domingo, 23 de agosto de 2009

A emoção do ponto de vista da evolução!

Faz um tempinho que não escrevo sobre nenhuma reflexão. Como estou no momento muito inspirada com minhas leituras em Darwin e Aristóteles, vou compartilhar algumas coisas interessantes da evolução das emoções. As emoções, na essência, são impulsos, legados pela evolução para uma ação imediata, instantânea. Essas expressões das emoções são mais claras em crianças e animais, por isso que a gente fala que criança fala mesmo o que sente...ao contrário do adulto, quando a razão começa a competir com a emoção.

Pensando no homem das cavernas, no meio em que ele vivia, ele agia muito por instinto, não precisava refletir muito sobre suas ações, era uma questão de sobrevivência. Imaginem uma mãe das cavernas com um bebê das cavernas diante de um animal, não há muito tempo para pensar, ela precisa agir instintivamente e não se pode negar que existe uma emoção por trás que a faz tomar essa atitude, no caso defender o bebê. Isso ao longo da história humana ainda têm, porém originalmente nossas emoções vieram primeiro que a razão. O livro "A expressão das emoções nos homens e nos animais" é muito interessante, uma forma de ver as emoções enquanto evolução das espécies e comparando com os animais. Uma parte do livro que gostei é essa: "Os loucos deveriam ser estudados, pois eles são dados as mais intensas paixões e as manifestam sem nenhum controle". Essa é uma das linhas que ele traçou pra entender o comportamento humano.
Nessa linha da psicologia evolucionista que é bárbaro, um outro livro sobre emoções tem uma passagem de Aristóteles que é incrível: "Qualquer um pode zangar-se, isso é fácil. Mas zangar-se com a pessoa certa, na medida certa, na hora certa, pelo motivo certo e da maneira certa, não é fácil." Legal essa frase, não? Me parece que é do tipo, é fácil ser a regra, o difícil é ser exceção, ou seja, controlar as emoções até o momento certo de agir racionalmente.
O que mais se vê por aí são pessoas que se estressam facilmente uns com os outros e em 99,9% das vezes sem nenhum motivo definido que justifique. Muitos pensam que isso é usar a razão mas na verdade é a manifestação mais emocional como se fosse no tempo das cavernas. Descobri que tenho muita paciência com as pessoas, a ponto de acharem que sou boba ou muito boazinha como já ouvi me dizerem. Como o comum é as pessoas não terem paciência, fica difícil para esse grupo entender a exceção...algumas espécies humanas evoluiram mais e outras ainda não. É mais fácil a exceção (seres evoluídos) entender a regra do que a regra (seres em evolução) entender a exceção. Obviamente as pessoas que me falaram isso, com certeza eram a regra...hahaha
Faz sentido então aquela célebre frase de Darwin que diz que não são as espécies mais fortes ou mais inteligentes que sobrevivem mas sim aquelas que se adaptam às mudanças. Mais do que QI é preciso saber usar e controlar nossa inteligência emocional que nos foi dada pela evolução mas que muitos esquecem de usá-la e se enganam achando que a razão por sí só basta.
Gostaram dessa reflexão?

Nenhum comentário:

Postar um comentário