domingo, 12 de setembro de 2010

O Parque Estadual do Jalapão: Lado B

No post anterior eu falei de um lindo lugar no Tocantins chamado Jalapão. Apesar de toda beleza natural que o lugar tem, há um lado B me irrita profundamente!
O Brasil na minhã opinião é o país com uma riqueza natural absurda. Não conheço nenhum país parecido com o que temos aqui. Recebemos por ano, 5 milhões de turistas estrangeiros embora a demanda de turistas brasileiros viajando é cada vez mais crescente dentro do território nacional.

O potencial turístico do Brasil é enorme mas nosso país esbarra numa coisa chamada falta de infraestrutura. O país está economicamente forte e crescente mas não adianta nada tudo isso se não tiver infraestrutura para receber o turista adequadamente.

Viajar pelo Brasil não é barato como poderíamos pensar, muitos estrangeiros que ficaram meses viajando por aqui já me relataram isso. Como o custo de vida em São Paulo é mais caro, quando viajo pra outros lugares eu sinto, em geral, que meu poder de compra é maior. Uma inglesa que mora há 1 ano em São Paulo e que já morou em outros países (Reino Unido, Canadá, Tailândia) também me relatou que aqui é o lugar mais caro que ela já viveu.

Toda essa introdução para falar do lado B do Jalapão:

1) O Jalapão não é um lugar barato de se conhecer. Há muitas empresas lá que cobram uma fortuna para conhecer os principais pontos turísticos.

2) O acesso às atrações do parque é muito difícil, em geral é necessário ir com um carro 4X4 e com um guia local. O lugar ficará ideal quando a rodovia de terra for asfaltada. É o mínimo que o parque precisa fazer se quiser preservar e atrair visitantes e consequentemente gerar renda para o local.

3) As placas de sinalização das atrações foram arrancadas, provavelmente não foram turistas e sim locais. Se os locais tiram as placas é porque para eles compensam deixar a coisa do jeito que está. Desse modo, nós turistas do sudeste, apreciadores da natureza, somos obrigados a ir pelos guias locais. Conheci um grupo de Goiás que sempre vai ao Jalapão, eles vão sem guia. Não é obrigado a entrar no parque com guia...como não somos locais acabamos contratando guias.

4) Além do preço do pacote ser muito caro, quando chegar nas Dunas e no Fervedouro é necessário pagar a entrada para os moradores locais. O que mais me irritou foi que nas Dunas, logo na entrada uma menininha de no máximo 10 anos de idade impede a passagem dos carros que não pagarem a entrada. Ecoturismo com trabalho infantil no Parque do Jalapão é inaceitável pra mim, exploração infantil é crime!

5) Não há nenhuma infra-estrutura de banheiro. Eu não tenho frescura mas para um lugar turístico um mínimo de infra é necessária.


6) Em caso de acidente, a cidade mais próxima está há 200km de distância das atrações por estrada de terra. Um dia depois de conhecer a Cachoeira da Velha uma pessoa morreu afogada no rio e pelas informações dos locais é a coisa mais comum alí, ou seja, muito cuidado! Não é seguro, alguns rios tem uma correnteza forte mesmo.


7) Os preços das pousadas em Ponte Alta podem chegar a ter uma diferença de 200% pelo mesmo tipo de serviço e com uma qualidade de serviço mínima, eu diria até precária. Não fiquem na Pousada da Dona Lázara e nem na Pousada do Portal do Jalapão, são extremamente caras pelo tipo de serviço que oferecem.


8) Eu sugiro na cidade de Ponte Alta a Pousada e Rastaurante Beira Rio do Jalapão na Rua Manoel Cavalcante, 771 (fone 63 3378-1108, 3378-1172) próximo da principal ponte da cidade e de frente para o rio do Jalapão. O dono dessa pousada cobra o preço que realmente vale para as condições da região, a diária para 3 pessoas custa R$50,00 (cinquenta reais). Não paguem mais que isso, o padrão das outras 2 acima é o mesmo. Se você pagar mais que esse preço você está sofrendo extorsão.

9) Entendo também que as condições sócioeconômicas do lugar são mínimas, mas há uma minoria letrada que se aproveita dessa situação para explorar e com esse tipo de mentalidade o lugar não desenvolve, não atrai mais turistas e ficará sempre assim.

