quinta-feira, 4 de junho de 2009

São Paulo, a minha cidade favorita!

São Paulo é a minha cidade natal, nasci nada mais nada menos que a duas quadras da avenida paulista..hehehe sou paulistaníssima elevada a décima potência! Um pré-requisito básico para ter a minha amizade é no mínimo gostar de Sampa...eu simplesmente quero matar quem fala mal dela perto de mim. Se está ruim...os encomodados que se mudem, não é? E se é tão ruim assim o que fazem aqui? Isso é muito comum de pessoas que são provenientes de cidades "provincianas"...hehehe Eu costumo dizer que quem não nasceu em uma mega cidade, com pelo menos 10 milhões de habitantes, ou não se acostuma a ela é provinciano...hahaha

Eu gosto muitos das estatísticas de rankeamento. Vou colocar somente as regiões metropolitanas do mundo que o dado é mais interessante:

1° lugar: Tóquio - Japão 35,67 milhões de habitantes
2° lugar: Nova York - EUA 19,5 milhões de habitantes
3° lugar: Cidade do México - México 19,2 milhões de habitantes
4° lugar: Bombaim - India - 18,97 milhões de habitantes
5° lugar: São Paulo - Brasil - 18,84 milhões de habitantes
6° lugar: Nova Delhi - Índia - 15,02 milhões de habitantes
7° lugar: Changai - China - 14,98 milhões de habitantes
8° lugar: Calcutá - Índia - 14,78 milhões de habitantes
9° lugar: Daca - Bangladesh - 13,48 milhões de habitantes
10° lugar: Buenos Aires - Argentina - 12, 79 milhões de habitantes

O interessante é que quando o ranqueamento é feito por cidade, Tóquio e NY perdem o 1° e o 2° lugar para Bombaim e Karachi - Paquistão, México cai para a 10° posição dando lugar a Nova Delhi, São Paulo permance na 5° posição. Muito provavelmente o uso do solo em Tóquio e NY sejam caríssimos e as pessoas acabam morando mais afastadas da cidade porém na região metropolitana. Por isso gosto mais do dado de região metropolitana, dá uma idéia do poder de alcance de um cidade. Sampa nos dois ranqueamentos permanece na forte na 5° posição, ou seja tanto a cidade quanto a região tem uma expressão populacional e econômica grandíssima.

Sou uma eterna apaixonada por grandes cidades, tenho loucura por conhecer todas essas da lista! Só conheço NY, Buenos Aires e SP, me faltam 7..hahaha Estou pensando seriamente nas minhas próximas férias em conhecer a Cidade do México, recebi vários sinais este ano trombando com pessoas que me falam dessa cidade como algo incrível..terei que checar isso de perto...hahaha sinto que vou amar a cidade. O Japão eu também tenho loucura de conhecer, de tanto que meu grande amigo Wilson me falava quando morou lá, Tóquio então nem se fala. Tomei saquê com dois rapazes japoneses de Tóquio no pré reveillon de 2008 em NY, foi bárbaro eles me contando da cidade deles, eu fiquei fascinada! Eduardo, me espera pra ir ao Japão com você, pleaaaaase! Você é um dos melhores companheiros pra viajar junto!!!!rs! Por enquanto eu me contento em morar no bairro mais japonês de Sampa, a minha querida Liberdade.

Não existe cidade ideal para se morar na minha opinião, existe aquele que você se identifica. Opções para não cair na monotonia em Sampa é o que você nunca vai sentir, é por isso que eu me identifico com Sampa. Nem tudo são flores, o trânsito daqui deixa qualquer um estressado...a linha metroviária parou no tempo e no espaço e olha que começamos junto com a Cidade do México, só que lá houve expansão, agora é só o que se fala aqui, uma expansão a la tupiniquim. Segurança também tem seus problemas mas nada muito absurdo como os estrangeiros costumam relatar daqui. Eu já andei várias mas várias vezes de madrugada pelas ruas do centro sem problema algum, mas é óbvio que tem que ter cuidado. Praça da Sé às 21h também, várias vezes, minha academia era alí perto..como diz uma amiga minha eu sou destemida! hahahaha Pra quem já enganou trombadinha, entrou em favelas, pedalou e entrou na cracolândia é difícil eu sentir medo. Acho que é por isso que vou sozinha pra qualquer lugar do mundo sem problema algum. hahahaha
Coisas de quem nasceu em uma mega cidade, não é mesmo?

7 comentários:

  1. huhauuaha pode crer!!!! a gente precisa fazer o veloses furioses em Toquio!! huauhauua

    Seu blog tá realmente muito bom !!! vc não tem o q fazer não ?? uhuahuhauhau

    bjao!! marcamos uma nova no obento !!
    eduardo

    ResponderExcluir
  2. Somos duas! Também sou apaixonada por Sampa. Adotei a cidade, depois de ter nascido em uma cidade do sul que mal conheço, fui para em sampa e dou graças a Deus por isso. Sampa é minha cidade do coração. Adotei-a. E também não gosto de ouvir falarem mal dela. Os franceses que conhecem o Brasil geralmente não vão p/ São Paulo. Tá, eu sei que o que eles querem é praia, carnaval e belas paisagens. Mas sampa é um mundo em uma cidade. Aí tem de tudo. Por que resistir????

