terça-feira, 1 de fevereiro de 2011

Cinema: a grande ARTE!

Ir ao cinema e contemplar através da tela a dor, o sofrimento, a alegria, a magia, a esperança, o outro, o ser humano, o mundo, o desconhecido é praticamente inexplicável.

O cinema deve ter um significado próprio para cada pessoa, mas tem que ter um significado. Cada filme é uma sensação nova e diferente e as críticas variadas.

Nesta semana pude assistir a dois filmes belíssimos. O primeiro, “Biutiful” sob a direção de Alejandro Gonzalez-Inarritu e “Lixo extraordinário” com Lucy Walker, João Jardim e Karen Harley.

Biutiful, que se passa na “perifa” de Barcelona é mais do que esplêndido.

O ator Javier Bardem, que acaba de passar para o topo da minha lista de atores favoritos, expressa no cotidiano de uma cidade mergulhada de imigrantes, principalmente africanos e chineses, o preconceito, a exploração, a corrupção e a inanição humana.

Um homem que com seus dois filhos e um relacionamento super conturbado com a mãe deles, se vê em estágio terminal de uma doença (o câncer) e tenta através do submundo da pirataria chinesa, subornar guardas para que os imigrantes ilegais africanos possam vender os produtos chineses. Enquanto o filme mostra essa realidade cruel, a dor, a vida, a morte e amor são discutidos durante o filme fazendo com que possamos degustar a amarga e doce desventura de viver.

Quando o filme acaba, começa uma profunda reflexão sobre “as coisas da vida”. Como professora de Geografia, penso em como isso vai se inserir na próxima aula!

Mas isso é um filme para a vida, vale MUITO a pena conferir e sentir....

Pude conferir também o filme Lixo Extraordinário! O artista plástico Vick Muniz vai até Jardim Gramacho em Duque de Caxias (RJ) e entra no mundo do maior aterro sanitário do mundo.

O que ele fez ali foi algo fantástico e o modo como o documentário acontece nos sensibiliza para mais esta parte do mundo esquecida por todos nós e onde vai parar tudo aquilo que julgamos desnecessário para nossa vida e que essas pessoas transformar em coisas reutilizáveis e podem SOBREVIVER neste mundo em que para alguns as flores são de plástico e não morrem! O cheiro deste lugar não é bom e por isso somente uma rosa de plástico conseguiria sobreviver.

O que encontramos ali são pessoas super engajadas em prol da sua luta, trabalho e sobrevivência. Pessoas que pensam, que choram, que lêem e que não deixam a esperança morrer.

As obras de arte que Vick fez são belas e fez com que a vida dessas pessoas pudesse ser expressa para o mundo de uma forma doce. O sorriso e as lágrimas de cada um deles ao se ver em um “quadro” vale cada segundo do filme.
O que dói mais em país é a extrema desigualdade social em que vivemos. Espero um dia escrever sobre isso de outra forma.

Só como outra dica, na 33ª mostra internacional de cinema de SP o filme chamado “Outro Mundo” mostrou o submundo das Filipinas, exatamente em um lixão. Vale cada segundo!

Espero que tenham se animado!

Agradecimentos à dona do Blog Geoiarinha que permitiu a publicação deste texto!
Fernanda Lopes Sortanji
____________________________________________________________________
Geoiarinha escrevendo:
1) Fê, é sempre um prazer publicar seus textos, mi blog es su blog, sinta-se sempre em casa!
2) Aguardo mais textos como o da sua análise comparativa da simpatia do povo da Suécia e da Colômbia! ;-)
3) Adorei, obrigada pelo post!

2 comentários:

  1. Um luxo! Fiquei morrendo de vontade de participar da próxima sessão. Ah, adorei a Iarinha, mi blog es su blog. Fica valendo para o meu tb se quiser contribuir por lá. Besos para as duas.
    Fran

    ResponderExcluir
  2. Gostei das dicas! Abraço, Greta

    ResponderExcluir