sábado, 22 de agosto de 2009

Como anda a produção de vacinas para a H1N1?

Muitas são as empresas que já estão na fase de teste das vacinas para o vírus H1N1. Fiz uma busca, vou colocar um resumo de como anda a questao da vacina para a H1N1 pelo mundo. Alias a historia da vacina e muito bonita, eu enloqueco com as minhas amigas de farmacia contando como funciona a coisa, muito interessante.

Uma empresa é a chinesa Sinovac Biotech que aplicou os primeiros testes da vacina para H1N1 de 22 a 25 de Julho de 2009 em 1064 voluntários (101 idosos, 706 adultos, 404 jovens e 403 crianças) e as reações adversas ficaram em torno de 11%, considerado normal, o mesmo que as outras vacinas para outros tipos de gripe. Parece que a injeção dói um pouquinho! Eu fecho os olhos quando eu tomo injeção! hehehe É meio óbvio porque a China disparou na frente para os testes clínicos da vacina para a H1N1, são 1,35 bilhões de chineses, o equivalente a 20% da população mundial, não é pouco! Além deles estarem no hemisfério norte e segundo a OMS uma nova onda da gripe pode afetar fortemente no próximo inverno neste hemisfério dentro de alguns meses.

Na europa a principal empresa que fabrica vacinas é a Sanofi Pasteur, 40% das vacinas para outros tipos de gripe produzidas no mundo é deles. Eles tem uma fábrica em Val de Reuil na França e outra fábrica em Swiftwater no Estados Unidos. Quem sabe não é uma boa comprar ações dessa empresa? hahaha Eles fabricaram 1,6 bilhões de vacinas em 2008 e imunizaram 500 milhões de pessoas no mundo. É investido nessa empresa 1 milhão de euros por dia em pesquisa e desenvolvimento, Alina vamos lá trabalhar? hahaha A principio eles vao fabricar 28 milhoes de vacinas para H1N1 dentro de 4 ou 6 meses e depois provavelmente mais 28 milhoes de doses.

No hemisfério Sul somente 2 países tem fábrica de vacinas: Austrália e Brasil. Na Austrália serão produzidas 21 milhões de doses da vacina a serem produzidas pela CSL Biotherapies em Melbourne, os teste clínicos começaram já em 240 pessoas. Em São Paulo é o famoso Instituto Butantã. O Brasil não tem a quebra da patente para a produção da vacina e sim um acordo de transferência de tecnologia com a empresa francesa Sanofi Pasteur, a empresa francesa que acabei de citar acima. O Butantã espera até o início de 2010 produzir 30 mil vacinas e ainda assim 18 milhões serão importados para atender a população brasileira. Não sei como será a situação com os nossos amiguinhos sul americanos Argentina, Chile e outros...lo siento! Pelo que percebi, a produção no Brasil está prevendo apenas os brasileiros, nossa população é considerável!

Enfim, atualmente tem 43 pesquisas clinicas no mundo testando a vacina para a H1N1 registrados no Clinical Trials dos Estados Unidos. As pesquisas clinicas sao importantes para verificar os possiveis impactos de uma medicacao no ser humano. Enquanto pessoas e doencas coexistirem, havera sempre pesquisas para melhor sobrevivencia da especie humana.

3 comentários:

  1. É Iara.... se baixou bastante informação sobre a sanofi da frança..... pois são eles que nos fornecem a vacina da campanha dos idosos em bulk e nos do IB somente formulamos e envasamos..... enquanto a nossa fabrica da gripe não começa a funcionar de fato!
    Alias.... essa fabrica da gripe no IB foi construida no Brasil atraves de um acordo de transferencia de tecnologia com a Sanofi Pasteur da França...... imagina só.....
    E com a onda do H1N1, que será a sensação para o nosso inverno de 2010, a produção de 2010 da sanofi da frança vai ta dividida entre as tres produções para 2010: gripe hemisfério norte, gripe hemisferio sul e H1N1.....
    Por esse fato...... a nossa vacina, também virá da sanofi do EUA....
    Esse H1N1 TA MUDANDO COM A ROTINA DE TODOS....

    BJUNDA.....

    COBRINHA...

    ResponderExcluir
  2. SÓ PRA RESPONDER SUA PERGUNTA......

    ja trabalho com eles, porrrrrrrrrakiiiiiiiiii!

    kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

    ResponderExcluir
  3. Tudo bem Alina, eu falei pra gente ir pra Franca trabalhar no lab deles de la, essa era a ideia....mas vamos ficar por aqui mesmo em terras tropicais que eh mais quentinho! hehehehe
    Eu quero ser cobaia dos testes aqui meu...po, me coloca la Alina...para de graca!
    hahahahaha
    bjundas foi boa....hahaha

    ResponderExcluir