segunda-feira, 27 de setembro de 2010

População rural e população urbana

Vivemos um momento importante na demografia mundial, é fato que hoje nós somos em 6,8 bilhões de habitantes no mundo. O mais curioso era que até então, a população rural era maior que a população urbana e exatamente neste ano chegamos a mesma paridade, ou seja, temos aproxiamdamente 50% de população rural e 50% de população urbana.

A tendência é de que a população urbana mundial continue a aumentar com rapidez. Em 2020 a tendência é de que tenhamos 70% da população mundial vivendo em áreas urbanas.

Eu adoro cidades com aproximadamente 1 milhão de habitantes, na minha classificação já deixa de ser uma província e adquire status de uma cidade cosmopolita! hehehe A primeira cidade no mundo a ter 1 milhão de habitantes foi Roma! Em 1950 haviam 100 cidades com pelos menos 1 milhão de habitantes. Daqui a 5 anos mais ou menos haverá 500 cidades com pelo menos 1 milhão de habitantes. No Brasil há 13 cidades com pelo menos 1 milhão de habitantes, eu conheço 9 delas! :-)

Enfim, qual a importância do crescimento populacional em áreas urbanas?
A demanda por ferro, aço, petróleo, soja, plásticos, alimento, roupa será cada vez mais crescente. Sem dúvida haverá pressão das atividades humanas sobre os recursos do planeta.


Porém o país que mais viverá o crescimento de cidades e de sua população urbana aumentar é a China. As perspectivas de migração de chineses de áreas rurais para as áreas urbanas impressiona.

Na China a população rural ainda é maior que a população urbana, mas serão aproximadamente 400 milhões de chineses se mudando do campo para a cidade pelos próximos 20 anos. Sabendo que a população do Brasil é de 192 milhões de habitantes, podemos imaginar que nos próximos 20 anos, um pouco mais que 2 vezes a população brasileira migrará internamente na China.

Não será fácil tanta gente morando em áreas urbanas e o impacto será maior nos países em desenvolvimento. Nos países desenvolvidos, as cidades com infraestrutura mais consilidada não crescem nem de longe no mesmo ritmo que as cidades de países em desenvolvimento. O atual boom urbano impactará no crescimento econômico dos países e também no aumento do caos.

Se já está complicado viver em áreas urbanas hoje com os problemas de infraestutura e lidar com o ser humano, imagina daqui para frente?

Salvem-se quem puder!

5 comentários:

  1. Nossa adorei para fazer um trabalho de escola c2

    ResponderExcluir
  2. Que bom que te ajudou! Obrigada pela visita!
    Abraço!

    ResponderExcluir
  3. Adorei seu blog!
    Adorei as postagens sobre população, economia, dados em geral dos países. E é bem melhor por mostrar as fontes de onde foram tirada cada nota.
    Sou universitária de Geografia na UFAL (Universidade Federal de Alagoas) e sou apaixonada por blogs. O seu vai me ajudar nas pesquisas para um seminário que vou apresentar(yn).
    Só senti falta de uma coisa. Os seguidores.
    ;D

    ResponderExcluir
  4. Danni, obrigada pela visita, ainda mais de Alagoas, adoro aí! O mal ou o bom de ter feito geografia é que sou meio paranóica com a fonte dos dados, mas as vezes esqueço de colocar..hehehe Vou colocar o link de seguidores!
    Obrigada

    ResponderExcluir