10) Dinheiro chama dinheiro, infraestrutura atrai turistas, uma estrada asfaltada atrai turistas, placas sinalizando os pontos turístiscos atraem turistas, bom atendimento atrai turistas, boa comida atrai turistas. Uma sorveteria típica com os frutos do Cerrado cairia muito bem para o local com o calor que faz na região. Um divulga para o outro e há melhora para a região e seus moradores. Parece super óbvio, mas isso não acontece ainda no Jalapão.

-Uma curiosidade, há muitos migrantes cariocas na região do Jalapão....vai ver que é por isso que a região não avança, se fossem paulistas isso não aconteceria...hehehe! Parece piada, mas há um fundo de verdade! Nada contra os cariocas, embora meu pai nunca gostou de cariocas...acho que eu entendo os motivos! hehehe

Enfim, nas atuais condições eu não sugiro conhecer alí, há outros tantos lugares maravilhosos no Brasil. Só se sua profissão tiver alguma relação com as ciências da natureza, como era o meu caso e de meus amigos geógrafos ou para um engenheiro florestal, biólogo e etc. Para quem não é dessas áreas, há muitíssimas opções parecidas e com infra-estrutura em outros lugares do Brasil.

Eu amo turismo de aventura mas não concordo em ficar nas mãos de poucos que cobram uma fortuna para conhecer o que foi esculpido pelo natureza. É possível aliar um preço justo e preservação da natureza. O lugar é lindo, mas a beleza não é única, a vegetação, as cachoeiras, o fervedouro e os tipos de paisagens são bem similares a outros lugares existentes no Brasil:


1) Bonito no Mato Grosso do Sul é infinitamente melhor, pra mim é o melhor exemplo de turismo que alia aventura e preservação da natureza com uma super infraestrutura. Já fui uma vez e quero muito voltar, alí sim é um lugar ímpar no Brasil. Os preços são tabelados e todas as agências praticam o mesmo preço e com um número de pessoas que não vão agredir e assustar os peixes locais.
2) Recomendo também o Parque Nacional de Foz do Iguaçu, um lugar ímpar no Brasil, maravilhoso mesmo!


3) Outros lugares que recomendo aqui no Estado de São Paulo é o PETAR no Vale do Ribeira e Brotas no interior bem próximos de São Paulo. Eu amei o PETAR e com certeza eu voltaria, é maravilhoso alí!

4) Recomendo também a Serra do Mar, mais perto ainda de São Paulo. Essa eu só vou com meu amigo especialista em sobrevivência na selva que conhece todas as trilhas, já organizei várias idas com amigos pra lá e todos amaram o lugar. Rafa, me aguarde que eu vou te pentelhar pra ir nas melhores trilhas que só você conhece bem!

Para terminar, é necessário ter um mínimo de infraestrutura para que possamos aproveitar a natureza sem que corramos risco de vida e com preços justos. Ou então o Jalapão vai ficar como está, somente uma minoria visita e uma minoria local ganha dinheiro e a grande maioria vivendo subordinada aos letrados que não entendem absolutamente nada de ecoturismo.
Essa foto que na placa diz: "Tocantins o Estado da livre iniciativa e da Justiça Social" tem muito ainda que avançar!

22 comentários:

  1. Li seus apontamentos sobre o turismo no Jalapão e, embora não conheça a região, você está certa com relação à falta de infra-estrutura turística.Infelizmente isso acontece em muitos outros lugares que se dizem turísticos...
    Caso curta atividades de aventura, sugiro uma visita à Socorro, mais ou menos 130km de São Paulo.
    Um abraço,

    ResponderExcluir
  2. Obrigada Isabela! Sim, esqueci de sugerir Socorro! Eu ainda não conheço lá mas me falaram muito bem!
    Obrigada pelo comentário!
    Abraço

    ResponderExcluir
  3. Outro lugar ímpar são os Lençois Maranhenses, no entanto ainda falta muita infra-estrutura e organização das agências de turismo. Também sou geógrafa e adoro turismo de aventura. Estava pensando em conhecer o Jalapão nas próximas férias, mas depois de sua descrição desisti!

    ResponderExcluir
  4. Andréa, tenho amigos geógrafos que também conheceram Lençóis Maranhenses...com certeza é melhor que o Jalapão. Talvez agora não é o momento de conhecer, uma pena, o lugar é lindo mas não vale a fortuna que se paga. Nem em Machupichu eu paguei tão caro quanto o Jalapão!
    Quem sabe daqui alguns anos melhore a situação, é um absurdo isso em nosso país!
    Abraços!

    ResponderExcluir
  5. ACABEI DE CHEGAR DE CAROLINA-MA, UM OTIMO LUGAR, AONDE CONHECI UM CASAL DE CARIOCAS, ONDE FEZ GRANDES CRITICAS A ESTRUTURA DO JALAPÃO, PRINCIPALMENTE AO VALORES DO PASSEIO. É UM ABSURDO!!!
    VENHA CONHEÇA O MARANHÃO: CAROLINA LUGAR DE LINDAS CACHOEIRAS, RIACHÃO, BARREIRINHAS GRANDES LENÇOIS DE AREIAS, DELTA DAS AMERICAS, ALCANTARA, SAO LUIS A ILHA DO AMOR...

    ResponderExcluir
  6. Com certeza o Maranhão está na minha lista, quero muito conhecer aí! Obrigada pelas dicas, já está anotadíssimo! Me sinto com vergonha de ser brasileira quando me lembro do Jalapão! Mas ser brasileira deve ser essa isso mesmo, uma relação de amor e ódio com o meu país!

    ResponderExcluir
  7. Olá é bom ter informação mas corretas,e ai vc mente,eu conheço a pousada beira rio e a Pousada Planalto da Dona Lázara, tem ar,tv,frig,internet s/fio,garagem ,a beira rio não por isso o preços são diferentes,conheço a do senhor Arilon ,tem outra pousadas que e completa também cada uma tem seu preço,este preço ai de 50,00 para 3 pessoas e ainda fala que o preço e cobrado o que vale para a região,se cobra pelo o que a pousada oferece,realmente vc não sabe o que fala Sobre as placas eu tive a curiosidade de verifica,são placas mal feita,conversei com uns guias gente boa e honestas,ninguém ali e bandido como vc fala,eu acho que vc ir em um lugar e só mostra o lado ruim e ainda mentir,que de o lado bom?vc nada e por favor fala a verdade de informações corretas ,eles tem seus costumes,falta infra-estrutura falta sim,asfalto seria muito bom.
    Por favor fala do Jalapão e seus habitantes com mas carinho e respeito,sem mentir.
    OBRIGADO..

    ResponderExcluir
  8. Anônimo,

    Já começa que o senhor ou a senhora nem se identificou. As duas pousadas oferiam o mesma serviço, com a grande diferença que a da Dona Lázara era ABSURDAMENTE CARA. Um mesmo serviço com diferentes preços, é óbvio que não é compatível. E não é verdade que tinha internet...não havia quando eu fui, um café da manhã com pão e manteiga e café e leite.
    Meu querido, você não deve ser do sudeste e pelo seu comentário é um provinciano típico que não sabe aprender com as críticas e fazer ou até mesmo dar sugestões de melhorias já que você conhece os donos.
    Eu não escrevo para denegrir o lugar e sim para expressar a minha impressão sobre os lugares que visito. Ainda bem que existe a internet e vivemos num país de liberdade de expressão.
    Com o blog, eu recebi vários emails de pessoas desistindo de conhecer o Jalapão. Eu continuo a não recomendar para as pessoas irem, porque infelizmente o que alguns donos de pousadas fazem é EXTORSÃO mesmo.

    O povo local é muito simples e muito simpático, e isso é a mais absoluta verdade, agora os donos da pousada da Dona Lázara na minha opinião desconhcem sobre ecoturismo.

    Você é tão limitado que associa infraestrutura com asfalto, não é só isso meu querido. Mais uma vez, você não é sudeste do Brasil, somos muito mais exigentes com limpeza, bom tratamento e preço justo, o mínimo!

    Infelizmente eu não tenho como negar e nem vou retirar minha opinião: Não conheçam o Jalapão até essa minoria que explora a comunidade local que cobram preços exorbitantes aprenderem a ter mais respeito pelos próprios locais. Sim, quem não tem respeito pelos locais são os donos dessa pousada, não eu.

    Anônimo, você muito provavelmente não conhece o Brasil e pelo seu português, tem um baixo nível de escolaridade. Conheça um pouco mais o Brasil e vai estudar que você dará razão a mim. E sim, as placas foram tiradas pelos LOCAIS donos de pacotes de turismo....você não deve gostar de saber a verdade, aí não é problema meu.
    Leia o lado A do Jalapão, o lugar é lindo sim, nmas não é único.

    Esse é um post super acessado e informativo. Se você acha mesmo que o Jalapão é o máximo, escreva isso no seu blog, se é que você tem. Coloque suas idéias na internet para que as pessoas possam comparar e tomar suas próprias conclusões.

