sábado, 1 de agosto de 2009

Fim de mais um ciclo!


Assim como as fases da Lua, mais uma fase importante na minha vida se termina. Finalmente depois de 3 anos termino, o que parecia interminável, meu mestrado. A experiência de fazer um mestrado é incrível e ao mesmo tempo complexo, são muitos altos e baixos, às vezes mais baixos que altos e a luta individual incessante para não deixar a peteca cair mesmo nas piores situações. Claro, que o papel dos amigos foi da mais absoluta importância, chorando as pitangas com várias crises que tive com minha dissertação, apesar de ser um trabalho essencialmente solitário. Na educação aprendemos que a cognição anda paralelamente com o afetivo e por isso é importantíssimo o convívio social com as pessoas para nos motivarem na batalha diária. Obrigada aos meu amigos queridos que estavam presentes e aos que não estavam por motivos óbvios.

Mesmo sendo desinibida, ter prática em falar em público, ser cara de pau em muitas situações, na hora de apresentar para uma platéia cheia a voz saiu trêmula, as bochechas ficaram quentes no começo mas depois deu tudo certo. Deu até para fazer a platéia dar risada no final de um história interessante que eu contei que por coincidência ou não fez minha trajetória seguir para a área da saúde definitivamente há 4 anos atrás. Tive um namorado da área da saúde há mais de 4 anos atrás por quem fui muito apaixonada durante muito tempo. Mesmo quando acabou eu alimentava um revival quando ele me falou para ir na faculdade dele que era ao lado do hospital que eu trabalho hoje, e o motorista do ônibus não parou no ponto em frente a faculdade dele e sim no hospital...quando eu atravassei a rua eu trombei sem querer com o superintendente do hospital que lembrou de mim de um simpósio de 1 ano antes e me convidou para trabalhar com ele. Não tive meu revival mas pelo menos serviu para mudar a trajetória da minha vida...não acredito em coincidências mas sei lá, pareciam que os astros estavam em sintonia naquele momento..hahaha
Enfim, estudei uma doença pouco estuada e que mata muito e quando não mata deixa seqüelas gravíssimas, é o popularmente conhecido como "derrame". Quase todo mundo conhece notícia de alguém que tenha sofrido essa doença, meu pai por exemplo foi um. Ela é mais comum do que muita gente pensa e ela tem fatores de risco que podem ser modificados ao longo da vida mas é complicado mudar a cultura de uma má alimentação, falta de atividade física e etc de uma população inteira. Meu recado é para que cuidemos muito bem do nosso cérebro. Logo minha dissertação estará inteira disponível na internet, passarei o link depois!
Agora vou voltar a correr, pedalar, dançar, fazer um curso de mecância de bicicleta, aprender a costurar, dirigir, tentar voltar às minhas aulas de violão, voltar a ler em outros idiomas, terminar os vários livros que comecei......tudo na tentativa de deixar meu cérebro em constante atividade! hahaha
Para completar essa rotina, como eu não tenho juizo, seguirei com o doutorado também! Mais um ciclo vai começar! hahahaha

5 comentários:

  1. Mana Iara...só tenho a dizer: PARABÉNS!!!!! quado temos um objetivo....não existem obstáculos que façam ele não ser alcançado!!!
    todas as dificuldades nos fazem crescer... e ajudar amigos que ainda não passaram por isso!!!
    Sei que o doutorado tb será um sucesso...espero que esteja lá filmando também!!! hahahahaha

    Muuiitas felicidades...e quando chegar o sucesso de verdade...não se esqueça de mim!! rsrsrs

    Um super beijo

    ResponderExcluir
  2. Obrigada Fezinha, vc mais do que ninguém me conhece muito bem e é óbvio que vc estará filmando e tirando foto no meu doutorado...meu irmão está demitido desta função hahaha
    É óbvio que seu eu tiver q estudar algo que tenha que ir até o núcleo da terra, vc irá junto comigo meu! hahahaha
    Beijo amiga!

    ResponderExcluir
  3. Obrigada Iara, por seu comentário. Os resorts são extremamente daninhos para a preservação do meio ambiente de nossas parais, falésias e dunas...Afora que podem se apropriar de bens paisagisticos que são do povo...

    Vi tb que vc já esteve no Nordeste...Conheceu a mata atlântica daqui? Estou falando isso porque prestei atenção nas fotos do mar. Geralmente nós mesmos daqui costumamos muito ir para as praias e esquecemos as Serras. Se vierpor aqui sugiro guaramiranga. Dá uma olhadinha na postagem Guaramiranga em três dias, no meu blog...O lugar é maravilhoso e não é quente...De dia vinte graus e a noite quatorze...Tem belas cacheiras para tomar banho...

    ResponderExcluir
  4. Ah, e já fui para Niagra´s Falls. Lindíssimo. Ah, Quebec também é lindíssima e super aconchegante!Ainda voltarei para lá!

    ResponderExcluir
  5. Nana,
    Obrigadíssima pela dica, não fui nas cachoeiras e nem na mata atlântica do nordeste. Aqui no estado de SP também tem mata atlântica também e é lindíssima, amo de paixão a mata atlântica, mais que a amazônia até. Estou realmente impressionada com as praias da sua região, terei que voltar diversas vezes...hahaha
    Não conheci o Niagara ainda, mas preciso urgentemente conhecer Foz do Iguaçu, questão de dignidade...hahaha
    Obrigada pela dica e vou escrever um post melhor sobre o nordeste, é demais essa região!
    beijos

    ResponderExcluir