segunda-feira, 27 de fevereiro de 2012

Singapura: chineses, revitalização urbana e densidade demográfica

Esse é um lindo bebê singaporiano que faz parte dos 77 % de chineses enquanto grupo étnico nesse país. O inglês e o chinês são os idiomas oficiais do país. Os bebês sempre sorriem para mim...a mãe desse bebê me pediu para tirar uma foto com o filho dela, obviamente já pedi uma foto pra mim também...hehehe Fiquei com vontade de ter um bebê asiático...como os bebês asiáticos são fofinhos! Preciso relatar também  que estou surpresa com os homens asiáticos, eu sempre achei que o homem asiático é via de regra machista! Talvez eu tenha me deparado com a exceção, nas vezes que eu estava sozinha sem meus dois amigos homens eu pude reparar algumas situações de muita simpatia e gentileza. Me surpreendi definitivamente com os homens asiáticos!


Singapura tem a maior roda gigante do mundo mas o mais legal dessa foto são as habitações atrás da parte superior da roda gigante entre o viaduto. Na beira do rio tem as famosas habitações construídas pelo governo de Singapura quando antes as pessoas moravam em submoradias precárias, num português mais claro...favela ou em inglês slum!

Sim, Singapura já teve muita pobreza sem saneamento básico mínimo há muuuuuitos anos atrás, não inventei da minha cabeça...está no relatório do Banco Mundial com referências e tudo mais. Eu estava louca para ver essas habitações porque elas são muito parecidas com as habitações que foram criadas no governo do Maluf em São Paulo que se chamava "Projeto Singapura", é igualzinho mesmo aos de Singapura, inclusive as cores. Vimos o projeto original no país mesmo...hehehe pena que não chegamos mais perto para ver como está ao redor. Amo áreas revitalizadas, o que antes era precário hoje é habitável.  A foto ao lado é uma área totalmente revitalizada, fica o principal símbolo da cidade: o Merlion que é metade peixe e metade leão. Segundo o que eu entendi, representa o que antes era uma província de pescadores e hoje a força e a pujança de um leão.  Não tem mais a província de pescadores....mas o ar provinciano permanece na cidade que dizem que nova Manhatan da Ásia. A grande diferença é que Manhatan é cosmopolita e Singapura infelizmente não é, teria tudo pra ser mas nunca será cosmopolita..! É o que eu chamo de "falso cosmopolismo"...parece cosmopolita mas na essência é provinciana, afirmo sem o menor receio!

Conheci o museu das civilizações asiáticas em Singapura, fiquei enloquecida e apaixonada por esse museu. Percebi o quanto é importante para o país deixar registrado o que era o país e o que é, a idéia do antes e o depois é muito forte em Singaoura, adorei isso! Para quem é geógrafa não dá para olhar uma cidade como apenas uma cidade linda hoje, é preciso saber como era antes e como foi mudando...isso pouca gente dá importância. Brasil, Índia e China estão passando fortemente por esse processo, é assutador as mudanças que as cidades desses países vem sofrendo.

Acima é uma foto de uma estação de metrô lotadíssima. Singapura é simplesmente a segunda maior densidade demográfica do mundo com 6.814 habitantes por km2 considerando país. Para se ter uma idéia, Tókyo tem 14.000 habitantes por km2 e São Paulo tem 7.383 habitantes por km2.  Em Singapura eu me lembrei muito de São Paulo que é lotada também. A grande diferença é que em SP tem espaço para fugir da aglomeração...agora em Singapura que é uma ilhota...eles não tem opção e a cidade não tem para onde crescer. 

Ao lado sou eu no meio do aglomerado humano no metrô.  Não é tôa que tem um pessoal estressado alí, muita gente junta e espremida. Achei o metrô muito lindo e moderno, adorei! Singapura é um país 100% urbano, não tem nem 0,1% de área rural. Por causa desse probleminha de falta de espaço, eles são obrigados a importar TUDO inclusive a água. Depois de Singapura eu fico com a impressão que o Brasil é um exagero de país, tudo é tão superlativo aqui que não sabemos aproveitar o que temos. Quando penso que temos vários problemas na agricultura...em Singapura não tem nem como ter qualquer tipo de problema agrário, simplesmente se resolve importando tudo! Como em Singapura já estávamos quase no final da nossa viagem eu já estava sofrendo por ficar muito tempo sem comer queijo, sou viciada em queijo. Fomos num mercado local e encontrei queijo inglês...ai que alívio, saí do mercado e já comecei a matar saudade de queijo. Comi na rua mesmo, me parece que é proibido comer na rua...tive que comer meio que escondida.

É um país pequeno mas com muitos assuntos para escrever nos próximos posts! No útlimo post sobre Singapura eu faço uma conclusão e tentarei responder sobre a provocação do primeiro post...sobre a felicidade em Singapura!

Um comentário:

  1. Olá amiga!
    Lindo este seu post. Adoro artigos como estes!

    Boa continuação e passe pelos meus blogues!
    Saúde...

    ResponderExcluir