quinta-feira, 16 de setembro de 2010

Mapa da felicidade no mundo! :-)

Você já ouviu em algum momento da sua vida que "dinheiro não traz felicidade". Há muitos pesquisadores que investigam esse assunto e nesse mês eu li pelo menos uns 3 artigos sobre isso. Então, vou eu aqui falar sobre esse tema.
Eu escrevi em algum momento aqui no blog sobre o indicador de felicidade criado no país Asiático chamado Butão. A felicidade é objeto de investigação de países e mais recentemente também de empresas. Há empresas que medem a felicidade de seus funcionários. É um assunto extenso mas vou me resumir aqui a um relatório interessante elaborado por um grupo de pesquisadores britânicos. O relatório deles está realmente excelente e descreve muito bem as particularidades de cada país. Eles criaram o chamado Índice do Planeta Feliz, na sigla em inglês Happy Planet Index (HPI).

A América Latina é o local que tem a maior concentração de países com alto HPI, o sub-região da América Central, México e Caribe é onde as pessoas mais se sentem felizes. Em segundo lugar aparece a América do Sul e em terceiro lugar o Sudeste da Ásia.
Não é só em ranking de homícidio que a América Latina ocupa os primeiros lugares...hehehe Somos mais felizes que em outras partes do globo!!!

Culturalmente existe um jeito que só nós latino americanos temos. Agora é o meu ponto de vista. Não conheço todos os países da América Latina, mas os poucos países que conheci eu pude sentir essa energia latina. A empatia é uma fortíssima característica dos latinos e isso tem uma forte influência dos indígenas. Como desde criança eu sempre escutei as histórias que minha mãe contava da comunidade ribeirinha do meio da amazônia eu me sinto bem a vontade pra falar sobre isso. Somos, em geral, mais prestativos e simpáticos com os outros independente de condição econômica.
Só para ilustrar, nas minhas últimas férias eu conheci 2 famílias colombianas de férias também. Na minha ida a Ciudad del Leste havia manifestação na fronteira, um empurra-empurra e uma família colombiana me agregou como se fosse da família me protejendo, já que eu viajava sozinha. Até a situação da fronteira se normalizar eu estava lá me sentindo praticamente da família, conheci e convesei com todos.

Num outro momento, na minha longa viagem de Puerto Iguazu a Córdoba eu conheci a segunda família colombiana. Em determinado momento o ônibus parou e eu aproveitei para ir ao banheiro do próprio ônibus. Enquanto eu estava no banheiro eu senti que o ônibus já ia sair quando subitamente o ônibus parou novamente. Quando eu saí do banheiro do ônibus, a família colombiana estava preocupada porque eu não estava na minha poltrona. Eles acharam que tinha descido do ônibus e pediram para o motorista parar.


As duas famílias de certa forma me acolheram e nem sequer sabiam meu nome direito. Preciso dizer o quão fofíssimos eles foram? Esse é o espírito latino americano! Não é a tôa que a Colômbia é o sexto país mais feliz do mundo.

Em primeiro lugar, a Costa Rica aparece como o país mais feliz do mundo! Aliás, os países da região caribenha devem ter mais que excelentes motivos para ser feliz: sol e praia o ano todo! A taxa de suicídio nesse país deve ser quase zero! hehehehe Pelo menos no meu imaginário, a Costa Rica aparece como um paraíso mesmo! hehehe Sinto que terei que visitá-la um dia!
O Brasil aparece bem ranqueado também, somos o nono país mais feliz do mundo!!! Somos os mais felizes dentre as 10 potências econômicas mundiais, a China é a vigésima mais feliz!
A tabela acima mostra os 23 primeiros países mais felizes e pasmem...cadê os países "ricos" ou "desenvolvidos"? Se riqueza fosse sinônimo de felicidade, os países ricos seriam mais felizes...mas na prática isso não acontece.

A riqueza pessoal e interpessoal é muito mais importante que a riqueza material. Já conversei com pessoas que trabalham com pesquisas sócioeconômicas que me disseram que as pessoas mais simples e humildes são as que mais estão de bem com a vida, enquanto que pessoas de alto poder aquisitivo viviam infelizes e estressados.
Acredito muito também que é necessário colocarmos metas e objetivos a alcançar e não deixar de viver e aproveitar intensamente o dia de hoje. Não acho que existe um caminho para a felicidade, mas acredito que a felicidade seja o próprio caminho, ou seja, a busca e o desafio constante em alcançar seus objetivos.

É claro que isso não é regra, mas uma tendência.

Isso não quer dizer que não há infelicidade nos países melhores rankeados e vice-versa da pesquisa britânica. O relatório diz até que a América Latina tem muito que ensinar para os países desenvolvidos.

Mas, ensinar a ter valores e princípios não é algo simples e mudar uma cultura é extremamente difícil, eu diria até impossível. Ainda bem que eu nasci na América Latina e deve ser por isso que mesmo amando os países desenvolvidos, de vez em quando eu me assusto com algumas coisas nesses países.

PS.: Para saber mais sobre essa pesquisa: http://www.happyplanetindex.org/

Nenhum comentário:

Postar um comentário