quinta-feira, 20 de agosto de 2009

Brasil em novos números!


O IBGE divulgou os dados populacionais das estimativas de 2009, acabou de sair do forno. Somos em 191.480.630 habitantes no Brasil, simplesmente no mundo somos o número 5. Sorry pelos 191 países que estão atrás do Brasil...hahaha Na nossa frente estão China, Índia, EUA e Indonésia.

Quanto aos municípios brasileiros mais populosos, obviamente, São Paulo é o número 1, passamos oficialmente a marca dos 11 milhões de habitantes é o equivalente ao número de habitantes de Cuba, Grécia, Portugal e Bélgica. Sampa é realmente muito grande, na Europa eu tive mais noção dos tamanhos de países e a minha conclusão é de que a Europa é muito pequenininha...hahaha Não tenho culpa da minha escala de referência ser Sampa. Eu nunca vou esquecer de um dia que tomei café da manhã em Berlim, almocei na Genebra e jantei em Porto...tudo em 1 dia...de easyjet claro! Realmente é muito easy essas coisas na europa.

Seguindo a seqüência dos municípios mais populosos temos a minha querida "cidade maravilhosa" Rio de Janeiro com 6 milhões de habitantes, o equivalente a população da Jordânia, da Líbia, Paraguai..não está mal, né?
Na terceira posição vem Salvador com quase 3 milhões de habitantes, o equivalente a Mongólia, Jamaica, Armênia, Omã e Panamá ou também equivalente a cidade de Madri na Espanha ou Berlim na Alemanha. Segue a lista na quarta posição com Brasília, depois Fortaleza e em sexto lugar Belo Horizonte com aproximadamente 2,5 milhões de habitantes em cada cidade, o equivalente ao Kuwait ou a cidade de Maracaibo na Venezuela.

Curitiba em sétimo lugar, a nossa versão tupiniquim mais europeizada do Brasil, tem 1,8 milhões de habitantes é quivalente a Botsuana. Manaus chega na oitava posição com 1,7 milhões de habitantes o equivalente a população de Dubai, não está nada mal também! Seguimos para a nona posição com Recife com 1,5 milhões, a população de Córdoba na Argentina.

Finalizamos a lista com a inclusão de Belém, terra do açaí com peixe, que chegou a 1,4 milhões de habitantes que tirou a posição de Porto Alegre, terra do churrasco, dos últimos anos. Eu adorei conhecer essas duas cidades, uma com um calor amazônico infernal e a outra um frio meio europeu!

Somando essas 10 cidades brasileiras dá 34 milhões de habitantes, o equivalente ao Marrocos ou Canadá.
Espero que tenham gostado das minhas comparações! É uma maneira de ver os dados de modo mais divertido!

Nenhum comentário:

Postar um comentário