domingo, 15 de novembro de 2009

Os metrôs no mundo!

Sou uma aficcionada por grandes cidades e o meio de transporte que mais me fascina é o metrô. Eu amo metrô, se tem alguma coisa que me faz sentir com total mobilidade e rapidez é andar de metrô.
Os maiores metros do mundo são:
1 - Londres
2 - NY
3- Tóquio
4- Moscou
5- Seul
6- Madri

O sistema de metrô mais antigo do mundo começou em 1863 em Londres, atualmente com aproximadamente 8,2 milhões de habitantes tem nada mais e nada menos que 408Km de linhas de metrô, fantástico! São 11 linhas e 270 estações. Preciso conhecer essa cidade...hehehe

Como não fui na Inglaterra ainda eu pelo menos conheci o que antes se chamava "Nova Inglaterra" na América que hoje é a cidade de Boston.


Trata-se do primeiro metrô na América inaugurado em 1897 começando com 11 estações e hoje conta com 67 estações e 116Km de extensão de metrô. Na foto dá pra ver na estação Park Street escrito: "The first subway in America 1897". Não é linda essa foto!




Na foto sou eu nessa linha mais antiga da América em Boston, foto tirada pela minha querida amiga Silvia que hoje mora no Canadá. A Silvia é paranóica por tirar foto como eu...hehehe ainda bem que nós duas juntas demos certo.



Foi um dos metrôs mais fofos que já andei, parece composição de parque de diversões, tudo pequenininho, aliás pra mim foi na medida certa....hehehe

Mas outro metrô super legal que eu conheci junto com a Silvia também super antigo é o metrô de Nova York, foi inaugurado em 1904.

Nova York começou com 28 estações e hoje tem 462 estações. Só a cidade de NY tem 8 milhões de habitantes, com a região metropolitana vai pra 19,5 milhões. São 368 Km de extensão ao todo do sistema.
São muitas estações, parece que é o sistema que mais tem estações do mundo. Não tem como andar nesse metro sem um mapa da linha. Sem contar que tem algumas linhas expressas que não param em todas as estações. Se enganar no metrô de NY é absolutamente normal. Outra coisa que achei super legal do metro de lá é que algumas linhas funcionam 24 horas. É uma cidade que realmente não dorme, por isso que amo NY!
O metrô de Paris foi inaugurado em 1900 e tem aproximadamente 300 Km de extensão com 380 estações. Paris tem 2 milhões de habitantes mas se contar a área metropolitana chega a 11 milhões, é bastante!
Na foto sou eu junto com minha querida amiga Andréia passeando por Paris, olha como estamos chics! Saudades de Paris!!!!! Deia e eu nos divertimos demais no metrô de Paris, muitas risadas e palhaçadas. Tenho várias filmagens de vídeo no metrô de Paris que estão engraçadíssimas! Deia, prometo te dar o dvd em janeiro sem falta! Tudo bem que será depois de 1 ano....hahahaha
Outro sistema super bacana que conheci é o metrô de Madri. Madri tem o segundo maior sistema da europa e o sexto maior do mundo com 13 linhas, 281 estações e 312 Km de extensão. Começou em 1929 com 8 estações e foi evoluindo com o tempo e hoje parece que é o metro que tem a rede mais densa do mundo.
Na foto sou eu no metrô da Madri, eu estava morrendo de rir porque meus amigos não acreditaram que eu pedi pra tirar mais uma foto, estávamos no fim da nossa viagem..o cansaço já era visível! Eles não me aguentavam mais de tanto que eu pedia pra eles tirarem foto minha....hahaha Pelo menos a dupla MaMa teve muita paciência comigo, era por isso que eu dava risada! hahaha Viajar com meninos é super divertido, eles são super práticos, é impressionante! Aprendi a ser mais prática...hahahaha Mas tirar menos foto eu não consigo...hahahaha Sem contar quando eu peço pra me filmarem! Haja paciência comigo...mas eu sou assim, fazer o que!
Bom, tem mais metrôs no mundo, a China é um capítulo a parte, teria que ser um post só pra falar do metrô deles.
Falando da minha cidade São Paulo, nosso sistema é lamentável. O metrô de Sampa começou em 1968 com 20 estações, linha azul ligando Santana ao Jabaquara. Hoje temos 5 linhas, 55 estações e uma vergonhosa extensão de 61,3Km.
Só para efeitos de comparação a Cidade do México começou em 1969 com 16 estações e hoje tem 11 linhas com 175 estações e 177Km de extensão. Outro exemplo é o metrô de Cairo que foi inaugurado em 1987, tem duas linhas e 63,5 Km de extensão ao todo. Uma terceira linha começou a ser construída esse ano e aumentará mais 7Km a extensão do metrô de Cairo.
Ou seja, até o Egito está melhor que São Paulo. Aqui pararam no tempo e no espaço a expansão do metrô mas como estamos um ano antes das eleições a propaganda está fortíssima tentando nos convencer que estão investindo em metrô. Ok estão investindo sim depois de muitas décadas completamente parados. Recomeçou os investimentos no metrô em 2006 e a linha 4 ainda não está pronta e parece que vai atrasar, mas com certeza antes das eleições estará em pleno funcionamento.
Só sei que depois de sair pelo mundo eu sempre voltei com muita raiva do metrô de Sampa. Outra coisa que esqueci de dizer, praticamente todos os metrôs que conheci estão conectados ao aeroporto, é super normal isso lá fora. Aqui ainda é ficção, o projeto até existe, tem até uma placa no aeroporto de guarulhos escrito: Futuras instalações do metrô. Os projetos começam a sair das gavetas porque em 2014 teremos Copa do Mundo, se não são esses eventos a coisa não avançaria. Até o trem ligando São Paulo e Rio provavelmente ficará pronto até 2014!
Esse é nosso jeito tupiniquim de avançar, na marra! (risos)
Enfim, seguirei pelo mundo tirando fotos nos metrôs...hehehe Eu gosto de metrô, não sei se deu pra reparar! hehehe

5 comentários:

  1. Você não disse qual é o mais fedido...rs
    Eu tenho a minha opinião...rs

    ResponderExcluir
  2. Hahaha O de Paris porque os franceses não tomam banho....hahaha acertei!
    Uma amiga minha disse que sentiu cheiro de xixi no metro de NY! Eca....
    O sistema de metro de Sampa é minúsculo mas pelo menos somos um dos mais limpos senão o mais limpo do mundo! Isso é fato! Pelo menos alguma coisa de positivo...hahahaha

    ResponderExcluir
  3. adorei essa coletânea de metros pelo mundo.
    Parabéns!

    Beijos

    ResponderExcluir
  4. Oieee Suelen!
    Merci...hehehe
    Acho que sou um pouco paranóica por grande metrópoles...hahaha
    Obrigada pela visitinha!
    beijos

    ResponderExcluir
  5. e ai mocinha,,claro que sou euzinhum,,que saudades ainda bem que o destino nos colocou di novo juntos,,ti adoroo amigaa....
    andarilhofotografico@hotmail.com para ir ao meu orkt e ver as imagens da serra,ou ,e por sinal tem voce e a turma lá,,bjokas iarinhaaaaaaa!!!

    ResponderExcluir