quinta-feira, 19 de agosto de 2010

China já é a 2ª economia mundial e Brasil é a 8ª

Há um novo ranking das maiores economias mundias:


1- Estados Unidos: 14,217 trilhões de dólares
2- China: 5,220 trilhões de dólares
3- Japão: 5,118 trilhões de dólares
4- Alemanha: 3,425 trilhões de dólares
5- França: 2,666 trilhões de dólares
6-Itália: 2,089 trilhões de dolares
7- Reino Unido: 2,066 trilhões de dólares
8- Brasil: 1,797 trilhões de dólares
9- Espanha: 1,464 trilhões de dólares
10- Canadá: 1,347 trilhões de dólares


Esses dados são da agência Bloomberg divulgadas essa semana. A principal mudança é que de fato a China é a segunda maior economia mundial tirando o posto que o Japão ocupava desde os anos 70. Havia uma previsão de que a China passaria o Japão em 2015 mas isso aconteceu esse ano, 2010...cinco anos antes. Há uma outra previsão de que a economia chinesa vai superar a economia americana em 2030. Pode ser que isso ocorra até antes, vamos aguardar!

Não podemos esquecer que a China é um país rural, ou seja, 60% dos chineses vivem no campo. O processo migratório do campo para a cidade é controlado na China. As cidades chinesas crescem e na hora que esse fluxo efetivamente aumentar.....ninguém segurará a economia desse país.


Vamos analisar um grande teórico de economia política Thomas Robert Malthus (1766-1834):


Sobre a capacidade de produção em diferentes países:


"Muitos países com grande capacidade de produção são pobres, e muitos, com uma capaciade de produção bem limitada, são comparativamente mais ricos."


Essa idéia se aplicava muito bem quando o Japão era a segunda maior economia mundial, mas quando pensamos em tamanho da população uma outra idéia de Malthus aponta um crescimento econômico lento para países que tem a população como fator determinante:


"Baseados na experiência, sabemos que a riqueza daqueles países, em que o estímulo decorrente da população é determinante, cresce muito lentamente."


Vamos ler um trecho sobre a visão de Malthus sobre a China:

"Estamos certos de que a China é o país mais fértil do mundo, que praticamente toda sua terra é cultivada e uma grande parte dela produz duas colheitas por ano, e mais, que o povo vive muito modestamente, podemos, com certeza inferir que a população é imensa (...).


Eu gosto muito de Malthus, eu leio e parece que suas idéias são atemporais.

Enfim, não poderia deixar de dizer que a economia brasileira passou a econonomia canadense e espanhola para assumir a oitava posição.
A economia brasileira deu um olé no Canadá e na minha querida Espanha! Lo siento mi España querida! hehehe
Lentamente o Brasil vai passar os outros pequeninos países europeus...hehe tudo é uma questão de tempo.
Apesar da economia brasileira estar bem ranqueada, eu estou muito preocupada com a Copa do Mundo e as Olimpíadas aqui no Brasil, mas muito preocupada mesmo. No domingo passado saiu uma ranking de infraestrura no mundo e o Brasil é o terceiro pior país em infraestrutura, preciso escrever um post só sobre esse tema, é muito grave isso! Estamos correndo o risco de pagarmos o maior micão da história! Quero muito estar errada!
Enfim, por enquanto vamos ficar feliz com o novo dado das maiores economias mundiais!

2 comentários:

  1. Actualmente, cualquier país está mejor que España. Tenemos una crisis económica muy grande, y una tasa de desempleo que está en máximos históricos. Querida prima, pienso que acabaré marachándome para Brasil, hehehe.
    Por cierto, mañana empiezo en un nuevo empleo, un buen Despacho de Abogados de Vigo.
    Un beso enorme Iara y saludos para tu familia!!!

    Tu primo español Miguel Cabaleiro

    ResponderExcluir
  2. Hola mi querido primo Miguel!! Me gustó muchíssimo su visita y comentário en mi blog!
    Sí, venga a Brasil entoces! hehehe Mira que mi papa desde que llegó aqui nunca mas retornó a España! hehehe Tu eres genial y no quederá sin empleo, tengo certeza! Una pena eso de la mala economia española!
    bicos de tu prima mitad brasileña y mitad española...:P!
    besos a todos de su família! saudades!
    Iara

    ResponderExcluir