quarta-feira, 31 de agosto de 2011

São Paulo por uma paulistana!

Confesso que quando voltei do nordeste e escutei o piloto informar a temperatura de São Paulo: "11 graus" fiquei morrendo de ódio de Sampa! hehehe O céu todo encoberto, aquele vento gelado depois de dias incríveis no nordeste não tem bom humor que resista a baixas temperaturas.

Mas aí quando eu ando na avenida paulista, tomo meu capuccino e assisto um bom filme tudo muda. Diga-se de passagem, é a minha avenida favorita, nem a 5 avenida de Nova York e nem a Champs Elysee de Paris superam a emoção de andar na mais paulista das avenidas.

Uma paulistana que trocou a vida de Sampa por Pipa no Rio Grande do Norte me comentou que ama estar de férias em São Paulo, quem não tem coisa melhor do mundo. Como eu ainda estava de férias quando voltei a São Paulo eu tratei de aproveitar essa sensação dessa minha conterrânea.

Um belo dia eu e minha amiga Fernanda decidimos fazer uma trilha no Parque da Cantareira e um pic nic. Há que se dizer que os parques estaduais de São Paulo são um excelente exemplo do que é infraestrutura e organização. Há um guia-passaporte vendido em todos os parques em que depois das trilhas você pode carimbar com a data em que fez a trilhas. As trilhas são todas mapeadas e classificadas de acordo com 3 três níveis de dificuldade: baixa, média e difícil.

Na foto sou eu na trilha da Pedra Grande que dá vista para a mancha urbana de São Paulo e o nosso pic nic. Essa trilha é considerada difícil e no final de todas as trilhas tem bebedouro e banheiros limpíssimos. Um orgulho meu estado de SP. Encontrei muitos japoneses fazendo essa trilha, parece que eles adoram ir na Pedra Grande.

Um lugar que eu não me canso de ir é o Mercado Municipal de São Paulo, numa bela tarde combinei de última hora com a minha amiga Fernanda de lanchar no "mercadão". Na foto é o sanduiche do Hocca Bar...também meu favorito.

O mercadão é um dos meus lugares favoritos de São Paulo e todas as vezes que vou lá vejo muitos conhecendo alí pela primeira vez. Ainda há muitos paulistanos que nem sequer visitou o mercadão, não é piada isso. Vejo sempre muitos estrangeiros conhecendo alí...mas muitos paulistanos também pela primeira vez. É uma pena porque é um programa imperdível para quem mora nessa cidade. Obviamente de sábado é mega lotado, eu prefiro ir durante a semana, mas de domingo é bem tranquilo almoçar lá no mercadão. Fica a dica!

Uma outra dica que dou é conhecer a Pizzaria Castelões, é a pizzaria mais antiga de São Paulo, é de 1929 e fica no tradicional bairro do Brás. É outro lugar que poucos paulistanos conhecem, aliás eu vejo se uma pessoa é paulistana mesmo pelos lugares que a pessoa conhece.

Conhecer tudo em São Paulo é impossível mas tem muitas coisas que são básicas, essa pizzaria pra mim é uma delas. Fui no meu último dia de férias num domingo à noite junto com minha amiga carioca Cris e meu novo amigo paulistano que já conhecia esse lugar Marcus.

Depois de tanta comilança nessa cidade é sempre bom caminhar ou correr em alguns dos tantos parques da cidade. Conheci o parque do carmo que fica no extremo na zona leste de São Paulo. Eu não conhecia esse parque...até porque é bem longe do centro de São Paulo. Foto ao lado!

É um parque muito bonito, limpo, com churrasqueiras e numa área muito grande. Neste parque tem o maior número de árvores de cerejeiras fora do Japão.

Todos os anos nesse parque é celebrado a Festa das Cerejeiras que o no Japão seria o equivalente ao Festival da Sakura. No Japão é sempre em abril e no Brasil costuma ser em Julho.

O Festival das cerejeiras aqui em São Paulo estava simplesmente na 33 edição e pude perceber mais do que o normal a união da comunidade nipônica em São Paulo.

Na foto é um senhor comendo seu bentô sob uma das cerejeiras, adoro ver essas pessoas.

Acho que São Paulo é esse mix cultural no mesmo território onde descendentes preservam sua cultura, onde japoneses, chineses, coreanos dividem a mesma cidade sem problema algum.

Essas fotos foram tiradas em julho no nosso inverno. Eu odeio o frio mas quando penso que em muitos dias de inverno aqui em São Paulo os termômetros chegam a 28 graus...eu me orgulho de morar nessa cidade.

Enquanto Tókyo tem terremoto, Nova York tem terremoto e tem furacão Irene, na cidade do México tem comida sem higiene e tem tem terremoto também...eu fico com a minha poluída São Paulo, dos males acho que esse é o menor....hehehe

2 comentários:

  1. Oi Iara!!!
    Desde o meu post não vinha aqui! Adorei seu texto!!! A nossa cidade é simplesmente..a nossa cidade!! Para quem já deu uma passadinha pelas capitais sul-americanas e europeias sabe mais do que nunca que SP é SP e não tem para ninguém!!!! hehehe
    Mas o melhor de tudo é que não nos apegamos a este chão e sempre estamos voando para algum lugar e planejando novas viagens!!! Ultimamente quero encoontrar novos significados e trabalhos! Os nossos "Cool Geo Tour" me inspiram muito e a cada novo museu, restaurante, parque, festa, padaria e andadas na Paulista sinto que tenho que trabalhar nessa área,,,rsrsrsrs
    é isso aí..continuemos na saga...
    beijos

    ResponderExcluir
  2. Adorei seu coment Fê!!!!

    A cidade é nossa mas o mundo também! hehehehe
    Seguimos nossas expedições urbanas, por belezas naturais e até embaixo da água!

    bjoss

    ResponderExcluir