Saudações aos hikikomoris que estão lendo esse post! Essa palavra japonesa significa "ISOLADO EM CASA".
Eu nunca pensei que ia viver para ter a experiência de um hikikomori que normalmente tem de 13 a 39 anos e optaram por se isolarem da sociedade no Japão. O mais incrível sobre os hikikomoris é que o diretor de cinema coreano Bong Joon-Ho, que ganhou o Oscar esse ano pelo filme Parasita fez um dos três curtas em 2008 chamado Tokyo! O terceiro curta é do diretor coreano e sempre ficou marcado na minha memória sobre a vida dos hikikomoris.
O que me fascinou no curta "Tokyo!" foi exatamente a sutileza e genialidade do diretor contar como é a vida de um hikikomori. Eu não sabia nem o que era um hikikomori, depois do filme fiquei sensibilizada com as pessoas que optam por se isolarem do mundo. Sabe quando um filme fica marcado na memória? Esse foi o caso. Talvez dê para achar o curta pela internet, eu cheguei a assistir alguns anos atrás.
Bom, resumindo aqui dando o spoiler, o personagem vive dentro de casa em Tokyo e raramente ele sai. O mais fascinante é que mostra a cidade de Tokyo totalmente vazia, tem uma parte que mostra o personagem atravessando o cruzamento de Shibuya totalmente vazia, algo inimaginável.
O fato é que estamos todos vivendo ou nos acostumando a viver isolados por um tempo até o surto de covid 19 reduzir no Brasil. Morando em São Paulo, já é possível ver uma São Paulo infinitamente mais vazia, com poucas pessoas circulando, exceto nos mercados. Temos que nos adaptar a essa nova experiência, vou trabalhar a distância por exemplo. Infelizmente não é todo mundo que vai conseguir trabalhar a distância por n razões e contextos.
Nesse momento dá pra perceber o quanto ainda tem pessoas egoístas e desesperadas achando que precisa estocar alimento, itens de limpeza e álcool gel. Ao mesmo tempo também tem atos de solidariedade para com os mais idosos para fazer compras no mercado.
Sou fascinada pela epidemiologia, tenho relido alguns livros interessantes que ficará para o próximo post!
Cuidem-se, sejam mais humanos, mais amorosos, mais sensíveis, mais solidários! Se entendermos que cada um é parte de um todo, o mundo poderá evoluir um pouquinho! Sejamos hikikomoris por um tempo, vai passar se todos cooperarem!
Aloha!
Nenhum comentário:
Postar um comentário