quarta-feira, 25 de agosto de 2010

Condições atmosféricas sec. XIX e XXI em São Paulo!

A umidade do ar é definida pela quantidade de vapor de água no ar . A umidade é uma das condições atmosféricas que afetam a biosfera e a superfície terrestre. É um dos elementos do conjunto de parâmetros de temperatura, chuva, vento, nebulosidade que qualificam o tempo meteorológico (CPTEC-INPE).

Enfim, qual a importância da umidade?

"A umidade é um agente ativo de destruição, bem mais nocivo para a vida animal do que o calor solar."

Essa é a definição do médico e naturalista francês chamado Joseph François Xavier SIGAUD (1796-1856) que chegou em terras brasileiras com 30 anos de idade após a Independência do Brasil. Seu livro publicado na França e traduzido para o português muito tempo depois é interessantíssimo: "Do Clima e das Doenças do Brasil" as características que ele observou do nosso país no Brasil Império da primeira metade do século XIX.

As descrições climáticas do livro são lindas, vamos ver um trecho interessantíssimo :
"(...) a média da temperatura de São Paulo é de 22 a 23 graus celsius. Nesta província, a diferença de temperatura entre o inverno e verão é muito mais definida do que nas províncias do norte. Apesar dessa diferença, o clima de São Paulo é um dos mais agradáveis do mundo." pg. 74 do livro

Essa caracterização é de 1818 quando São Paulo era uma "província"...siiiiimmmm, São Paulo já foi uma província! hehehe hoje é uma megacidade! Naquela época não tinha o caos de hoje, então talvez antes pudesse mesmo ter um dos mais agradáveis climas do mundo.

Nos últimos dias São Paulo está em estado de alerta para a umidade relativa do ar, definida como a relação entre o conteúdo de vapor de água e a temperatura, medida em porcentagem (%). Os problemas respiratórios serão agravados nesses dias e os que mais podem sofrer são as crianças e os idosos. Eu mesma que estou no meio termo já sinto os efeitos dessa baixa umidade ralativa do ar. Em São Paulo o nível mais baixo registado hoje foi 19%.














Como estamos numa situação de La niña, fenômeno de resfriamento das águas do Pacífico, nosso inverno será muito mais seco.

Enfim, o jeito é tomar bastante água, usar muito soro fisiológico, evitar aglomerações e evitar práticas esportivas ao ar livre.

Como evitar aglomerações em ambientes fechados em São Paulo? hahaha impossível!

Quisera eu poder sentir as condições climáticas de São Paulo do início do século XIX!!!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário