quarta-feira, 21 de outubro de 2009

Brasil e China, algumas comparações interessantes!

Essa semana eu li um dado no jornal que eu fiquei surpresa, um analista econômico disse que a China tem um grande potencial porque tem uma taxa de urbanização baixa. Fiquei curiosa em saber o quanto isso significa.

A China tem 44% da sua população morando em áreas urbanas. Bom, 44% de 1.345.750.973 significa que o país tem 592.130.428 de chineses urbanos. Isso representa três vezes a população brasileira, é muita gente, mesmo com uma taxa de urbanização baixa. Pode-se dizer que a China é predominantemente rural ainda.

A taxa de crescimento da populção chinesa é de 0,67%, ou seja, 9.016.531 chineisinhos vêm ao mundo por ano, é quase uma cidade de São Paulo nascendo por ano na China! Isso porque tem controle de natalidade, imagina se não tivesse! Ter esse número incrível de pessoas na China é óbvio que precisa de fábrica de fraldas de bebê, talquinho, roupinhas e toda uma mega indústria que está por trás para alimentar e manter tanta gente. Claro que é o país do futuro!

O Brasil por outro lado tem 193.733.795 de habitantes sendo que 86,12% vivem em área urbana, 166.843.544 brasileiros urbanos. O Brasil é um país sim urbano, urbaníssimo apesar de ainda ter aquela idéia de alguns estrangeiros que aqui a gente vive numa selva....hehehe. Mesmo a cidade de Manaus no meio da Amazônia é uma grande cidade muito urbanizada. O Brasil tem um crescimento de 1,41%, ou seja, 2.731.646 brasileirinhos vem ao mundo por ano! Somos um passarinho perto do Airbus que é a China!

Não a tôa tem se falado muito nesses dois países nos últimos tempos, onde tem gente tem consumo, tem serviço, tem indústria e não a tôa também a economia desses países crescem e muito respeitando as devidas proporções que esses países representam.
Para cada 1 brasileiro tem 7 chineses no mundo.

PS.: Para quem gosta de dados de todos os países do mundo on line esse site http://www.ibge.gov.br/paisesat/ é muito bom, eu particularmente adoro!

Nenhum comentário:

Postar um comentário