sexta-feira, 27 de agosto de 2010

A riquíssima cultura paulista: do interior ao litoral

O estado de São Paulo é o maior PIB das 27 unidades federativas do Brasil, são 41 milhões de habitantes distribuídos em 645 municípios. Só para termos uma idéia da dimensão que essa população representa, a Espanha tem aproximadamente 42 milhões de habitantes. Em outras palavras...ou a Espanha é muito pequena ou o estado de São Paulo é muito grande!

Enfim, tudo isso para dizer que assim como um país com esse tamanho de população tem um cultura diversificada, o estado de São Paulo tem uma cultura altamente diversificada também.


Eu não conheço todo o meu estado e acho que será muito difícil de conhecer tudo, mas nos últimos anos sempre tem umas feiras de turismo divulgando os pontos turísticos de alguns dos 645 municípios de São Paulo. Eu tenho uma lista grande de lugares que quero conhecer aqui perto: Termas dos Laranjais, Brotas, Socorro, Barra Bonita...só no interior. No litoral eu já conheço bem...embora ainda falta conhecer Ilha Bela e a Reserva da Juréia.




Uma coisa é fato, a gastronomia do interior paulista é MA-RA-VI-LHO-SA! Olha, eu passo muito bem em qualquer município do interior e isso é um elemento cultural fortíssimo. Pra mim uma cultura começa pelo que se come.

A foto ao lado é do bolinho patrimônio cultural da cidade de Itapetininga. O município de Itapetininga é o maior PIB agrícola do estado e teve a primeira escola pública do estado de São Paulo. Uma cidade de interior linda e com uma super infra-estrutura. O ensino público desse município é o melhor do Brasil!



Para quem quiser conhecer um pouco mais da gastronomia do interior paulista, o XIV Festival da Cultura Paulista Tradicional que ocorrerá entre os dias 10 a 19 de setembro de 2010 no Parque da Vilha Guilherme ou conhecido também como Parque do Trote na zona norte de São Paulo.
Serão expostos 90 estandes de culinária e 160 estandes de artesanato. Ou seja, ao invés de irmos até o interior e conhecer toda sua diversidade, vários representantes dos munípios virão até São Paulo divulgar suas riquezas culturais.

Não preciso nem dizer que eu, obviamente, vou nessa feira provar os maravilhosos quitutes paulistas típicos. O bolinho de frango de Itapetininga estará nesse evento.

A impressão que eu tenho é que os brasileiros não conhecem seu próprio país e os paulistas também não conhecem seu próprio estado! Eu não me excluo disso!

Fica aqui meu post para divulgar eventos relacionados à riquíssima cultura paulista! No ano passado 50 mil pessoas passaram pelo evento, vamos ver se esse ano esse número sobe!

PS.: 1-Há muitas padarias maravilhosas no interior, padaria é algo tipicamente paulista! As docerias do interior pra mim são as melhores, a rede SENSAÇÕES DOCES é fortíssima no interior e ao poucos estão chegando aqui em Sampa. Essa rede interiorana é mil vezes melhor que a doceria AMOR AOS PEDAÇOS e com a incrível vantagem de ser mais deliciosa e mais barata! Coisas do interior paulista...bom e barato! No meu último aniversário o bolo da minha festa era da sensações, todos elogiaram muito e repetiram várias vezes...sinal que estava bom mesmo! hehehe

2- Ainda não conheço a famosa doceria Marleide Monteiro de Santos, além de ter uma história linda.....quero conhecer!!!!!!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário