segunda-feira, 14 de março de 2011

Números da matriz energética mundial e as usinas nucleares

No mundo inteiro a matriz energética de um país tem uma grande importância estratégica, pois está diretamente relacionada a produção industrial, ao funcionamento dos sistemas de transportes, a segurança com postes de iluminação, a saúde para funcionamento dos hospitais, a educação para funcionamento das instituições de ensino, ao lazer, ao comércio e a agricultura. Enfim, todo funcionamento de um país depende da matriz energética adotada.

O petróleo é hoje a principal fonte de energia do planeta seguida pelo carvão mineral e gás natural. Essas 3 fontes de energia não-renováveis juntas representam aproximadamente 90% da energia consumida no planeta.

A tabela acima mostra um comparativo da matriz energética do Brasil e do mundo, mostrando que o Brasil utiliza aproximadamente 50% da sua energia de origem renovável
(hidrelétrica + biomassa representada pelo álcool da cana-de-açúcar). Super vantagem ao Brasil, em alguma coisa tínhamos que ser bons! hehehe Muitos países podem sofrer com crise de fornecimento de petróleo, mas o Brasil sofrerá muito pouco.

Quanto a energia nuclear, o Brasil tem apenas 1% da sua energia proveniente de usinas nucleares, as usinas Angra 1 e 2 na cidade de Angra dos Reis. Confesso que ter conhecido o interior da usina Angra 2 na minha época da faculdade foi muito interessante.

Fiquei impressionada de saber como funciona uma usina nuclear e de todo sistema de segurança envolvido no processo. Eu fiquei com a sensação de que a usina nuclear é absurdamente segura, ocorre um desastre como vazamento só em casa de erro humano ou um desastre natural. As explicações dos técnicos foram tão convincentes na
época que eu cheguei a pensar que parecia a solução dos problemas do mundo...tamanho convencimento. Sabemos muito bem que a usina nuclear representa um perigo pois além do lixo nuclear, a radioatividade na atmosfera pode levar anos e até mesmo séculos para se dissipar.

Foi exatamente o que aconteceu no Japão, o terremoto abalou as estruturas da usina e em especial o sistema de resfriamento do gerador, que pelo que eu aprendi é a parte mais importante de um usina nuclear. Por isso eu tomei um susto quando vi um dos geradores da usina explodindo. Aproximadamente 23% da matriz energética japonesa vem das usinas nucleares, no Brasil 1% da energia vem das usinas nuclares.

Usina nuclear é típico de países desenvolvidos carentes de outras fontes de energia, tem um custo de instalação elevadíssimo, usa altíssima tecnologia, tem produtividade energética baixa e além disso é muito perigosa mesmo seguindo todas as regras de segurança internacional.

É assustador ver um país como o Japão passando por esse problema de vazamento, um país desenvolvido com tanta tecnologia e com sistema de segurança avançado...realmente me preocupa. Não acredito que seja um novo Chernobyl como está se falando mas não se poderá negar que a radiação já está provocando impactos locais nos moradores.

A mídia gosta de um catastrofismo e toda hora falam como se a radiação fosse chegar em todos os lugares do mundo, é o problema de vivermos num mundo globalizado em que a informação hoje chega em tempo real. Vivemos tempos em que o local e o global ainda se confundem, o velho problema da escala!

Nenhum comentário:

Postar um comentário