sábado, 8 de fevereiro de 2020

Ter ou não ter certeza, eis a questão!

Resultado de imagem para certezaAno passado assisti algumas aulas da pós que ainda reverberam até hoje e uma delas falava exatamente desse ponto, sobre a certeza. Uma fala que ficou marcante foi: "Se você tem certeza do seu projeto e dos resultados, você não tem um projeto". Fiquei tão aliviada, me tirou toneladas da costas. Seja qual projeto você tenha na sua vida, ter a certeza não é saudável, causa um desconforto muito grande. Vamos ver se com exemplos consigo explicar melhor a ideia.

Eu decidi que esse ano ia voltar a correr e na minha primeira corrida de 6K que eu havia me inscrito com mais de 1 mês de antecedência, tracei um projeto de treino para chegar no dia e correr super bem. Aí na prática meus treinos ficaram capengas e quando me vi um dia antes da corrida, pensei...é não consegui dar conta do meu projeto para essa corrida, mas o que vou fazer? Corri assim mesmo e sabe o que eu percebi? foi maravilhoso, curti, me senti bem, terminei bem e feliz. Apesar de eu não ter cumprido meu projeto inicial, deu certo no final.

Resultado de imagem para multiplos caminhos
A certeza não é o mesmo que probabilidade, uma pessoa pode estar certa sobre algo falso e estar errada sobre algo verdadeiro. Parece confuso né, mas é isso mesmo. Ter a certeza de um projeto pode causar bastante sofrimento porque no decorrer do caminho podem ocorrer variações infinitas. Lembro de uma amiga querida que migrou para outro país com duas filhas com a certeza de que um país desenvolvido seria bom para elas e na prática o que aconteceu? Não foi nada do que ela havia pensado inicialmente, houve muito sofrimento mas também muita superação, uma história linda. Mas é isso o interessante de viver, aprender que não faz bem ter certeza de nada.

A imagem pode conter: atividades ao ar livre e natureza
No final do ano passado planejei conhecer o Parque Nacional Cavernas do Peruaçu (foto ao lado) havia planejado para ir sozinha, aluguei carro sozinha em Montes Claros e dirigi 320 Km sozinha. Claro que existia o medo e a incerteza, nunca havia viajado com carro assim sozinha, me senti super conectada eu e o mundo. Eu não conhecia nada da estrada, da pousada, do parque. Uma viagem planejada na total incerteza e o resultado dessa viagem foi uma maravilhosa surpresa e encantamento, eu não fazia a menor ideia de que a viagem seria tão maravilhosa assim.


Resultado de imagem para medo divertida menteTeria mais exemplos para explicar que ter certeza não parece ser um caminho bom e saudável. Quantas vezes escutei pessoas falarem que estão determinadas a ir a um país só para juntar dinheiro e depois voltar ao Brasil para fazerem o que realmente gosta...aí na prática, as pessoas vão ficando e protelando o projeto. Tem algum problema nisso? Nenhum, aliás isso é muito comum acontecer isso, vai ficando para ver o que acontece.



Minha experiência no Japão não foi nada do que eu havia planejado, eu tinha tantas certezas sobre tantas coisas e situações, mas aconteceu tudo totalmente diferente. Foi muito mais positivo ser apresentada ao país "desenvolvido" com todos os pontos positivos, mas também com todos os pontos negativos. Poder ser apresentada ao lado B de um país me fez deixar as minhas certezas na lata do lixo.

Resultado de imagem para mafalda globo
Amo o Brasil e todos os 34 países que tive a oportunidade de conhecer e aprender, me deixou com uma certeza de que tudo pode ser o que não é. A música do Titãs ajuda nessa entendimento:

"O Que não é o que não pode ser que
Não é o que não pode
Ser que não é
O que não pode ser que não
É o que não
Pode ser
Que não
É"

Não tenho certeza se você que chegou até aqui gostou dessa reflexão...hehehe

Nenhum comentário:

Postar um comentário