    Eu já fui a 16 países e conheço metade do Brasil. Eu tento na medida do possível registrar minhas impressões sobre diversos assuntos e principalmente lugares. Eu não obrigo ninguém a seguir o que falo ou concordarem comigo, mas esse post já influenciou muitas pessoas e vai continuar influenciando, fico MUITO FELIZ com isso.

    Grata

    ResponderExcluir
  9. Anônimos,
    Em nenhum momento eu disse que as pessoas locais são bandidos, você realmente tem dificuldades com português e não sabe ao menos fazer interpretação de texto!
    Você contribui ainda mais para reduzir o indicador de escolaridade do Brasil!

    ResponderExcluir
  10. Putz valeu pelas dicas... assim vc fica mais esperto... e se servir como ajuda, conheçam Barra do Sahy no ES... mara... abraço

    ResponderExcluir
  11. Obrigada pela sua dica, eu passei pela Barra do Sahy, passei por ela, vi a placa...mas meu destino era Abrolhos, tinha que chegar ao Sul da Bahia!
    o Brasil é um país para se conhecer sempre!!!!

    Abraço

    ResponderExcluir
  12. Sinceramente, pedir pra asfaltar o Jalapão foi demais! Recomendo entrar no site da CVC para buscar seu próximo destino. Bonito-MS, hoje, está infestado de turista fresco que paga caro para uma agência buscá-lo no hotel e deixá-lo no mesmo lugar após conhecer, pela primeira vez, um rio de água limpa, e mantê-lo distante de qualquer contato com nativo. Boa msm é a piscina do hotel!
    Saudações,
    João

    ResponderExcluir
  13. Eu não pedi para asfaltar o Jalapão...quem sou eu pra fazer isso?
    Antes do Jalapão ser um parque estadual alí já havia cidades. Quanto ao asfalto não é para destruir o Jalapão mas sim ligar as cidades que alí tem como Mateiros onde pessoas humildes vivem. A estrada de terra que liga a Mateiros é pessima. Mas pra vc deve ser difícil pensar que lá existem pessoas morando e talvez nunca conversou com ninguém de lá para verificar a dificuldade que é quando alguém se afoga, precisa de um médico. Você me interpretou errado.
    Nunca precisei comprar pacote da CVC, por favor né, lê o meu blog e vc verá. Eu sou a minha própria agente de viagens e já fui a diversos países e diferentes lugares do Brasil sem pacote nenhum.
    Abraço

    ResponderExcluir
  14. Bom, seu texto só tratou de facilidades para o turista. Não teve foco algum em acesso médico que, aliás, resolve-se com construção de posto de saúde e não com asfalto.

    "O acesso às atrações do parque é muito difícil, em geral é necessário ir com um carro 4X4 e com um guia local. O lugar ficará ideal quando a rodovia de terra for asfaltada. É o mínimo que o parque precisa fazer se quiser preservar e atrair visitantes e consequentemente gerar renda para o local."

    Abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Você acha mesmo que resolve contruir um posto de saúde? Pergunto, você já foi lá no Jalapão?
      Você acha que a natureza deve ficar intocada? Mas porque então já tem uma estrada de terra lá? Já que fizeram a estrada de terra, por que não asfaltam?
      O meu texto não tem mesmo o foco de acesso médico. Mas eu não entendi qual o seu argumento para não asfaltar as estradas que passam pelo Jalapão. Se o governo tivesse algum interesse na preservação e que as pessoas visitassem mesmo o local, asfaltariam. Mas a grande maioria paga uma fortuna nos pacotes para ir naqueles 4X4...se fosse asfaltado uma pessoa com carro normal poderia ir tranquilamente sem ser extorquido pelas empresas, e o parque ainda ganharia se cobrasse a entrada e isso seria revertido para o governo e não para essas empresas que alí funcionam. Eu me senti extorquida quando fui lá. Não era CVC mas eu tentei ir no mais barato e mesmo assim saiu uma fortuna. Vai você sozinho sem pacote para o Jalapão e depois me conta se você sobreviveu. Uma pessoa normal, viajante que ama a natureza não pode simplesmente ir lá e apreciar a natureza, tem que ficar nas mãos das empresas que tem 4X4.
      Mas pode ficar sossegado que no Brasil as pessoas não pensam pra frente e logo alí nunca terá asfalto. Quem ganha? As agências que alí funcionam, a minoria. Quem perde? Os locais e o Brasil que continua atrasado no desenvolvimento turístico do país.

