quinta-feira, 27 de janeiro de 2011

Sampa, Sampa, Sampa!

Sampa é o termo abreviado que chamamos a cidade de São Paulo. Como estou com um livro muito interessante sobre São Paulo do Gilberto Dimenstein, uma pessoa que ama São Paulo, nada como dedicar um post a minha cidade que fez aniversário essa semana.

Dimenstein fala muito da importância de ter aquela sensação de pertencer a uma comunidade com suas dores e alegrias, fracassos e sucessos, aventuras e desventuras. Isso se chama pertencer a um território! É a definição da minha relação com São Paulo!


Bom, vamos falar de alguns dados interessantes de São Paulo. A Avenida Paulista data de 1891 e tinha 2,8 Km e 30 metros de largura, um escândalo para a época! A avenida foi idealizada por um arquiteto uruguaio chamado Joaquim Eugenio de Lima e que hoje é nome de uma das travessas desta linda avenida.

O primeiro automóvel a circular em São Paulo surgiu em 1893, um peugeot guiado por Henrique Santos Dumont, sim da família do Santos Dumont, o pai da aviação.

Em 1903 havia 6 automóveis em São Paulo contra 3 automóveis no Rio de Janeiro. A primeira viagem de automóvel, adivinhem, foi realizado entre essas duas cidades em 1908 e levou 26 dias! Imaginem, hoje leva 6 horas de automóvel e em algum momento futuro do Brasil será em 1 hora de trem-bala, nosso TAV (Trem de Alta Velocidade).

Em 1912 o primeiro vôo entre São Paulo-Santos-São Paulo foi realizado e finalmente em 1914 foi realizado o primeiro vôo entre Rio e São Paulo com duração de 5 horas. Hoje de avião, são 40 minutos que nos separam da cidade maravilhosa de avião!

Em 1920 a cidade chega a 579.033 habitantes e em 1933, São Paulo chega a 1 milhão de habitantes e com 100 mil prédios. De 1890 a 1900 houve um crescimento na cidade de 300%, também assustador quando pensamos na época. Hoje, a cidade tem 11.244.369 habitantes!

A primeira e a última foto foram tiradas do segundo maior edifício de São Paulo, o meu querido Edfício Itália! A vista do terraço Itália é tão magnífica que nem mesmo o Ronaldo, o fenômeno, que estava na minha frente, não me fez perder o entardecer e anoitecer da minha cidade!!!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário