domingo, 20 de fevereiro de 2011

Cultura andina!

Nas minhas férias aprendi muita coisa sobre a cultura andina do Peru e da Bolívia. Ainda não tive tempo suficiente para escrever posts sobre essa incrível experiência, mas hoje vamos lá falar sobre essa riquíssima cultura.

Há que se dizer que a região dos Andes é fascinante, eu sou completamente apaixonada pela Cordilheira dos Andes, foi amor a primeira vista desde 2007. Saber que aquela é uma formação orogenêtica de duas placas tectônicas e com civilização alí naquela altura pra mim é enloquecedor.

Acredito que depois de muito conhecer cidades grandiosas ricas, lugares desenvolvidos é uma verdadeira renovação se deparar com paisagens como a dos Andes, parece dar um sentido maior, uma riqueza que nos lugares ou civilização desenvolvida inexiste. Quem me conhece sabe que amo grandes cidades, mas sou completamente fascinada pelas culturas fora do ambiente urbano, adoro me deparar com outras realidades, outros padrões de simplicidade.

Na foto acima, no meio do Altiplano entre Arequipa e Puno era a parada do "banheiro" que eles chamam de Mijero, sim de mijo em português. Não sei se dá pra ver ao fundo eu e as Cholas. Na hora eu perguntei 2 vezes se alí era o banheiro e o senhor respondeu: "sí, el mijero...10 minutos". Depois de me assustar com o nome, o jeito era ir lá usar o mijero atrás de alguma moita de rochas. Eu estava rindo na verdade, descobri que me sinto apta a ir a qualquer banheiro desse mundo. Já fui em cada lugar, mas esse confesso que foi surpreendente.

Outra coisa surpreendente foram algumas idéias interessantes da cultura andina. Na cultura inca há apenas dois tempos, o passado e o futuro. O tempo presente não existe, a idéia é que o presente logo já será passado, portanto não existe, já passou...e o que virá é o futuro. Achei essa idéia incrível, e eu que sempre dei um peso grande ao tempo presente...mal sabia eu que na verdade não existe! Bárbaro!Me parece que todos os dias já vivemos o passado e o futuro...uma idéia de plenitude, adorei!

Se antes meu lema era "viver o presente como se não houvesse o amanhã" agora eu mudei para " vivendo o passado e o futuro como se não houvesse o presente"!!!

Outra idéia interessante foi com relação a despedida.

Não há despedida para a cultura Inca, a idéia é que podemos nos reencontrar em algum momento nesta vida ou se não for nesta vida será em outras vidas.

Amei isso profundamente, ficou pra mim a idéia de um ciclo que nunca se fecha!

A partir de agora nunca mais vou me despedir de ninguém e nem dos lugares que eu visitar, eu sei que em algum momento eu posso voltar, senão nesta...na próxima vida! :-)

Viva a cultura andina!!!!!

4 comentários:

  1. Muito legal o seu post!
    Realmente é o máximo se deparar com a vida andina!
    Eu tb tive uma ótima sensação..
    A Cordilheira é realmente o melhor choque de placas que já existiu...
    Viva o povo andino!
    Adorei sua nova frase!! hehehe

    ResponderExcluir
  2. Gracias Fezinha!

    Uma pena que vc não estava lá conosco, mas não será problemas porque estaremos juntas no Equador e Colômbia!

    Viva os Andes MESMO!
    bjos

    ResponderExcluir
  3. lo que quiero saber es :que son las características de la conquista española

    ResponderExcluir
  4. Eu quero saber é: quais são as características da conquista espanhola

    ResponderExcluir