      Mas se vc alugar carro e for por conta, não deixa de conhecer a cidade Porto Nacional, é linda. Nesse lugar os pacotes do Jalapão que pegam em Palmas não levam.

      Gostei dos seus comentários, se o post permitiu esse tipo de discussão eu fico muito feliz.

      Abraço

      Excluir
  15. Creia: o asfalto trará um problema mto maior ao Jalapão.
    Valeu pela dica de Porto Nacional.
    abraço

    ResponderExcluir
  16. Concordo plenamente iarinha vc tem razão, eu moro em palmas já fui no jalapão 1 vez a passeio muitas outras a trabalho a natureza é linda mais as estradas são pessimas a esploração é demais, sem contar com a priguiça dos hoteleiros e restaurantes que deixa a deseja eu ja passei fome com dinheiro no bolso, nem lanche encontrei, tirando a tia Rosa mulher guerreira so tem preguisosos. acorda jalapão e empresas de turismo com asfalto tudo mudaria para todos.

    ResponderExcluir
  17. Li a discussão a respeito do "Lado B" do Jalapão.
    Concordo em partes com a autora da crítica no que diz respeito a exploração dos turistas, mas isso ocorre no 'Brasil" , país da cultura "espertalhona" e não apenas no Jalapão.
    Só acho um tanto quanto "Patricinha" demais fazer questão de digitar p/ as pessoas ""NÃO VÁ AO JALAPÃO" pois senti um pouco de excesso de "frescurinha de PATY' riquinha acostumada com 5 estrelas a fora rsss.
    No mais , achei interessante a "Crítica do lado B" .
    Jalapão é p/ "Macho" mas "Fêmeas" podem ir kkkkkkkkk
    Iremos em 30 motos e quanto pior o caminho , melhor ,e dormiremos em barracas , ficaremos com a mesma roupa de cross no corpo por 4 dias e banho só nos rios pelo caminho .....hahahahhahha
    Querem ver ficar caro o passeio no Jalapa ???
    Mandem o progresso p/ lá que vocês saberão o que é "taxa" p/ isso , p/ aquilo , obrigatório guia , ticket vale Duna , vale cachoeira , vale rio , colabore com tanto ,

    ResponderExcluir
  18. Gostei muito dos comentários e realmente pretendo deixar o jalapão para o "futuro" este feudo criado lá só vai acabar quando pessoas sérias resolverem explorar o "turismo" e não o "turista".Quanto a autora do blog,parece muito,digamos...refratária as críticas(pode ser talvez adolescente) ou até mesmo imatura mesmo..."nos do sudeste" Viajei por "não sei quantos países" é realmente lamentável,parece possuir alguma instrição,porém ´pouca educação.

    ResponderExcluir
  19. Obrigada Viajero pelo seu comentário, ele é muito importante. Seu comentário sobre a autora do blog foi errônea, mas aqui realmente não é o melhor local para fazer a avaliação de uma pessoa. Você como uma pessoa inteligente deveria saber que um post de um blog diz respeito a quem escreve e isso é circunstancial do momento. Mas fico feliz que não tenha te agradado, apesar de eu não ter escrito para você especificamente e que sua opinião sobre a minha pessoa, pouco importa para mim. Só o fato de você ter lido o post, já mostra o quanto meu post é interessante e pessoas inteligentes como você o lêem!
    Abraço

    ResponderExcluir
  20. Oi Geoiarinha, tudo bem?

    Estou querendo ir ao Jalapão em fevereiro. Li seus posts sobre a região, vou com minha namorada, somos os dois acostumados a viajar bemmmm roots. Não tenho 4X4 nem vou com agencia, vamos com uma barraca, coragem, e muita vontade de sentir o que a natureza tem a nos contar... Voce acha loucura ir nessas condicoes? A unica vantagem que temos é o tempo, temos 10 dias, mais ou menos... Um abraço e boa viagem pra voce (vi que voce é de amazonas, estava quase indo pra Manaus, e depois Ilha de Marajo, mas por questoes de tempo e dinheiro, vai ficar pra proxima :(....

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Dos santos João, vc vai precisar de um carro 4x4 fatalmente! A pé nao tem como, é loucura. Ou achar alguém local que vai com carro próprio, mas até onde eu sei é bem complicado ir por conta.

      Excluir