segunda-feira, 31 de agosto de 2015

Minha primeira Meia Maratona!

Correr é um dos esportes que já faz parte da minha rotina e me deixa muito bem. Nunca tive planos muito além dos 10K, já tinha feito mais 7 corridas de 10K até eu perceber que correr essa distância no domingo me deixava bem e sem dor alguma, entrou na rotina.

Para não cair numa auto-sabotagem eu coloquei que iria treinar sozinha e me inscrevi numa meia maratona em Outubro, isso de certa forma me deixava com um foco e meus treinos e meus exercícios teriam que ser feitos para atingir essa meta. Junho, Julho e Agosto treinei bem e bastante, estava me sentindo tão bem que resolvi antecipar minha estreia em meia maratona, me inscrevi na meia maratona do Rio de Janeiro 2015 dia 30 de Agosto. Além do atrativo da corrida em si que me fascina, correr na minha cidade favorita poderia ser marcante para debutar minha primeira meia maratona.

Como foram os treinos sozinha

Me planejava para correr aos domingos, quartas e sextas em média de 1 hora de treino nas pistas da Sumaré, no Minhocão e no Parque da Aclimação. Na minha opinião se o objetivo é treinar para a corrida de rua, nada melhor que treinar ao ar livre. Eu particularmente não gosto de treinar na esteira, só quando chove ou quando está muito frio. Treinar ao ar livre a sensação é bem melhor e o treino é mais completo, mas isso é bem pessoal.  Há muitas recomendações para treinar na esteira por conta do baixo impacto, há pistas de terra que também reduzem o impacto como a pista de cooper do Ibirapuera que eu adoro também. Uma dica que segui para meus treinos para a meia maratona foi fazer ao menos uma corrida de 15K, acabei correndo 18K 2 semanas antes da corrida.Em junho corri ao todo 24K, em Julho 32K e em Agosto o mês da preparação mesmo foram 71K ao longo das semanas. Somando com a Meia Maratona corri ao todo em Agosto 92K. 

O psicológico e a corrida

Não adianta correr, fazer musculação se você não treina seu psicológico. Muitos maratonistas e especialistas em corrida falam isso, a cabeça precisa estar focada e você precisa ter uma autoconfiança absurda, mas isso vem com a corrida também.  Muitas pessoas que venho conhecendo e conversando nesse mundo das corridas são focadas e muito objetivas, é animador conversar com essas pessoas, sinto que me contagio com essa energia. No dia que corri 18K me senti incrível e senti que tinha chances de terminar a meia maratona relativamente bem.

O grande dia da Meia Maratona do Rio de Janeiro

Eu amo o Rio de Janeiro e o percurso é um dos mais lindos do mundo, isso li de gente que viaja mundo afora para correr. O percurso começa na praia de São Conrado seguindo pela av Niemeyer e com uma subidinha a partir do Km 1. Nada de outro mundo para quem treina na Sumaré e na ladeira da Aclimação. Considero fundamental treinar em subidas, tem que fazer parte do treino semanal na minha opinião.

Havia quase 20 mil inscritos na meia maratona e a diversidade de pessoas é gigantesca e fiquei me entretendo com as camisetas das pessoas das diversas cidades do Brasil: Manaus, Goiânia, Brasília, Fortaleza e por aí vai. Gosto também de reparar nas pessoas mais velhas correndo, são muitas pessoas com mais 40, 50 e 60 anos correndo. Fico empolgada correndo e vendo essas pessoas junto comigo, fico pensando se com a idade dessas pessoas vou continuar correndo....

O dia da corrida estava com céu azul e com um sol considerável e demonstrava que seria forte ao longo de todo o trajeto. Um dos meus treinos semanais é por volta das 14h com o sol forte também, então eu pensava, olha o Sol que me acompanha nos treinos.

Passar pelos 5K e 10K foi tranquilo mesmo com Sol, mas a meia maratona começa depois dos 10K, nesse momento tomei o gel de carboidrato de alta absorção, dá um gás depois de alguns minutos. Aí começa o desafio, você precisa manter o ritmo e coordenar braços, pernas, respiração e o psicológico além do Sol forte. A energia é tão boa no meio dos corredores que o objetivo é terminar aquela corrida numa boa com essas sensações do trajeto além do visual dos morros e das praias. Minha média foi 6,5min por Km. Meu Km mais rápido foi o 4K e consegui no Km 19 ir rápida também, mas o desgaste é grande e bate o cansaço, então é melhor reduzir a velocidade ao invés de parar. Tenho treinado para não parar e não ir ao banheiro ao longo da corrida. Parei em dois momentos para tomar os gatorades que distribuíram ao longo da corrida, foi demais a organização colocar esses isotônicos ao longo do trajeto, faz muita diferença tomar isotônico. A organização do evento foi sensacional!

A hora que cruza o Km 20 começa a tensão para terminar, parece que não chega o fim e muita gente parando e cansada...uma sensação de que tudo ao redor está em câmera lenta...inclusive eu. Cruzar a linha de chegada é demais, demora para entender que acabou...um sensação maravilhosa de conseguir carregar meu peso saltando de São Conrado até o Flamengo debaixo de Sol forte. Peguei a medalha e os isotônicos e sentei no gramado para tentar entender o que estava acontecendo, parei meu marcador do nike run que marcou 2h23min e que parabenizava por correr uma meia maratona. Essa foto estou terminando os 21K no canto esquerdo.


Descansando alí no gramado uma senhora me pediu para tirar foto com a medalha e não me contive em querer saber mais sobre ela. Uma senhora de 54 anos de Fortaleza na sua décima meia maratona estava triste de ter terminado em 2h36. Ela reclamou que o Sol foi cruel e eis que falei, mas em Fortaleza tem muito Sol também...daí ela me deu uma resposta geográfica linda: "mas lá tem vento" É verdade, além de estar Sol não tinha muito vento. Eu disse a ela que eu quero chegar na idade dela e fazer esse tempo em meia maratona, ela deu risada, me agradeceu e tirou minha foto também com minha medalha.

Essa corrida foi a mais marcante de todas que já fiz até agora, marca meu início no mundo dos 21K que quero correr por um bom tempo, considerando que no começo eu não conseguia completar os 900 m da pista da Aclimação. Vou seguir com os treinos, musculação, treinos funcionais para o próximo 21K em Outubro e a volta da Pampulha em Dezembro de 18K.

A corrida me dá foco, tranquilidade e paz, então seguirei correndo!

Nenhum comentário:

Postar um comentário