sexta-feira, 16 de março de 2012

Adeus Aziz Ab'Saber!

"É PRECISO SE LEMBRAR QUE NINGUÉM ESCOLHE O VENTRE, A LOCALIZAÇÃO GEOGRÁFICA, A CONDIÇÃO SOCIOECONÔMICA E A CONDIÇÃO SOCIOCULTURAL PARA NASCER. NASCE ONDE O ACASO DETERMINAR. POR ISSO, TEMOS QUE CUIDAR DE TODOS AQUELES QUE ESTÃO EM TODOS OS RECANTOS DESTE PAÍS".
 Aziz Ab'Saber (Geográfo)

Morreu hoje o maior Geógrafo que o Brasil já produziu, uma grande referência para diversos pesquisadores e gerações, uma pessoa a frente de seu tempo. Confesso que estou triste, ele era simplesmente um gênio, alguém que me hipnotizava nas palestras e ainda me hipnotiza nos seus livros. Tive a oprtunidade enquanto aluna de Geografia assistir várias palestras do Aziz. 

Houve um dia que ele ia dar uma aula na famosa sala 9 e nesse dia levei meu livro para ele autografar na hora do intervalo. Nesse momento eu  fiquei esperando para ver quem seria o primeiro a pedir autógrafo e como ninguém foi, lá fui pedir meu autógrafo. Depois de mim, um monte de gente começou a tirar o livro dele da mochila para autografar também! Ele sempre foi muito simples, falava de seu livro, tecia comentários de quais circunstâncias ele escreveu para qualquer pessoa que chegasse perto dele. Ele não fazia distinção, todos eram absurdamente bem tratados por ele.

Há tanta gente no mundo que com um pequeno estrelismo já se torna arrogante, o Aziz era o oposto, era um gênio e sempre tratou muito bem todos com uma simplicidade digna de ser aprendida e ensinada a todo mundo. A simplicidade é típica de quem é gênio, e praticar a simplicidade não é tarefa fácil. O Aziz praticou a simplicidade até o fim da sua vida.

Nunca vou me esquecer de como ele falava mal de médicos, agora eu consigo entender e concordar perfeitamente com ele. A arrogância é muito forte entre os médicos de maneira geral, é regra! O Aziz era absurdamente humano e se irritou diversas vezes com médicos, ele sempre falava disso. Parece até uma ironia, um cientista que elaborou entre tantas teorias uma classificação de relevo ser mais humano que um médico que lida diretamente com o ser humano.

Toda vez que passo em frente a faculdade de Direito do Largo S. Francisco eu me lembro do Aziz. Coincidentemente eu passei hoje e me lembrei de quando numa tarde de sábado lá estava o Aziz tirando fotos e eu fui lá conversar com ele. Não era toda hora que se encontrava um gênio como o Aziz perambulando por São Paulo, é inesquecível esse dia pra mim!

Ficam as lembranças, as histórias, os autógrafos e seus ensinamentos que levo comigo na minha profissão, na minha vida e no meu exercício diário de ser um ser humano mais humano.

PS.: O blog Geoiarinha está em luto!

Nenhum comentário:

Postar um comentário