segunda-feira, 14 de dezembro de 2009

Desastres Naturais Parte II

Seguindo o post anterior temos hoje uma grande discussão sobre o clima mundial e os impactos que podem causar ao homem ou o contrário. Eu duvido muito das verdades absolutas sobre qualquer assunto exceto para a morte. Essa é a única certeza que pra mim parece ser verdade absoluta, um dia todos nós iremos morrer, disso não temos como escapar.

Peso se mede com balança, por acaso alguém já se pesou várias vezes ao dia em diferentes farmácias e já repararam que nem sempre o seu peso é o mesmo em todas as diferentes balanças? Como posso achar meu peso certo, se eu pesar sempre na mesma balança ou se todas as balanças foram calibradas e do mesmo fabricante eu não teria diferença no peso.


Como se mede o clima? Segundo a definição do meu dicionário geográfico da Melhoramentos clima é um conjunto de fenômenos meteorológicos (chuvas, temperaturas, pressão atmosférica, umidade e ventos) que caracterizam o estado médio da atmosfera num determinado ponto da superfície terreste.

Diante disso tenho algumas inquietações na minha cabeça:

1) Se o clima não é só a temperatura por que se fala tanto em aumento da temperatura global ?

2) Se a definição fala do estado médio da atmosfera num ponto da superfície por que se atribui somente a temperatura para o o globo todo?

3) Há uma única estação gigante que mede todo o clima do globo terreste?

4) Ok, então será o somatório das temperaturas médias dividido pelo número de estações que representa a "mudança climática"?

5) As estações foram calibradas periodicamente e tem o mesmo fabricante a ponto de serem comparadas entre si?

6) Será que a intensa urbanização não influenciou nas estações meterorológicas que alí se localizam ao longo de mais de 100 anos?

7) A Terra tem 510 milhões km2 , dos quais 149 milhões km2 (29,22%) são de terras firmes e 361 km2 (70,78%) milhões são de água. É possível inferir que os pontos onde estão localizadas as estações meteorológicas se estendam também para os oceanos?

8) Por que se fala tanto do gás carbônico se o elemento que mais importante regulador do clima na Terra é o Sol?

9) Será que a atividade solar sempre foi a mesma desde sempre?

10) Será que os oceanos não tem papel importante na regulação do clima já que representa mais 70% da Terra?

Eu entendo que se o clima estivesse efetivamente mudando, o inverno deveria deixar se ser inverno. Por acaso em Copenhague na Dinamarca está verão agora? Até onde eu sei alí continua e continuará a ser inverno nessas épocas. Mudança significa transformação, variação da temperatura não é necessariamente mudança. Por acaso as bolsas de valores mudam o tempo todo ou sofrem variações diárias? Pode ser que tenha tendências anuais de alta ou baixa mas a coisa é diária, com o clima a idéia é a mesma.

De maneira alguma pensem que eu defendo a destruição da natureza, as políticas de meio ambiente devem sim serem feitas para proteger as gerações futuras, porém numa escala local e principalmente nas grandes cidades. A ONU num relatório de 2009 fala do estado da população mundial, que com o divórcio pode-se gerar mais CO2...ou seja, uma separação de um casal gera 2 famílas distintas, o que levaria ao consumo maior. E as estatísticas de divórcio só aumentam, isso sim acho que é mais grave.

Outro dia eu li uma declaração do ministro do meio ambiente indiano que duvidava do degelo no Himalaia. Ele disse que não pra dizer que é uma situação anormal pois não se sabe o que é normal. E se está derretendo é preciso ter uma medição mais ampla em toda extensão da cordilheira. Apesar do consenso do aquecimento global isso não significa que seja uma verdade absoluta. Pra mim ainda não está claro e ainda mais em tempos em que esse tema tem relação direta na economia dos países e obviamente há interesses políticos por trás.

Está claro pra mim que quando convém a culpa é do homem mas quando São Paulo fica alagada ou falta energia nas casas de milhões de brasileiros a culpa é da natureza. Pobre natureza que não fala para poder se defender....hehehehe

Eu me preocupo com as crianças que respiram o ar das grandes cidades, com as pessoas que vivem em cima de aterros sanitários cheios de metano, com o lixo que jogam na praia do Gunga em Maceió, com as mortes por desmoronamento nas encostas, com as pessoas que moram nas ruas e comem do lixo, com as crianças que nascem e morrem por desnutrição....são problemas locais reais! Mas me parece que o mundo prefere focar no global porque se isenta de qualquer ação prática que mude de verdade a qualidade de vida das pessoas na escala local.

Bom, o fato é que se você quiser saber o seu real peso escolha ao menos a mesma balança sempre e use mesma roupa e sem tenis...senão você nunca vai saber qual o seu real peso!

2 comentários:

  1. he! he! he! he! he!..
    o maior desastre natural que já passou em tua vida mocinha,,foi voce me conhecer,depois deste dia nunca mais o mundo foi o mesmooo,,kkkkk!! ti amu di mais amiga,,sinto muito a falta, que sua amizade faz ,,por isso este canal foi bem quisto e veio na hr certa,,bjokas iarinha,tamodoroooo dmaisss,,migaaaaa!!!!!

    ResponderExcluir
  2. Rafa,
    Eu também te amuuuuuuuu muito! Me aguarde que vou escrever um post sobre isso. Tô tentando achar as fotos da nossa época. Só de saber que vc está no ar novamente eu já me sinto mais feliz! Amizades com a sua é que nos torna mais forte e cheios de energia.
    Ainda bem que eu não tenho namorado e posso ficar escrevendo eu te amo pra vc...hahaha
    beijos, beijos, beijos

    ResponderExcluir