domingo, 29 de novembro de 2009

As cidades mais ricas do mundo

Eu não pude me conter em escrever mais um post já que estou lendo bastante sobre megacidades nesses dias e me deparei com um rankeamento interessante, o das cidades mais ricas do mundo. Esse dado é baseado no PIB de 2008 e uma projeção para 2025 de quais cidades serão as mais ricas do mundo segundo e o percentual de crescimento nesse período da PricewaterhouseCoopers que saiu esse ano. Esse dado considera a região metropolitana como um todo e não exclusivamente a cidade em sí.

B: No Brasil, São Paulo, segundo este rankeamento, é a 10ª cidade mais rica do mundo! Minha querida cidade! Que lindo! E olha que interessante, em 2025 a projeção indica que seremos a 6ª cidade mais rica do mundo! O Rio de Janeiro pulará da 30ª para a 24ª posição.

R: Na Rússia, Moscou vai da 15ª para a 12ª posição.

I: Na Índia, Mumbai pulará da 29ª para 11ª posição. Deli vai sugir na 19ª posição.

C: Na China, as cidades chinesas também estarão fortíssimas em 2025. Changai pulará de 25ª para 9ª em 2025; Hong Kong vai da 16ª para a 14ª posição em 2025. Beinjing vai aparecer em 17ª e Gyangzhou vai aparecer em 21ª posição em 2025.

Não sei se repararam que eu comentei principais as cidades na sequência do termo BRIC...hehehe O destaque em laranja são para as cidades que pularão mais de 3 posições segundo a consultura fonte desses dados, por isso Cairo e Istambul estão destacadas também. Uma outra coisa curiosa que eu comentei com meus amigos geógrafos é que a maioria das cidades mais ricas do mundo não são praianas, estão a uma certa distância do mar. Me parece que predomina mais as cidades que estão um pouco mais no interior...bom mas isso é uma outra teoria interessante que não acabei de ler sobre a economia e as características geográficas das cidades, ficará para um futuro post.

Esse ranking me ocorreu porque eu li o the economist que tinha capa ao cristo redentor decolando como um foguete para falar do crescimento econômico do Brasil e foi aí que fui buscar as projeções pra ter uma idéia de quais são as cidades mais ricas do mundo.

Uma possível interpretação desse ranking é que São Paulo será a principal cidade dos chamados países emergentes em 2025! Não é o máximo isso! Mas vamos ver né, uma coisa é a projeção outra coisa é o cidade de fato daqui a 16 anos.

Espero que tenham gostado da minha análise!!!!

3 comentários:

  1. qaual e o que tem a comida melhor comida do mundo

    ResponderExcluir
  2. Hola..eu nao creio que Buenos Aires seja mais rica que Atlanta nao...

    ResponderExcluir
  3. Parece estranho mesmo, mas esses dados são verdadeiros, é da Princewaterhousecooper. Contra os dados não há argumentos...não é só por ser Atlanta, há mais pessoas em Buenos Aires, a atividade econômica é maior que Atlanta.
    Não se pode basear no "achismo", o PIB é um dos indicadores para definir uma cidade rica e todo ano esse dado é lançado pelos países.
    Não é inventado, ano a ano é isso!

    ResponderExcluir