A cerveja como produção em larga escala oficialmente nasceu na Alemanha. Descobri ano passado a cerveja mais antiga do mundo a ser produzida em larga escala se chama Weihenstephan inventada por beneditinos para tomar no período da quaresma, fundada na Alemanha em 1040. Nos pubs de São Paulo, essa cerveja é facilmente encontrada, particularmente essa é a minha cerveja favorita!
Qualquer país pode produzir cerveja mas a lei norteadora de cervejas também é de origem alemã quando surge a primeira lei gastronômica, a Lei Alemã de Pureza de 1516 chamada de Reinheitsgebot. Esta lei é a mais antiga do mundo sobre a manipulação de alimentos e determina que a cerveja só pode ser produzida a partir da cevada, do lúpulo e da água.
Uma festa muito tradicional na Alemanha se chama Oktoberfest onde se realiza um festival da cerveja e a primeira aconteceu em 1520 em Frankfurt. Hoje a oktoberfest mais tradicional da Alemanha ocorre em Munique, chega a atrair 6 milhões de visitantes nas 3 semanas do evento.
Há várias oktoberfests espalhadas pelo mundo, principalmente nos lugares onde houve imigração alemã. No Brasil, a principal oktoberfest ocorre em Blumenau em Santa Catarina. No feriado do carnaval eu aproveitei que estava próxima dessa cidade e fui lá conhecer o local onde ocorre o evento.
Descobri neste estado a minha segunda cerveja favorita...a Eisenbahn. A fábrica da Eisenbahn fica em Blumenau e o dono é alemão, mas infelizmente não houve tempo suficiente para conhecer a produção....terei que voltar para fazer uma visitinha, provavelmente na próxima Oktoberfest! hehe
Viva a Alemanha por ter inventado a cerveja! Aliás, a minha rápida visita a este país já me deixou estremamente encantada com o povo alemão. Fui muito bem tratada e bem recebida pelos alemães, amei mais ainda o país quando encontrei diversos sucos naturais, coisa rara de se encontrar na Europa já que quase tudo alí é industrializado. E como se não fosse o suficiente, eu encontrei na Alemanha meu shampo favorito.....meus amigos quando visitam a Europa é quem sofrem para trazer minhas encomendas! hehe
Não deve ser a tôa que a economia alemã cresce, eles só produzem coisas boas!!!!
Viva a Alemanha e a imigração alemã no Brasil!
Nenhum comentário:
Postar um comentário