quinta-feira, 27 de maio de 2010

3,6 Km em 3 minutos!

Adoro megacidades, fico feliz de olhar para esse mapa e perceber que já conheço todas as megacidades da América! hehehe

Uma cidade com alguma importância global tem que ter no mínimo metrô. O metrô é o meu meio de transporte favorito numa cidade.

Uma cidade sem metrô é uma simples cidadezinha provinciana, na minha opinião...hehehe! Eu desconheço rankings que classificam a riqueza de uma cidade sem que ela tenha metrô, é onde o fluxo de pessoas chega no mais alto nível de desenvolvimento econômico....basta olhar Londres, NY, Tókio, Shangai, Cidade do México, Los Angeles e também minha Sampa city!

Inaugurou na terça-feira a nova linha amarela de Sampa que terá ao todo 12,8Km de extensão e 11 estações. Infelizmente só 3,6Km foram oficialmente inaugurados em caráter experimental ligando a Faria Lima e até a Paulista, os dois principais centros financeiros de São Paulo. Obviamente já andei nas novas estações que por enquanto só funciona das 9h até as 15h e nessas 2 primeiras semanas não se paga nada para ir da Faria Lima a Paulista e vice-versa.
Achei esse horário de funcionamento ruim, mas ainda bem que consegui chegar a tempo, em 40 minutos, do Itaim Bibi até a estação Faria Lima antes das 15h. É um absurdo uma viagem de ônibus durar 40 minutos num trajeto de 3Km...mas isso é absolutamente normal em Sampa!

Eu odeio os números do metrô de São Paulo, são 61,3Km de extensão e com o novo trecho inaugurado essa semana vai para 64,9Km! Tudo bem que temos 162Km de trens que o governo considera como parte da malha metroviária e enfatiza que temos 240Km na malha toda para uma região metropolitana com 20 milhões de habitantes. Madri tem 320Km na malha toda para 5,7 milhões de habitantes na área metropolitana.....São Paulo ainda tem muito que avançar!

Mas algumas coisas positivas, é a linha mais avançada tecnologicamente de todos os metrôs da América Latina e a mais linda de todas, moderníssima e glamourosa. O intervalo entre um metrô e outro será de 75 segundos, no mundo o menor intervalo registrado é de 90 segundos e está em Moscou na Rússia. São Paulo terá o menor intervalo do mundo entre um metrô e outro...isso eu adorei! As plataformas da nossa linha 4 lembram muito a linha 14 de Paris, a mais moderna estação deles lá. Enquanto Paris tem mais de 14 linhas...nós aqui vamos para a quarta linha :(
Mas sem a menor dúvida o que eu mais gostei do novo metro foi o fato de percorrer 3,6 Km, entre dois principais centros financeiros, nesta megacidade em 3 minutos, porque o espírito das megacidades é: "Não temos tempo a perder", esse é o meu espírito também!
PS.: 1- Minha relação com Sampa é de amor e ódio...não sei se deu pra reparar...hehehe
2- Mal posso esperar para ver a última série do Megacidades que falará de São Paulo no próximo domingo :)

3- Semana passada respondi umas perguntas de pesquisa na internet para ver qual é a cidade ideal pra mim de acordo com o meu perfil e gosto...o resultado foi Nova York! Ufa, ainda bem que deu uma megacidade com muitas semelhanças com SP....hehehehe
4- Da Faria Lima até a Paulista são 3 minutos mesmo de metrô, de ônibus são 30 a 4o minutos sem trânsito. No horário de pico pode chegar facilmente a 1 hora a 1h e meia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário