quarta-feira, 9 de dezembro de 2009

Desastres naturais no mundo I

Chama-se desastre natural um fenômeno natural de grande intensidade que ocorre sobre uma área povoada podendo causar danos e prejuízos para as localidades afetadas. Os fenômenos naturais fazem parte da geodinâmica terrestre.

Nem todo fenômeno natural é um desastre natural...uma simples chuva, um fenômeno natural, não necessariamente é um desastre...Tudo bem que em Sampa quando chove eu classificaria tranquilamente como desastre, sem chuva a cidade já pára e com chuva a cidade fica pior ainda...hehehehehe Bom, a cidade simplesmente parou ontem. O maior entreposto comercial de alimentos da América Latina, o ceagesp, estava sob fortes chuvas gerando enchente no pátio...parece que o setor mais afetado foi o das melancias...nos preparemos para os preços altos nas feiras e mercados desse e de outros itens que chegam em nossos pratos. Por conta do perído pré natal os preços já sobem mais que o normal e com o agravante das chuvas não quero nem ver. Porém a teoria diz que se não gerar nenhum dano o fenômeno é considerado natural, mas chuvas como as de ontem numa metrópole como São Paulo é sim um desastre natural.



Pensando numa escala global, temos os mapinhas seguintes com os desastres naturais pelo mundo.

Os desastres naturais podem ser: Inundação, Escorregamento, Tempestade, Seca, Temperatura extrema, Incêndio Florestal, Vulcanismo, Terremoto e Ressaca. No mundo como um todo o mais frequente é inundação (35%) e tempestade (31%) que englobam furacões, tornados e vendavais, ou seja, 66% do desastres naturais no mundo estão associados às condições atmosféricas.

O primeiro mapinha é de 2008 e coloca no globo terrestre os desastres naturais, tá bem simpática e clara essa forma essa forma de representação.

Esse outro mapinha ao lado não está ruim mas o grau de generalização é maior são dados de 1900 a 2006. É complicado dizer que predomina na África inundação sabendo quem tem o maior deserto do mundo. Esse é um dos problemas da generalização na escala global. Mas tudo bem, dá pra dar uma idéia bem geral dos desastre naturais nos 5 continentes.

Resumindo as representações espaciais temos que ao longo de história os continentes mais afetados são por ordem: Ásia, América, África, Europa e Oceania.

Em tempos de discussão sobre as condições climáticas no planeta temos que pensar globalmente sim mas não podemos esquecer que as pessoas no seu dia-a-dia não vivem numa escala global e sim numa escala local. Eu sei que vão me dizer que o local pode afetar o global mas eu questiono se o global não é mais forte e poderoso a ponto de fazer uma pressão maior no local... O quanto um interfere no outro...em números. É um assunto complexo que me fascina...

Continua...

Um comentário:

  1. iarinhaaaaaaaaaaaaaaaaa

    que legal mana!!!! amei as fotos... nao tirei nenhuma assim aqui... kkkk tem muita gente... mas vou tirar.... em nossa homenagem

    muito show sua foto panoramica... eu kerooooooo

    estou em santa marta agora.. gente acho que a colombia inteira esta aqui... meu diossssssss

    cartagena e lindo mas tb abarratado de turista por todos os lados....

    praias...sinceramente ainda prefiro as brasileiras... mesmo o mar assim... brasil e o q ha.. e fernando de noronha que nos espere... alias... abrolhos...

    beijos e continue curtindo muito sua viagem

    ResponderExcluir