domingo, 18 de setembro de 2011

Nosso primeiro mergulho!

Acabo de voltar de um final de semana incrível em Ubatuba depois de realizar 4 mergulhos para conseguir a certificação reconhecida internacionalmente chamada de PADI. Vou relatar aqui minha experiência de mergulhar por partes:

Parte 1: O medo
Sempre tive um pavor muito grande de água, um trauma que eu criei em função das histórias aterrorizantes da minha mãe nos rios da Amazônia, eu tinha medo até de piscina. O ambiente aquático sempre foi um medo muito grande que eu sempre tive desde criança.

Parte 2: Superando o medo
Essa parte é dedicada a minha amiga Fernanda (foto ao lado na Marina de Ubatuba), graças a ela eu fui superando o meu medo de água. A Fernanda sempre teve uma facilidade incrível para a água, nada com a maior tranquilidade, pula nos rios, faz tiroleza na água e tudo mais. Eu sempre ficava olhando de longe. Na faculdade ela sempre falava que queria fazer o curso de mergulho, que queria mergulhar e etc. Ela me falava pra fazer o curso...mas nem nadar na época eu sabia. Nas várias viagens pela faculdade a Fernanda sempre me levava nas costas, como aconteceu na Ilha Grande e em tantos outros lugares, já quase nos afogamos devido ao meu desespero. Enfim, a Fê viu de perto o meu pavor de água mas sempre me incentivava e me tranquilizava.

Parte 3: Nadar é preciso
Na faculdade eu comecei a fazer natação...eu me divertia muito, mas aprender que é bom não aprendi, era mais recreação do que qualquer outra coisa. Aliás minha amiga Andréia quase me afogou em um das aulas...hahaha Mas aí quando eu terminei a faculdade eu decidi aprender a nadar de verdade. Foram uns 2 anos de natação mais ou menos até eu ganhar confiança. Uma vez que você sabe nadar...tudo fica mais fácil.

Parte 4: O ambiente aquático no Brasil
Há lugares lindíssimos no Brasil em ambientes aquáticos, tantos nos rios como no mar como a foto ao lado na Ilha das Couves, Recreio das Borboletas. Mas começamos nossas aventuras aquáticas desde Bonito no Mato Grosso do Sul e já compramos nossos primeiros equipamentos: o óculos e o snorkel. Foi um excelente começo, ver o fundo do rio e aqueles peixes de pertinho deu uma sensação maravilhosa, aquela flora subaquática.. aquele silêncio, uma tranquilidade, uma paz de espírito indescritível. Depois fomos para as galés de Maragogi em Alagoas e depois Abrolhos no sul da Bahia, aliás Abrolhos é o fundo do meu blog. Em Abrolhos decidimos que tínhamos que fazer o curso em algum momento de nossas vidas pois a maioria que estava no barco falou que não dá pra conhecer Fernando de Noronha sem mergulhar. Como Noronha é um grande objetivo nosso de conhecer, decidimos que faríamos o curso.

Parte 5: O curso
Eu e a Fê fizemos o curso em dezembro de 2010, lá conhecemos a Joice que também sempre quis mergulhar (Foto ao lado na Ilha das Couves em Ubatuba). Fizemos o curso com a Dive Buddy .De nós três, a Joice era quem tinha o melhor desempenho nos exercícios. Eu era a quem tinha mais medo. Terminamos o curso em 1 semana, fizemos a provinha e só faltava fazer o check out, ou seja, a saída para o mar mesmo. Mas aí, férias, viagens, carnaval, trabalho...e com a chegada no inverno deixamos o check out para agora setembro de 2011. A PADI recomenda fazer o check out até 1 ano após fazer o curso...já estávamos quase deixando completar 1 ano.

Parte 6: O check out
Nosso check out foi feito pela agência Omnimare de Ubatuba, a tripulação do barco foi maravilhosa. Eu não tenho palavras para descrever a simpatia, tranquilidade, cuidado, tudo para que nosso mergulho fosse o mais perfeito possível.

Nossos 2 primeiros mergulhos foi na Ilha Vitória em Ilha Bela, visibilidade de 8 metros e 20 graus de temperatura, fomos a 13,5 metros de profundidade. No começo é difícil coordenar o equilíbrio na água, a equalização dos ouvidos e o medo.


Na nossa primeira tentativa de descida achamos que não íamos conseguir, mas nossa instrutora sempre nos tranquilizava até que finalmente conseguimos chegar no fundo e começamos a explorar os rochedos. Eu com meu medo tive que segurar na mão da instrutora no começo...hehehe depois que adquiri confiança ela soltou a minha mão! Teve um momento no segundo mergulho que eu me enrosquei na rocha...me bateu o desespero e comecei a subir.

Todo mundo fala que mergulho é tranquilidade, é ótimo mesmo treinar isso embaixo d´água. Nossa amiga Joice teve vários problemas, regulador não funcionava, a roupa apertava demais, sangrou o nariz dela....mas nos outros 2 mergulhos no dia seguinte na Ilha das Couves foi mais tranquilo para nós três. Fizemos todos os exercícios com mais tranquilidade e menos medo. Aos poucos fomos nos acostumando a esso novo ambiente.

Parte 7: O esquecimento
Eu tenho uma mania incrível de perder coisas, em toda viagem eu sempre perco algo. Em terra isso é muito comum acontecer comigo...mas não imaginava que na água também ia me acontecer. Perdi meus óculos e meu snorkel no meu último mergulho....hehehe comecei super bem!

Parte 8: Planos futuros
Conseguimos nossa certificação de mergulho e agora vamos mergulhar periodicamente para não perder a prática. Vamos mergulhar em Paraty em dezembro mas a idéia no futuro é mergulhar em Fernando de Noronha onde dizem que é o melhor lugar de mergulho no Brasil, checaremos isso a fundo..hehehe. Ao menos um grande passo já foi dado até chegarmos em Noronha!

Parte 9: Agradecimento
A escola de mergulho, às nossas instrutoras Karen no curso teórico e na piscina e a Heloísa no check out, adoro pessoas didáticas e pacientes. Para qualquer tipo de esporte é fundamental ter excelentes instrutores e nós tivemos. A tripulação da Omnimare que foi maravilhosa conosco, ao excelente tempo sem chuvas, a Joice e principalmente a minha amiga Fernanda quem me fez superar um grande medo, eu diria até, pavor de água. Se eu consegui, qualquer pessoa com muito medo de água aos poucos consegue superar o medo! Tudo na vida é possível aprender desde que com calma, paciência e objetivo de superar os obstáculos.

Um comentário:

  1. Simplesmente incrível! Assino embaixo e agradeço ao agradecimento!! rsrsrs o negócio é cair pra dentro...ever and ever! xoxoxo

    ResponderExcluir