domingo, 24 de maio de 2009

Viagens e a liberdade tarifária da ANAC

Desde a minha 7 série na escola quando eu lia toda semana o caderno de Viagens do Estadão eu já tinha muito claro que queria viajar muito quando eu crescesse. Meu pai trabalhava com turismo e me contava muitas coisas das agências de viagens. Lembro que meu pai sempre dizia que era mais barato viajar ao exterior que ir para Manaus...o pior é que era verdade. Ele me levou duas vezes pra lá, aliás foi minha primeira viagem aos 6 anos de idade.

Agora já mais velha (porém não mais alta) eu nunca entendi o motivo de ser tão caro as passagens aéreas internacionais e nacionais, sempre foi algo para pessoas que tinham uma condição econômica boa. Mas isso mudou muito de uns tempos pra cá, ainda bem!

Havia um mínimo que a ANAC autorizava as cias aéreas a praticarem tanto para cia locais quanto para as internacionais. Mas em 2005 a ANAC já autorizou as cias brasileiras a praticarem tarifas promocionais sem restrição. Em Maio de 2007 eu, a Fe, a Alina e meu irmão fomos para Salvador por R$200,00 (preço de ida e volta com taxa de embarque) pela TAM (que sempre foi cara) no feriado do trabalho....preço inacreditável.

Em 2008 foi a vez da América do Sul, as cias sulamericanas poderiam praticar o preço que quizessem. Meus amigos fizeram São Paulo - Montevideo - Buenos Aires - São Paulo por R$ 500,00 com taxa de embarque em julho de 2008 pela Pluna Air.

Mas a boa notícia é que agora é a vez da América do Norte, América Central, Europa, Ásia e Oceania poderem praticar preços promocionais em território tupiniquim sem restrição da ANAC!!!!

Na prática isso significa o seguinte, há um mínimo permitido pela ANAC, será permitido 20% de desconto a partir de maio, junho...depois 50% de desconto, depois 80% de desconto até chegar a 100% da liberdade tarifária!!! Vejam o exemplo abaixo:

Vizualizem esse cenário, até dezembro de 2009 estaremos como muitos países do mundo. Poderemos ter preços promocionais sem restrição brasileira. Isso vai estimular a economia interna porém esse crescimento não costuma acompanhar a infraestrututa aeroportuária brasileira, infelizmente. Nossos aeroportos precisam melhorar muuuuuuuuito ainda.

Mesmo assim, essa notícia apetece meus futuros planos!

Onde ir nas próximas férias????

5 comentários:

  1. Ôpa, qual vai ser a próxima parada?
    Sim, infraestrutura pelamordeDeus!!!! Ela também faz parte do progresso.
    Mas digamos que tua notícia já é um graaaaande começo.

    ResponderExcluir
  2. Ainda não sei, provavelmente um lugar que a tarifa saia super hiper mega barata, que o lugar seja muito bom e que eu saiba que terei 100% de diversão e alegria e de preferência que faça sol...já cansei do inverno europeu...hahaha

    ResponderExcluir
  3. É fato!!!!!!!!!!!!
    Nossa... concordo que você é adulta em miniatura!!Mandou muito bem!!!

    Bom... mas vamos ao que interessa..viajar é o que há de melhor nesse mundo!!!!!!!!!!!

    Nunca esquecerei a primeira vez que entrei em um avião... e sempre ficarei com ansiedade para saber qual será o próximo destino!!!!

    Surpreendente!!! É isso!!! Quando esse preços abaixarem terei que controlar a Iara!!! Mas acho que acabarei me controlando junto com ela dentro de um avião para um lugar qualquer... aonde tenha muito mar!!! Já imaginou? Polinésia antes da lua-de-mel?? Apesar que isso mesmo sem promoção está se tornando cada vez mais real do que meu casamento!!!!!!

    Um beijo mana Iara!! E vamos para Salvador... pára de graça!!!!!!!!!!


    Fernanda

    ResponderExcluir
  4. Adulta em miniatura...hahaha Já bastou eu ser chamada de sua trutinha...hahaha
    Acho que ninguém vai conseguir me controlar...normalmente eu já não tenho controle, com esses preços então...acho até que vou mudar de idéia de comprar meu apartamento no centro e comprar um próximo ao aeroporto...hahaha
    Eu quero FOZZZZZZZZZZZZZZZZZ Fe!

    ResponderExcluir
  5. Hahahahaha
    É verdade, a Polinésia sem promoção é mais factível que ter um namorado...hahaha casar então esquece...dá 2 voltas ao mundo sem promoção que isso também é bem mais factível!
    Muito boa!

    ResponderExcluir