
O Cerrado é uma vegetação típica do chamado Brasil central, conforme mostra a figura ao lado. Mas "graças" a expansão agropecuária que começou no sul e avançou na direção norte do país, o Cerrado diminuiu territorialmente. Ao que tudo indica, essa expansão agropecuária já bate na porta e pede passagem para a Floresta Amazônica.
Nas minhas férias eu tive a oportunidade de conhecer o Parque Estadual do Jalapão no Tocantins que foi criado em 2001, o ano em que eu entrei na faculdade :-)


Eu gostei muito de conhecer uma Vereda de pertinho, durante todo o passeio no parque era possível avistar várias veredas...essa ao lado foi a mais próxima que encontramos, é linda!
Vamos para a definição do Aziz Ab Saber :
"As veredas são corredores de formações herbáceas rasas no fundo de planícies. Formam, assim, os grandes caminhos naturais para a circulação de animal no interior do país."
Agora uma definição mais popular: "A vereda seria o equivalente ao oasis no meio do deserto" definição do meu amigo Marcelo! Adorei!
Os buritis, as árvores grandes ao fundo, são aproveitados para fazer doces, sorvetes, sucos e até mesmo cremes. Meu creme da Natura favorito por acaso é de buriti!
Enfim, o Parque Estadual é importantíssimo para a preservação do Cerrado. Não quero nem imaginar essa área sendo invadida pela agropecuária! Fico pensando nas áreas que já foram devastadas.
Não é a toa que o Brasil hoje é o segundo maior produtor de soja do mundo...soja essa que acabou com boa parte do Cerrado conforme o mapa acima.
Infelizmente o desenvolvimento econômico e preservação ambiental são grandezas inversamente proporcionais!
Termino o post com um trecho do livro "Grandes Sertões: Veredas" do Guimarães Rosa:
"o mais importante e bonito, do mundo, é isto: que as pessoas não estão sempre iguais, ainda não foram terminadas -- mas que elas vão sempre mudando. Afinam ou desafinam. Verdade maior."
Acho que esse trecho se aplica muito bem aos lugares também!
PS:
1-Só nesse mês meu blog chegou a mais de 2.000 acessos...um número recorde! Obrigada pelos acessos! :-) ;-)
2- Aguardem o meu post sobre o lado B do Jalapão!