
Enfim, qual a importância da umidade?
"A umidade é um agente ativo de destruição, bem mais nocivo para a vida animal do que o calor solar."
Essa é a definição do médico e naturalista francês chamado Joseph François Xavier SIGAUD (1796-1856) que chegou em terras brasileiras com 30 anos de idade após a Independência do Brasil. Seu livro publicado na França e traduzido para o português muito tempo depois é interessantíssimo: "Do Clima e das Doenças do Brasil" as características que ele observou do nosso país no Brasil Império da primeira metade do século XIX.
"(...) a média da temperatura de São Paulo é de 22 a 23 graus celsius. Nesta província, a diferença de temperatura entre o inverno e verão é muito mais definida do que nas províncias do norte. Apesar dessa diferença, o clima de São Paulo é um dos mais agradáveis do mundo." pg. 74 do livro

Nos últimos dias São Paulo está em estado de alerta para a umidade relativa do ar, definida como a relação entre o conteúdo de vapor de água e a temperatura, medida em porcentagem (%). Os problemas respiratórios serão agravados nesses dias e os que mais podem sofrer são as crianças e os idosos. Eu mesma que estou no meio termo já sinto os efeitos dessa baixa umidade ralativa do ar. Em São Paulo o nível mais baixo registado hoje foi 19%.


Enfim, o jeito é tomar bastante água, usar muito soro fisiológico, evitar aglomerações e evitar práticas esportivas ao ar livre.
Como evitar aglomerações em ambientes fechados em São Paulo? hahaha impossível!
Quisera eu poder sentir as condições climáticas de São Paulo do início do século XIX!!!!!
Nenhum comentário:
Postar um comentário