    ResponderExcluir
  3. Cara, você falou e disse, eu já percebi isso quando converso com os estrangeiros, 95% conhecem o Rio e os outros 5% só conheceram Sampa porque precisou vir aqui a trabalho...hahaha Sem contar que a visão do estrangeiro sobre o Brasil é além do que vc falou praia, carnaval e belas paisagens, adiciona aí também que eles acham que as mulheres não falam mas cantam, não andam mas sabem sambar...haha e no intervalo fazem sexo....hahaha Ou seja, praticamente somos desprovidas de cérebro! hahahahaha
    Essa semana foi engraçada, na quarta à noite jantei comida japonesa, na sexta jantei quiche num bistrôt francês , no sábado almoçei Paella, à noite comi um bolinho de bacalhau e depois pra fechar fui jantar batata suiça...Japão, França, Espanha, Portugal e Suiça numa mesma cidade, me fala onde isso podia acontecer? Sem contar que eu fui na Decathlon e na Zara no sábado...praticamente me sinto na Europa em São Paulo...hahaha até o clima esses dias fez 10°C pra lembrar mesmo a europa..
    Eduardo, é nozes em Tóquio!!! Pois é, enquanto meu texto final está com meu orientador eu fico aqui brincando com o meu blog...hehehehehe
    bjinhos

    ResponderExcluir
  4. Gente falar de Sampa é falar da minha história, de muitas histórias!!! Eu amo isso daqui e não tem para ninguém cara!!! Nenhuma cidade do mundo é como a nossa!!! NENHUMA!!! Não conheci todas, mas as que eu conheci apesar de suas particularidadeas e belezas não podem se comparar à grande Sampa!!!!
    Iara vc sabe quantas aventuras já vivemos aqui!!! Meu...entrar nas grandes favelas é muito emocionante... o povo é muito receptivo e isso é muito bom!
    Sem falar nas padarias... restaurantes,...cinemas....espaços culturais... puts!!! sem isso não sei viver!!!!

    tirando o trânsito... as pessoas que realmente não deveriam fazer parte do Planeta Terra pela sua ignorância o resto é maravilhoso!!!

    Magnífica São Paulo!!!!

    Um beijão....

    ResponderExcluir
  5. Nenhuma cidade será igual a outra, mas acredito que há características muito parecidas nas megas cidades...por isso amei NY. Acho que eu também não conseguiria sobreviver muito tempo sem os espaços culturais de Sampa, sem teatro, sem shows, sem a programação dos sescs, sem os centros culturais, sem a livraria cultura....e principalmente sem a avenida paulista, acho que eu teria um AVC!
    rsrsrs

    ResponderExcluir
  6. São Paulo chega aos 11 milhões de habitantes

    População do País já é de 191.480.630 de pessoas e poderá atingir a marca de 200 milhões em 2014


    No último ano, a cidade de São Paulo ganhou 47.344 moradores e ultrapassou, em 2009, a barreira dos 11 milhões de habitantes, segundo as estimativas das populações dos municípios brasileiros, divulgadas ontem pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Já o País tem agora 191.480. 630 habitantes nos 5.565 municípios. No levantamento do ano passado, a população total estimada era de 189.612.814 pessoas. Nesse ritmo, no primeiro semestre de 2014 o Brasil passará dos 200 milhões. A estimativa do instituto leva em consideração as taxas de natalidade, mortalidade e migração
    agora, a capital paulista tem 11.037.593 moradores, um acréscimo de 0,43% em relação aos números do ano passado, e segue como o maior município do País, com 4,8 milhões de pessoas a mais que o Rio, a segunda cidade brasileira em população (mais informações nesta página). No mundo, sem contar dados de regiões metropolitanas como um todo, São Paulo é a sexta maior cidade, atrás de Mumbai (Índia), Xangai (China), Karachi (Paquistão), Deli (Índia) e Istambul (Turquia), respectivamente. Todas elas já tinham atingido os 11 milhões de habitantes.

    Os números do gigantismo da metrópole se destacam ainda mais quando se compara a cidade com os países da Europa ou da América do Sul: São Paulo é maior que 35 dos 45 países europeus, que 5 dos 12 sul-americanos e que 13 dos 14 da Oceania. Existem, por nascimento ou adoção, mais paulistanos que habitantes de Portugal, Bélgica, República Checa, Bolívia, Paraguai, Hungria, Suíça, Bulgária, Israel e Áustria.

    Atrás dos 11 milhões da metrópole, por outro lado, existem problemas que atravessam décadas de crescimento populacional, como a má distribuição de serviços públicos e dificuldades na mobilidade urbana. "Assim como o Brasil, São Paulo apresenta grandes desigualdades sociais. Não somente em termos de renda e riqueza, como de urbanização e equipamentos públicos. A maioria dos serviços se concentra em poucas das 31 subprefeituras da cidade", diz Maurício Broinizi, coordenador executivo do Movimento Nossa São Paulo, que acompanha as políticas públicas da capital.

    O coordenador do Nossa São Paulo aponta investimentos no transporte público, ou a falta deles, como um dos principais desafios a ser enfrentados na capital paulista, mesmo ponto abordado pelo arquiteto e urbanista Jorge Wilheim, secretário de Planejamento Urbano na gestão da ex-prefeita Marta Suplicy. "Hoje, um terço da cidade anda de transporte público, um terço a pé e um terço de veículos privados. Nessa divisão modal, tem de diminuir a participação do transporte privado e aumentar o público", aponta o ex-secretário de Planejamento Urbano.

    ResponderExcluir
  7. Sim sim sim, essa notícia é fresquíssima, saiu hoje na televisão e nos jornais! Vou escrever um novo post sobre cidades com os dados novos!
    Obrigada

    ResponderExcluir