiga indústria que virou hotel, seria interessante se hospedar num lugar assim que foi revitalizado mas essa ficará para uma outra oportunidade. A Alemanha tem exemplos belíssimos de revitalização de antigas áreas industrias!
Amanhã se comemorará os 20 anos da queda do muro de Berlim! Foi um importante momento da história do mundo, mas mais do que dizer o que todo mundo diz que foi simplesmente a vitória do capitalismo em cima do comunismo eu compartilho mais a linha de pensamento do demógrafo francês Emmanuel Todd.
Segundo Todd
"A Rússia saiu de forma muito elegante do comunismo, sem muito sofrimento, sem grande derramamento de sangue, quase nenhum. A história real é cheia de paradoxos, não é a história dos sistemas ou das ideias puras. A verdade é que quem venceu o nazismo foram os russos. O grande paradoxo da história é que o sistema stalinista contribuiu largamente para salvar a humanidade"
Essa idéia aprendemos na faculdade, como a USP teve influência francesa, essas idéias são estudadas até hoje.
"O sistema ultraliberal é uma espécie de loucura complementar do comunismo. O comunismo é a ideia maluca de que a coletividade é tudo, e o ultraliberalismo é a ideia maluca de que o indivíduo é tudo. Numa sociedade normal, é preciso considerar que há o indivíduo e a coletividade."
Que visão que ele tem, não existe um padrão único no mundo e essa complexidade ele descreve muito bem. Quem acredita na unilateralidade ou num padrão único no mundo de hoje está por definição extremamente limitado. É preciso abrir a mente e viver com a complexidade do individualismo e da coletividade ao mesmo tempo, coexistindo essas duas idéias.
"A queda do comunismo colocou os países ocidentais numa situação de desequilíbrio, numa corrida desesperada pelo dinheiro."
É muito verdade isso!
"Se pensarmos que na China há 1,3 bilhão de pessoas hoje, e que na Rússia há 140 milhões, vamos perceber que, do ponto de vista populacional, a maior parte do comunismo sobreviveu, o sistema familiar chinês, mais autoritário que o russo, ajudou o PC chinês a ter condições de comandar uma aproximação controlada com a economia capitalista".
Adoro quando alguém contextualiza os números como ele faz, muito interessante isso.
Todd defende a tese de que as sociedades mundiais avançam com melhorias no processo de alfabetização. Pelos dados de alfabetizados em crescimento no mundo, ele prevê que até 2030 a alfabetização universal será atingida.
"E é a alfabetização que 'ativa' as populações. Ativa nos planos ideológico, político e, sobretudo, no plano econômico. O conjunto do planeta está se desenvolvendo, por isso há a emergência de países como a China. A China é importante porque ela desequilibra as economias ocidentais, mas agora há o Brasil, a Índia, os novos grandes atores. E, ligada a essa decolagem, há a elevação do nível educativo, em populações que estão ainda em crescimento. Portanto, a ideia de um mundo unipolar, a ideia de que os Estados Unidos, com seus 300, 310 milhões de habitantes, vão controlar um planeta alfabetizado com 6 bilhões de habitantes é absurda."
Acredito demais na importância da educação nos dias de hoje, sem isso não se evoluiu e não se sobrevive. Sem questionar porque é assim e não assado as coisas não avançam, isso é fato. Já foi o tempo em que facilmente uma pessoa aceitava a idéia ou imposição de alguém, sinto que estamos num momento de muito questionamento. Em outras palavras o mundo mudou, e o Brasil está também no foco dessa mudança! Que máximo isso!

Compartilho muito dessas idéias. Como costumávamos dizer na faculdade quando concordávamos com alguma idéia: É ISSO!

2 comentários:

  1. Olha só que exibida!!! kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
    legal mana!!!

    DICA de FILME: ADEUS LÊNIN!!!

    Já que não vimos nenhum filme nesta semana!!!

    ResponderExcluir
  2. Hahaha Vc não quis ir pra europa com a gente...hahahaha Eu adoro essa foto do muro! É uma das minhas favoritas!

    Ah sim Adeus Lenin é TUDO DE BOM PONTO COM PONTO BR! Um dos melhores que já assisti!

    Até mais!

    ResponderExcluir