quinta-feira, 2 de junho de 2011

Insatisfação: não se pode ter tudo!

É triste e ao mesmo tempo confortante saber que não podemos ter tudo. Por melhores que estejamos, parece que estamos sempre buscando padrões ou perfeições constantemente, mas mesmo assim continuamos sempre insatisfeitos.

Por que?

Ao que tudo indica ter sonhos, planejar e construir caminhos são necessidades materias importantes para o ser humano e também para a humanidade. A eterna insatisfação é boa e necessária para o próprio amadurecimento.

Se nos sonhos, no planejamento ou no caminho algo der errado, muito bem, você avançou enquanto ser humano. Se você evita os erros e tenta sempre estar certo como se estivesse acima do bem e do mal.....o caso é grave e não há amadurecimento individual.

O oposto da insatisfação é a satisfação, ou seja, é o ponto final, uma vez que se chega na satisfação plena sugem as seguintes perguntas; por que prosseguir? por que dar um desdobramento em algo já conquistado? A idéia aqui é que a satisfação tende a ser monótona. Eu mesma não costumo ficar satisfeita por muito tempo! Depois de um tempo a sensação de satisfação se associa com comodismo.

Como somos seres em evolução, faz parte da própria natureza humana a insatisfação e portanto a inquietação. Vamos observar um trecho do Guimarães Rosa sobre a evolução:

"O animal satisfeito dorme, e por isso é morto pelo predador. A insatisfação do leão, por comida, espaço, fêmeas, lhe proporcionou a condição de rei da savana. Ele sempre quer mais. E é sua ânsia de querer que gera movimento em seu grupo e estimula tanto seu poder de caça quanto a atenção dos gnus e das zebras."

Conclusão: Sejamos insatisfeitos sim mas não deixemos a ansiedade tomar conta dessa insatisfação!

Me senti uma leoa agora! hehehe arghhh

É a reflexão de hoje, estou chegando aos 30 anos e fiquei refeltindo sobre a vida! ;-)

Quero agradecer os mais de 40.000 acessos ao meu blog, mesmo com uma super parada na postagem nesse ano eu tenho 100 acessos por dia e uma média de 3.000 acessos por mês desde o ano passado! Quero postar mais, mas o tempo não permite, quem sabe em julho, nas minhas férias eu escreva mais....diretamente da beira de uma piscina ou de alguma das lindas praias do nordeste brasileiro. Passarei férias no Rio de Janeiro, Pernambuco, Paraíba e Rio Grande do Norte!

Fiz um balanço dos meus 30 anos de existência e sobre os lugares conheço e cheguei a um número interessante, 16 países e 13 estados brasileiros. Em julho chegarei a 16 estados brasileiros visitados, vão faltar 10 estados para fechar o Brasil! Esse país parece que não tem fim. Em janeiro chegarei a 20 países!

Esses números me deixam insatisfeita!:-)

2 comentários:

  1. Essa e a Iara! Te desejo um caminho cheio de insatisfações pela frente ;-)

    ResponderExcluir
  2. Hahahahahaha

    Obrigada Déiaaaaaaaa!

    bjos

    ResponderExcluir