domingo, 31 de maio de 2009

Manaus, sede dos jogos da Copa do Mundo de 2014

Sim, Manaus será uma das 12 cidades sedes que receberão os jogos da Copa do Mundo em 2014. YESSSSSSSSS!!!!!
Sinto muito Marcelo, mas Belém apesar de ter uma força política maior não tem a mesma infraestutura que Manaus....vishhhh Eu conheci Belém esse ano mas as pessoas não são tão receptivas quanto as pessoas de Manaus.

Enquanto Belém é a porta de entrada, Manaus está bem no miolo do Amazônia brasileira e no famoso encontro das águas, enconto do rio Negro (ph mais ácido, mais escuro e que traz menos sedimentos) com o rio Solimões (ph mais básico, mais barrenta e que traz muitos sedimentos). Aprendi isso com químicos da Petrobrás amigos meus. Eles me disseram que os mosquitinhos famosos da região não aparecem no Rio Negro...e é verdade.
Eu sou super suspeita para falar dessa cidade, eu conheço ela muito bem e venho percebendo que a cidade mudou muito e para melhor. Estive lá com 6, 8, 23 e 27 anos porque minha mamis é da região! É uma cidade que se diferencia de todo o Brasil. Outro dia um professor da USP tinha acabado de chegar de Manaus e eu perguntei o que ele tinha achado da cidade, a resposta dele: "DIFERENTE". Hahahahahaha

Minha última visita a cidade foi em Janeiro de 2009 e a cidade estava absurdamente diferente de quando visitei em 2005 e nem se compara com quando eu tinha 6 anos. Isso porque a Prefeitura de Manaus vem mudando a cara da cidade desde 2006 e realizou várias revitalizações INACREDITÁVEIS, ficou lindíssima e a cidade ainda continua em obras. Por isso eu tive certeza que Manaus ia ganhar essa disputa com Belém. O Programa Social e Ambiental dos Igarapés de Manaus http://www.prosamim.am.gov.br/ mudou absurdamente a cidade, eu simplesmente fiquei maravilhada com o que vi. Minha mãe então tomou cada susto, principalmente por não encontrar um igarapezinho que ela chegou a morar no centro de Manaus.

Praia da Lua

Casas Flutuantes

Posto BR em alto rio


Atrações não faltam nessa cidade e nos arredores. A primeira é da praia da Lua, a segunda é de uma casa flutuante no no rio Solimões e a terceira é um posto de gasolina no meio do rio Negro. Sim, posto de gasolina da Petrobrás, o famoso posto BR. Tem Texaco também no meio do rio. Esses postos abastacem os milhares de barcos que trafegam pelo rio.
A região não tem o mesmo nível turístico que a região nordeste. Sempre tive a impressão que turismo em Manaus foi para estrangeiro mesmo com preços muito altos para fazer os passeios. Como eu conheço muitos locais por meio de amigos meus, acabo tendo uma visão menos made in to exportation, eu curto entrar na Manaus que estrangeiro não passa nem perto.
Enfim, a cidade é linda, quente e muito úmida, com umas das melhores culinárias do país, sucos e sorvetes que dificilmente você encontra em outras cidades brasileiras e um povo bastante simpático.
Vale a pena conhecer Manaus!

2 comentários:

  1. Ah Iara,
    Eu quero conhecer Manaus, sem duvida deve ser massa! E com relacao a Belem, eu so tenho boas recordacoes do povo de la... acho que sao muitissimo educados!
    Indo um pouquinho mais alem de Belem, na Ilha de Marajo, tudo fica ainda melhor... eh simplesmente inenarravel!

    Mais uma vez tenho que dizer que opiniao eh um lance muito relativo, de forma que eu nao posso concordar ou discordar, mas simplesmente compreender!

    Gde bjo,

    Silvia

    ResponderExcluir
  2. Meu, é só vc me falar qdo vc quer ir pra Manaus que eu vou com vc!! Eu AMO lá! Eu lembro que vc disse que gostou muito de Belém, mas vc tinha acabado de chegar de França e da Espanha, é bem compreensível porque vc achou o pessoal de Belém simpático...hahaha Concordo em gênero, número e grau!
    Ainda bem que nem sempre a primeira impressão é a que fica, quero voltar a Belem, quero conhecer Marajó, Santarém e principalmente Alter do Chão, um lugar que meus amigos de Manaus falaram que eu vou amar lá. Tenho verdadeira paixão pela região norte!
    Tudo é relativo... a 1 vez q fui pra Paris não gostei tanto qto a 2 vez, a 2 vez em Madri não foi tão legal qto a 1 vez...! Por isso vale a pena ir mais vezes em um lugar e depende também de quem está ao seu lado, se a pessoa for super alto astral até a Sibéria no inverno seria divertido! hahaha
    Beijocas

    ResponderExcluir