quarta-feira, 4 de novembro de 2009

Mais dicas gastronômicas em Sampa

Um dos posts abaixo eu desafiei meu amigo gourmenauta em achar um tacacá em São Paulo e não é que ele me respondeu na lata! Aliás várias coisas que eu gosto e que não são típicos de São Paulo o goumenauta sempre me indica um lugar para matar a minha vontade.

Algumas coisas do meu gosto que tem em Sampa e não é típico daqui:


Mote com huesillos típico do Chile, todo ano na vila zelina na festa Lituana! Eu me emocionei quando eu vi o mote pela primeira vez aqui em Sampa, uma vez por ano eu tomo mote sem precisar ir até o Chile...hehehe

Mote é um trigo fervido e sem casca e huesillos é o mesmo que durazno ou seja, pêssego em português. Aliás tenho uma história supre engraçada por não saber o que significava durazno. Em Toledo na Espanha, eu e meus amigos Marcelo e Mários não entendiámos muito quais eram as sobremesas do cardápio. Lembro que pedi um cujo nome me pareceu simpático e o Mário escolheu o mesmo que eu...no fundo nós queríamos algum doce típico da região. O Marcelo para ser diferente pediu DURAZNO achando que vinha uma torta de chocolate....hahahaha Eu simplesmente não conseguia parar de rir quando a minha escolha e a do Mário era uma torta de chocolate e a do Marcelo era pêssego em calda, facilmente encontrado em qualquer esquina aqui no Brasil hehehe.... Nunca mais esquecemos o que é durazno! Foi muito engraçado na hora! Coisas da lingua castelhana! Voltando ao Mote, quem for no Chile não pode deixar de provar esse refresco MARAVILHOSO, no verão então é fabuloso. Eu adoro o mote chileno!


Churros com chocolate igualzinho na Espanha se encontra no Tatuapé, http://www.casadochurro.com.br/ o dono é um catalão de Barcelona. Eu falei para o dono que o churros que ele vende aqui em São Paulo não deve absolutamente nada para os da Espanha, disse até que foi melhor que muitos que comi lá. Ele me disse que os espanhóis na Espanha tem preguiça de trabalhar sério e fazer churros de verdade....eu morri de rir! Vale a pena muitíssimo ir nessa churreria e a loja tem serviço delivery de churros. Desconheço isso na Espanha, duvido que lá você pode pedir churros por telefone como aqui em Sampa.

Tacaca típico da amazônia pode ser encontrado no Restaurante AMAZÔNIA http://www.restauranteamazonia.com.br/ e fica na Bela Vista em Sampa! Uma das sócias me disse que se a casa vende 70 garrafas de cerveja por mês ela vende 170 tacacás por mês e o tacacá tem todos os dias a qualquer hora do dia.



Os frequentadores em sua maioria é de pessoas que são da região norte do Brasil e que mora em São Paulo. É impressionante a mão-de-obra que dá para trazer tudo fresquinho da amazônia e toda semana chegam os ingredientes da amazônia ou por avião ou por caminhão frigorífico vindos de Belém. Detalhe o restaurante faz delivery de tacacá, dependendo do bairro cobra uma taxinha. O tacacá custa R$11,oo aqui em Sampa, tudo bem que na amazônia custa R$5,00 mas analisando toda a logística para fazer o tacacá em São Paulo o preço aqui compensa! Detalhe, esse restaurante faz delivery de tacacá...isso é Sampa né, também duvido que em Manaus ou em Belém tenha delivery de tacacá.


Peixe amazônico: é possível encontrar PACU, o meu peixe amazônico favorito (Mário, essa não te contei) no restaurante PAELLA no shopping Frei Caneca. Por acaso eu comi paella com meu peixe amazônico favorito...uma ótima combinação!



Sorvetes típicos do Cerrado e da Amazônia: Gente, esse conheci recentemente, fica na Vila Mariana relativamente perto do metrô na Rua Aurea, 351. Eu pedi um sorvete de brejaúba, nem conheço essa fruta mas arrisquei provar algo diferente e adorei (pelo menos não era durazno! hehehe). A Fê pediu sorvete de pequi, eu provei o dela obviamente mas pequi é uma fruta que ainda não agrada meu paladar. Tem um montão de sabores diferentes mas tem também sorvetes amazônicos que eu adoro, sorvete de açaí e sorvete de cupuaçu. Tudo isso em Sampa city! Sinto que com o calor que vem fazendo esses dias serei obrigada a ir nessa sorveteria mais vezes! hehehehe Segue o site da rede para quem quiser conhecer, eu recomendo mutíssimo http://www.frutosdocerrado.com.br/


Bom, essas foram algumas dicas de lugares que venho aprendendo a cada dia aqui em Sampa. Assim que eu tiver mais aulas práticas de gastronomia com o gourmenauta eu escreverei aqui no blog!

4 comentários:

  1. vc pode continuar sua saga de comidas diferentes colocando esfihas armenias, doces hungaros e ainda tem salgados bulgaros, comida servia, doces e comidas gregas e pratos tailandesa.... qual vai ser o primeiro????
    Eu sugiro no sabado comermos macarrao na rua em uma esquina da pompeia.... na casa de calcinhas????? é sério.... aguarde gurmenauta

    ResponderExcluir
  2. Hahahaha Eu sei onde é essa loja, eu sempre fiquei de ir lá e nunca fui nessa loja! Opa, claro que vou falar das esfihas armênias aqui, me aguarde é que eu esqueci de tirar foto...hehe ficará para a próxima ida lá, o que não será difícil acontecer...hehe bom e barato é com nóis memo! hahaha Doce húngaro também mas depois que eu provar o strudel de cereja...hehehe Ah Mario, quero conhecer comida tailandesa, essa temos que ver um dia mesmo. Esse macarrão não deve ser qualquer macarrão, já estou curiosa! Fechado!
    Beijos
    Iara...quase uma caiçara! hahahahaha Vc vê que até rimou!

    ResponderExcluir
  3. Vai ter que me levar pra comer churros antes de eu ir embora hein!! haha

    ResponderExcluir
  4. Opaaaa,
    Vamos simmmmmmmm!!! Tô querendo ir lá mesmo comer um churros com chocolate! Vamos sim,e hoje comida tailandesa! uhuuuu
    Depois vc será a minha guia nas minhas férias na sua cidade, mal posso esperar, já vou entrar em contagem regressiva!hahahaha
    bjos

    ResponderExcluir