segunda-feira, 18 de maio de 2009

Conexão, desconexão e reconexão

Aprendi em Manaus este ano, nas minhas férias, a importância de três ações: Conexão, Desconexão e Reconexão!

Essa teoria pode ser aplicada em várias situações da vida e a idéia é mais ou menos assim. Aparentemente tudo é uma eterna oscilação a começar pelos dias e as noites, as temperaturas, as estações do ano, o humor, a alegria, a tristeza, a bolsa de valores e etc. Creio que seja impossível uma pessoa ser sorridente 100% do dia, da semana e do ano assim como o oposto também não é verdadeiro. Tem dia que a gente acorda com a pá virada, não sabemos muito bem o motivo..mas existe algum mecanismo interno que nos faz sempre com que tenhamos muitas, muitas mas muitíssimas oscilações. E as pessoas que estão ao nosso redor também estão o tempo todo oscilando.
Vamos tentar esclarecer com exemplos: Uma super amizade de duas pessoas que se dão super bem, se falam muitas horas por dia, saem sempre nas mesmas festas, tem idéias parecidas e etc etc...são pessoas com muita conexão, muitas afinidades em comum. Isso não impede com que em algum momento da vida ocorra uma briga por alguma desavença ou separação ou o que quer que seja, e é nesse momento que acontece a desconexão. Depois demuito tempo ou não, em algum momento da vida pode acontecer a reconexão e essa amizade se tornar mais sólida do que ela era antes.
Vamos para outro exemplo, a cidade de São Paulo. Quem mora nessa cidade e ama tudo o que ela oferece, como eu, costuma estar em uma super, hiper, mega conexão com Sampa. Mas quando a gente sai da cidade, seja por férias ou por stress...parece que não vemos a hora de sair daqui a qualquer custo (desconexão). Quando voltamos parece que a cidade tem até outro brilho, uma coisa diferente com a qual rapidamente nos reconectamos. Eu amo SP desse jeito, conectando, desconectando e reconectando o tempo todo.

Enfim, as coisas na vida não são lineares e nem poderiam ser, caso contrário não teria graça viver . O processo de reconexão me parece ser a fase do amadurecimento pessoal. Isso vale em muitos campos seja para amizades ou relacionamentos..não é possível agirmos sempre como 8 ou 80, precisamos ser flexíveis porque nada na vida me parece ser linear.

Conversei com uma grande amiga minha que mora há 5 anos com o namorado e eles apesar dos dois terem muitíssimas afinindades, eles se estranham muitas vezes, aí entra o lance da convivência que já é um outro processo mais avançado. Mas, pelo que percebi eles dão certo e vão continuar dando certo porque estão sempre nesse processo..conexão, desconexão e reconexão......conexão, desconexão e reconexão....conexão, desconexão e reconexão....

O que vocês acham disso?

8 comentários:

  1. Tudo a ver Iara.
    A vida seria muito monótona se não fossem os altos e baixos, as conexões e desconexões... esse é o tempero!!

    E quando se trata de relacionamente, eu acredito que se vocÊ é super conectado com o seu parceiro e de repente se desconecta, a reconexão é simplesmente maravilhosa!!

    Agora com relação a SP, eu estou com uma dúvida: eu era conectada, depois vim pro Canadá e me desconectei com SP, e estou totalmente conectada com Toronto... será que vou me reconectar com SP de novo qdo eu voltar?

    Acho difícil né, levando em consideração a minha nova vida aqui!?

    ResponderExcluir
  2. Ebaaaa mais uma leitora!!!!
    Sil, vc é geminiana como eu...acho que até se fosse Marte a gente se reconectaria...hahaha
    Uma coisa é certa, pra quem vive em developed country é difícil a reconexão tupiniquim. Tenho um grande amigo que morou quase 2 anos no Japão e qdo ele voltou foi super difícil ele se reconectar. Pra completar assim que ele chegou ele foi pra Manaus comigo...levei ele pra Cidade de Deus de Manaus....ele viu umas mulheres dando banho nos filhos e lavando roupa na beira do rio...aquelas casas de madeira e o calor infernal...quase ele me matou! hahaha Ele disse que não ia me perdoar se pegasse malária! Só faltava isso...hahaha
    No seu caso, vc tem um namorido (namorado quase marido), já mora junto...outra história, SP nesse momento não teria nenhum atrativo nesse momento. Mas não esqueça de visitar sua amiga made in Brazil....EU! hahahaha
    bjocas

    ResponderExcluir
  3. É meu, eu ia falar da tua geminianidade ter tudo a ver com esse texto, mas nem precisa.
    E você tem muita razão, é simples e até lógico, mas não evidente.
    Agora, a pergunta que não quer calar: Como foi que você aprendeu isso lá em Manaus?

    ResponderExcluir
  4. Entre uma balsa e outra no meio do rio Negro eu li um livro que minha amiga me emprestou do psicoterapeuta Richard Carlson, um best seller americano, o cara já até morreu.
    Realmente não é evidente, mas pra mim quando eu vi dois casais de amigos meus de Manaus ficou muito claro o que eu tinha acabado de ler...por isso essa idéia marcou muito em Manaus!
    É fogo ser geminiana...100% emoção e 0% racional...mas isso agora acabou, já me cansei disso também! Já evoluí, de janeiro pra cá, para 80% razão e 20% emoção! hahahaha

    ResponderExcluir
  5. Oiee Iarinha,


    Este texto é bem claro sobre a vida, pois cada dia é um dia a mais de experiência de tristezas e alegrias, não tem como ser a mesma pessoa de ontem pois cada fato que ocorre no dia-a-dia nos modifica um pouco.
    Quando vivemos com pessoas ao nosso lado nos temos que ter a capacidade de se reconectar com as mudanças do outro.

    ResponderExcluir
  6. Capacidade de se reconectar com as mudanças do outro....BÁRRRRBARO Gê, esse é o ponto! Por isso vc estva no meu exemplo final! Adoro conversar com vc Gê, aprendo muito sempre...principalmente em relacionamento que não é o meu forte! hahaha

    ResponderExcluir
  7. Iara...estou goatando desse seu lado escritora!!! rsrsrs claro que isso aconteceria virtualmente!!!!!!!!!!!!!
    Mana... essa história de conexão.... hum... adivinha no que estou pensando????????? hauhauahuahauhaua
    brincadeira!!!
    pés no chão e mala nas costas!!! vamos simbora nessa vida louca!!!

    Como diz a Maria Rita:

    Juro que tentei mudar
    Para algum lugar longe daqui
    Pra Quixeramobim, Paraty, Paquetá
    Niquiti, Guarujá, Magé, Jericoacoara

    Mas eu resolvi voltar
    Não adiantou nada fugir
    O mundo é que mudou
    O mal globalizou
    O bicho tá pegando


    Um super beijo amiga!!!!

    Fernanda


    ah....a Mafalda é a melhor!

    ResponderExcluir
  8. Eu te dou todo apoio a reconexão mas CUIDADO! Pés no chão meu, não enfie os pés pelas mãos e nem pule de cabeça, pode ser uma armadilha para nossos corações sinceros.Por isso que a gente sofre, se pensássemos como a maioria... fria e calculista não sofreríamos.
    O bicho literalmente tá pegando e o mal está definitivamente globalizado meu!
    hahahaha
    Eu amo a Mafaldinha também!
    bjos amiga e muita hora nessa calma!

    ResponderExcluir