segunda-feira, 25 de junho de 2012

Corrida, um estilo de vida: Ralatos de uma iniciante!


Hoje vou falar de um esporte que desde muito tempo sou admiradora mas que agora decidi que vai fazer parte definitivamente da minha vida: a corrida.

A corrida é uma das modalidades do atletismo. Diversos pesquisadores apontam inúmeros benefícios da corrida para o corpo e para o cérebro. Pesquisadores de Cambridge descobriram que centanas de milhares de novas células são criadas na parte do cérebro que controla a memória e a aprendizagem, além de proporcionar um bem estar maravilhoso após cada corrida.

Acima sou eu na minha terceira competição retirando meu chip numa manhã fria de 12 graus de domingo às 7h15, tive que acordar as 05h da manhã. Eu realmente estou amando acordar cedo em pleno domingo, meus amigos nem acreditam que eu recuso convite de festa porque vou correr no domingo...hehehe são as fases da vida! Agora com motor 3.1 eu preciso cuidar melhor do funcionamento do meu motor, ou melhor dizer da minha pessoa, recém completei 31 anos!!!

Já faz um tempão que me interesso pela corrida e esse ano finalmente resolvi participar de circuitos de corrida. A pessoa que mais está me motivando a correr é uma senhora paulistana de mais de 60 anos, dona Teresinha, ela já me inscreveu em várias provas. Essa senhora para mim é um exemplo de uma pessoa saudável, ela participa de todas as corridas todos os finais de semana, é impressionante. Ao lado sou eu na concentração para a largada olhando para baixo para configurar meu iPod com meu chip do meu tenis. Amei a parceria da nike com o iPod, sempre consigo acompanhar minha evolução em cada corrida.

As fotos desse post são da Etapa de Santo Amaro organizada pela Prefeitura de São Paulo, a inscrição é gratuita e ocorre todos os finais de semana em algum bairro de São Paulo. Há muitas etapas de corridas pagas e caras, mas esses da prefeitura são excelentes também. Cada corrida ligada a uma empresa custa em média 70 reais, se fizer uma por mês são 840 reais, então vale a pena participar das corridas da prefeituras que são gratuitas, tem direito ao chip, camiseta e lanchinho no final da prova. Outra super dica de corrida mais barata são as corridas organizadas pelo SESC, para quem é do SESC a inscrição é gratuita, para quem não é custa 10 reais!

Além de correr eu acabo conhecendo mais minha cidade e tendo mais noção da dimensão que é essa megacidade com 11 milhões de habitantes, tem muitos bairros e lugares que não conheço ainda. Estou particularmente mais interessada nos bairros mais distantes que ainda não conheço, preciso saber como anda o crescimento urbano da minha cidade. Na outra etapa corri ao lado de umas favelas na Freguesia do Ó com lixo voando na pista e um corrego não muito cheiroso, dessa vez em Santo Amaro quase Interlagos era mais organizado mas era em frente ao aterro sanitário que foi construído quando São Paulo não havia crescido para esses lados.

Nesse mundo da corrida descobri muitas coisas interessantes, primeiro que hoje a corrida é o esporte que mais cresce no Brasil. Mais do que uma competição, é uma atividade super saudável e sociável. Fiquei feliz em descobrir milhares de circuitos de corrida em São Paulo e começo a querer participar dos circuitos do interior.

A próxima etapa que vou participar é a 1 corrida nipo brasileira que vai acontecer no centro de São Paulo no dia 29 de julho.Estou convidando todos os meus amigos. Essa ao menos será bem perto da minha casa. Para quem se inscrever nessa corrida deve escolher uma das 47 províncias do Japão que vai representar...adivinhem qual eu escolhi.....Tokyo!!!!!! hehehe Sim, Tokyo além de ser a maior megacidade do mundo é uma das 47 províncias japonesas, arrisco a dizer que é a maior província do mundo em termos de habitantes!!! hehe

Essa foto sou eu completando os 5Km em 37 minutos e 23 segundos! Para quem era sedentária anos atrás eu estou indo bem! Antes eu não tinha a menor resistência!

Coincidências da vida, o melhor fotógrafo de corridas de rua em São Paulo é um grande amigo meu chamado Rafael, o andarilho fotográfico. Ele disponibiliza todas as fotos de corrida no blog dele e no facebook gratuitamente. Em muitas dessas corridas, o pessoal precisa comprar as fotos mas quem encontra o andarilho fotográfico não paga nada, além de ser um excelente trabalho de fotografia! O Rafael ajuda a divulgar ainda mais esse esporte que tem virado  um hábito de vida saudável para muitas pessoas em São Paulo.

Acima sou eu e o andarilho fotográfico homenageando nossa amiga argentina Milly! Rafa, agora que participo dos circuitos de corrida de rua você terá que me aguentar nas próximas etapas....hehehe


E assim termino o post começando minha contagem regressiva para as minhas férias mais ousadas da minha vida, no próximo post eu falo o que eu vou aprontar nessas férias! hehe


PS.: Todas as fotos acima são do Andarilho fotográfico! Obrigada Rafael!

2 comentários:

  1. A vida nos presenteia com belas emoções e uma delas é este menininha
    uma amiga que Deus colocou junto a mim,será uma amizade para a eternidade..amo sua pessoa minha amiga e irmãzinha Iarinha!!
    ((rafa))
    andarilho fotografico.

    ResponderExcluir
  2. Muito obrigada por aparecer no meu caminhos e mostrar tantas trilhas incríveis e sua preocupação com a preservação do meio ambiente e agora fazendo um trabalho belíssimo de fotografia sobre corridas.
    Espero muito encontrá-lo em várias corridas e trilhas e trocar muitas ideias sobre a vida, pessoas com sua sensibilidade fora do comum.
    Beijos dessa pessoa que também ama de paixão esse maluquinho chamado Rafael!

    ResponderExcluir