terça-feira, 6 de outubro de 2009

Preciosidades da visao dos estrangeiros sobre o Brasil e vice-versa!

A visao que muitos estrangeiros sobre o nosso pais sempre foi limitada, basicamente o Brasil eh a terra do carnaval, de praias, da amazonia e de mulheres sambando. Nas minhas poucas andancas pelo mundo e dos contatos que tive com estrangeiros sempre percebi um discreto e leve preconceito com o nosso pais. Mas pessoas importantes como Pele, Lula e um grande pesquisador da minha area tambem ja descreveram essa mesma sensacao, ou seja, eu nao sou a unica a ter esse feeling.

Um filipino que estava me guiando em Washington disse que nao valia a pena eu conhecer o zoologico de la porque afinal de contas eu havia acabado de sair do Brasil....hehehe Gente, eh verdade, eu ouvi isso! Em outras palavras ele quis dizer que sou quase uma selvagem que saiu da floresta amazonica e cai na civilizacao. Ele ficou impressionado com meu agasalho de frio e perguntou se eu tinha comprado assim que cheguei nos EUA...hahaha Eu respondi que nao, que tinha comprado na Decathlon do Brasil, uma filial da loja francesa. Esse filipino trabalhava como guia turistico la e eu disse a ele que queria ir no museu da national geographic....pasmem, ele nao conhecia e ficou impressionado por eu saber desse museu. Nesse museu tem uma maquina que voce tira foto com a capa da revista, eu queria sair sozinha mas ele queria sair na foto junto comigo....hahaha Ficou uma lembranca engracada dele.

En NY eu e minha amiga Silvia estavamos procurando uma maquina fotografica e mini dvds quando os 2 vendedores da loja souberam que nos eramos brasileiras ele comecaram a falar mal do Brasil, falando que aqui era a maior selvageria, eu peguntei se eles conheciam aqui e a resposta deles foi nao, simplesmente demos meia volta e fomos embora, deixamos eles falando sozinho. Uma total falta de senso, perdeu duas potenciais compradoras por serem idiotas.


Um amigo meu Marcelo estava num passeio de barco em Natal com um casal de franceses e comentou que ele ia conhecer Paris dentro de alguns dias, a esposa perguntou se meu amigo ia trabalhar la...hahaha Meu amigo, educadamente, respondeu que nao, que ia de ferias mesmo.....hehehehe

A ultima pior foi ouvir que Sao Paulo eh igual a Bagda no Iraque...essa merecia o trofeu de perola do ano, o pior eh a afirmacao baseada apenas no achismo. Se a pessoa falasse pra qualquer um tudo bem, mas para uma geografa...eh digno de infarto agudo do miocardio! Eu ja brigo com meus amigos que falam que Buenos Aires e Sampa sao iguais...nao sao iguais nem aqui e nem na China. Tudo bem, eu sei que sou chata, mas nao consigo deixar de ser e pensar enquanto geografa. Nao consigo olhar para o mundo e aceitar e concordar com tudo que me falam.

Algumas outras curiosidades da minha visao sobre os estrangeiros. Faz muito tempo que aqui em SP eu nao vejo pessoas pulando ou passando a catraca do metro sem pagar. Em Boston eu vi 2 estudantes passando a catraca sem pagar, em Paris eu vi uma loira alta com casaco preto pulando a catraca e em Madri os locais que eu estava junto tambem passaram a catraca do metro sem pagar....e por consequencia eu tambem passei sem pagar. Como nao estou acostumada com essas coisas aqui, me assutei...hehehe Por um instante me senti europeia...se tivessem me barrado eu teria mostrado meu passaporte espanhol sem a menor duvida..hehehe ja que no Brasil isso nao eh comum.

Agora que o Rio eh olimpico eh que eu "chutarei o pau da barraca" quando vierem falar mal do meu Brasil....hehehehe

Viva o Brasil, um pais tropical abencoado por Deus e bonito por natureza! Ja dizia Jorge Ben Jor!
Espero que tanham gostado dos meus causos!

Nenhum comentário:

Postar um comentário