terça-feira, 30 de julho de 2013

Trilha do Ouro - Parque Nacional da Bocaina Parte I

É com muita alegria que escrevo esse post. Como muitos sabem eu adoro trilhas ou em inglês trekking e esse ano eu resolvi me dedicar a conhecer algumas trilhas no Brasil. Coincidentemente graças a este blog eu conheci um carioca chamado Erick Eas que é apaixonado por trilhas e um grande organizador e experiente em trilhas. Havia alguns meses que ele havia comentado que estava planejando fazer a Trilha do Ouro. Eu gostei muito da ideia e como estava de férias eu decidi topar fazer essa trilha. Confesso que pensei em desistir várias vezes pelo grau de dificuldade que ela apresenta, mas valeu super a pena vivenciar 3 dias de muitas aventuras na famosa Trilha do Ouro.
Começamos nossa expedição em São José do Barreiro- SP, uma cidade linda e aconchegante que pertence ao chamado Vale Histórico, região onde ocorreu a Revolução de 1932. Eu pernoitei na cidade de quinta para sexta quando chegaram o Erick, a Leonor, o Marconi e o Rafael todos vindos do estado do Rio de Janeiro, ou seja, eu era a única de São Paulo no grupo. Meus amigos de Sampa infelizmente não conseguiram ajustar as agendas. Principalmente meus amigos geógrafos que ficaram morrendo de inveja do meu trekking na Bocaina...rsrsrs
De São José do Barreiro até a entrada do Parque Nacional são 27 Km feitos num carro 4X4, um carro comum ainda não sobe em condições de chuva. Dentro de 1 ano aproximadamente o asfalto estará concluído. Nós contratamos o Tião da Barreirinha para nos buscar em São José do Barreiro e levar nossas mochilas cargueiras, isso custou R$35 para cada um.
 
 Da entrada do Parque até a pousada do Tião da Barreirinha são 18 Km de estrada de terra batida, boa parte do trecho é bem tranquilo de caminhar, mas há alguns trechos com lama. Nos primeiros 3 Km tem a Cachoeira Santo Izidro na foto acima, é linda e dá para tomar banho. O frio era tanto que eu não me arrisquei na água gelada, mas o Erick e o Rafael gostaram de entrar na água. Encontramos muitas araucárias nesse primeiro dia de caminhada, começamos com 1600 m de altitude e avistamos o chamado domínio dos Mares de Morros.

Faltando 3Km  dos 18 Km para terminar a trilha do primeiro dia por volta das 21h o Tião da Barreirinha foi nos buscar de carro porque estava muito tarde, parecia uma miragem quando eu vi o carro dele, que alívio. Andamos umas 3 horas com nossas lanternas ligadas e escutando barulho na mata, me assustei várias vezes. Enfim chegamos na aconchegante pousada do Tião da Barreirinha. Na foto acima mostra o jardim e o quarto todo de madeira com beliches e cobertores bem quentinhos. A diárias custa R70,00 e inclui janta, banho quente e café da manhã. Há que se dizer que a janta é feita num fogão a lenha, achei isso fantástico. Há chuveiro quente aquecidos pelo cano que vem do fogão a lenha. Havia uma lareira dentro de casa para nos aquecer já que fez de 2 graus a zero de temperatura. Pernoitamos e no dia seguinte fomos até o Pico do Gavião que está a 1650m de altitude.
Com tempo bom é possível avistar o mar do pico do Gavião, apresenta uma visão linda da região que o Mateus, filho do Tião, nos levou para conhecer. Depois, contratamos o serviço de mula para levar nossas mochilas da pousada do Tião da brreirinha até a outra pousada do Sebastião, ou Tiãozinho. Esse serviço custa R$100,00 e leva até 4 mochilas na mula, foto acima do canto direito.
 
Eu particularmente achei fantástico contar com os serviços de carregamento das nossas mochilas cargueiras. Sem mochila nas costas já era uma caminhada difícil, com a mochila talvez eu estivesse lá na Bocaina até agora. Nossa amiga Leonor teve uma queda que prejudicou o joelho e teve que voltar de carro para São José do Barreiro. Eu, Erick, Marconi e Felipe seguimos para 11 Km do início da trilha do ouro, mas a continuação dessa história ficará para a próximo post!

Nenhum comentário:

Postar um comentário