sexta-feira, 9 de setembro de 2011

Revelando São Paulo 2011: Primeiras impressões

É com muita alegria que escrevo esse post para relatar minhas primeiras impressões sobre a o festival da cultura paulista conhecida como Revelando São Paulo 2011. Trata-se da 15 edição do evento que reune o que há de mais rico da cultura do Estado de São Paulo.

O Estado de São Paulo tem simplesmente 41 milhões de habitantes distribuídos em 645 municípios. Para ter uma idéia da dimensão da população a Espanha tem 45 milhões de habitantes, ou seja, falo de um estado que tem a dimensão de um país.

O estado mais populoso e rico economicamente, ou seja, o maior PIB do Brasil tem uma riqueza cultural fantástica.

O evento começou hoje e eu estava louca para ver as barraquinhas de artesanato e principalmente as barraquinhas gastronômicas. Me deparei com essa frase sensacional: Melhor chegar atrasado neste mundo, que adiantado no outro! Simplesmente uma frase genial!

É difícil dizer qual a melhor comida, todos os municípios representados trazem uma riqueza de sabores indescritível, tem desde carne, peixes, frango, porco até ostra. O prato ao lado parecia muito a paella espanhola mas é um prato típico do interior.

A grande notícia desse evento é que vai durar 10 dias a partir de hoje, ou seja é possível escolher um ou mais dias para apreciar os vários pratos típicos do interior. Uma outra grande vantagem do evento é que a entrada é totalmente gratuita e o preço dos pratos são muito acessíveis. Um prato de tucunaré para 3 pessoas custa 22 reais, esse prato da foto custa 10 reais. Dá pra almoçar ou jantar porque há diversas mesas espalhadas no galpão do parque do Trote na Vila Guilherme na zona norte de São Paulo.

Além de pratos principais é possível conhecer os bolinhos típicos do interior. Como eu conheci o bolinho de Itapetininga na própria cidade nesse evento esse bolinho está lá por apenas 2 reais. Na região da avenida paulista também tem o bolinho de itapetininga mas bem menor e muito mais caro. A primeira coisa que comi foi o bolinho de itapetininga...já está virando meu ritual.

Andando mais um pouco eu conheco o bolinho de mandioca de Buri que por sinal essa cidade tem várias opções de ecoturismo. Ou seja, eu sinto que terei que conhecer essa cidade em breve. O mundo tem lugares incríveis mas o estado de São Paulo então nem se fala.

Eu como tenho na minha origem a influência do rio e do mar eu sou apaixonada por tudo que vem desses habitats. Eu sempre como ostra no mercado municipal de São Paulo e que são provenientes de Cananéia, quando eu me deparei com a barraca de Cananéia eu quase tive um treco de emoção, foto ao lado!

Aprendi que há diversos tipos de ostra, uma de mangue e outra é do pacífico, espécie encontrada em Santa Catarina. As ostras de Cananéia são de mangue, muito saborosas e com o toque especial do limão cravo, típico do interior.

Enfim, fica a minha dica para os próximos 10 dias conhecer essas e outros pratos típicos do interior de São Paulo, é surpreendente mesmo saber que a nossa cultura é tão diversa. Mais do que puxar o R para falar, temos muito que aprender com a cultura do interior. Se já é difícil os paulistanos conhecerem a própria cidade, imaginem o próprio estado com a dimensão de um país!

Isso sim é um evento de altíssimo nível cultural com direito a muita simpatia e repleto de simplicidade muito característico dos paulistas!

Agradeço muito ao meu grande amigo e como costumo brincar... meu instrutor de gastronomia Mário, com quem aprendo sempre!

Nenhum comentário:

Postar um comentário