sábado, 12 de março de 2011

E a placas se movimentam...mais um capítulo para o Japão!

Eu como geógrafa tenho que dizer que o terremoto e o tsunami no Japão são pra mim um dos mais impressionantes que eu já acompanhei até agora. O terremoto é um fenômeno natural mas quando causa impacto nos seres humanos chamamos isso de desastre natural. Um dos países mais preparados para os dasastres naturais é o Japão e mesmo assim não impede que o pânico se instale nas pessoas e as perdas no sentido amplo da palavra.

Tem um museu em Tókyo que se chama Bosai Mirai Kan que registraram os principais terremotos e ensinam como proceder em situação de risco. Nesse museu tem simuladores de terremotos em escalas altas para tentar ensinar as pessoas a se proteger. Eu tenho loucura para conhecer um simulador de terremoto. Recentemente eu conheci um simulador de chuvas e trovoadas de dentro de uma casa...foi incrível, parecia absurdamente real e pode ser visto na exposição Água na OCA. Essas coisas me deixam enloquecida de emoção! A minha maior frustração foi estar em São Francisco nos EUA exatamente no dia que teve um terremoto e eu não senti nada!

Enfim, vou colocar aqui um resumo das explicações técnicas do que aconteceu no Japão que eu retirei do Serviço Geológico Americano:

"O terremoto de 11 de Março de 2011 (magnitude preliminar 8,9) perto da costa leste de Honshu, no Japão, ocorreu como resultado da pressão de falha sobre ou perto da zona de subducção entre a placa do Pacífico e a placa norte-americana.

Na latitude do terremoto, a placa do Pacífico move-se aproximadamente para o oeste em relação à placa norte-americama a uma velocidade de 83 mm / ano. A localização, a profundidade e o mecanismo focal do sismo de 11 de março são consistentes com o evento ter ocorrido falha como a propulsão associados a subducção ao longo desta fronteira de placas.

Observe que alguns autores dividem a região em várias microplacas que definem os movimentos relativos entre as maiores do Pacífico, América do Norte e as placas Eurásia, que incluem as microplacas Okhotsk e Amur, que são, respectivamente, parte da placa norte-americana e da placa eurasiana."

Eu amo o maior aglomerado urbano do planeta - Tókyo- e ao mesmo tempo o fato de estar tão próxima de grandes placas tectônicas. O Japão, no meu ponto de vista, tem uma geografia completa com todas as coisas boas e ruins. Não deve ser fácil viver num país sujeito a desastres naturais dessa proporção que causa um terremoto e pior ainda com um tsunami que as ondas podem chegar a 700Km por hora. Ainda bem que aqui no Brasil não sabemos o que é isso e nem saberemos. Quis a geodinâmica da Terra que o Brasil se estebelecesse no meio da placa! Ufa, mas isso não impede que tenhamos desastre natural como as chuvas e as enchentes! Ainda assim, o terremoto e o tsunami no meu ponto de vista são muito piores!

Infelizmente geologicamente falando, o Japão é um país condenado a morte! Quem disse isso foi um professor de uma universidade americana...eu apenas concordo com ele.

Fica aqui minha solidariedade aos japoneses e em especial aos 350 mil brasileiros que alí vivem!

Nenhum comentário:

Postar um comentário